Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o limite de overclock seguro do FSB?


Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

Primeiramente olá,

 

A bagunça que estou fazendo aqui é a seguinte: Comprei 2 pentes de 8GB 1866MHz DDR3 da China pra colocar junto com as 2x4GB HyperX de 1600MHz que eu comprei quando montei o PC em questão, em 2014. Nunca consegui colocar o clock da HyperX em 1866, mesmo fazendo overvolt, sacrificando latência, nada resolvia. Como a BIOS só deixa aumentar o clock por multiplicadores específicos, depois dos 1600 padrões a próxima frequência já era 1866, então não conseguia setar por exemplo 1700MHz. Aí lembrei do Bus Clock, que de todas as vezes que fiz overclock nunca mexi nele, acontece que testando o OC pelo FSB, cheguei a 1800MHz, como o intuito era over de ram, eu fui aumentando o Bus Clock e diminuindo o multiplicador do Northbridge, HT Link e CPU pra compensar o aumento do clock base e não fritar tudo (no sentido figurado, já que não aumentaria a tensão). A minha dúvida é quanto eu posso colocar de Bus Clock sem tacar fogo na placa, já que os componentes que subiriam de clock junto com ele eu já diminuí pra compensar. Estou esquecendo de algum outro componente que usa o FSB como referência pro clock?

 

Pra que isso? Eu queria aproveitar os 8GB que eu já tenho e não queria ficar com os pentes da Kllisre underclockados por causa dos pentes de 1600 que eu tenho.

 

Pergunta besta: Já pesquisei em vários sites e nunca entendi direito isso, o que é o FSB? Um chip, uma trilha na Mobo, um componente integrado no CPU?

 

CPU: FX 8350

MOBO: Gigabyte 970A-UD3P Rev 1.0

 

 

Clock padrão do HT Link: 2400MHz

Northbridge: 2200MHz

Capturar.PNG

Capturar2.PNG

200805004246.BMP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

FSB: Barramento frontal. É basicamente o barramento do chipset.

Tudo é interligado ao FSB, desde as USB, SATA, audio e slots PCI-E.

 

Dependendo do valor que setar você enfrentará instabilidade.

Eu costumava tacar 250MHz em um Athlon II x4 aqui, funcionava sem problemas. Deixava o HT em x4 (clock HT padrão 2GHz double rate deste processador).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!