Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A320M e Ryzen 5 3600X computador reiniciando


Ir à solução Resolvido por GusGraf,

Posts recomendados

Bom dia, 

Aconteceu o seguinte, comprei um PC na pichau. Ryzen 5 3600x, 16 GB de RAM 3200mhz, placa de vídeo rx 5600, ssd 240gb, 1 tb de memoria, fonte de 600w, e a placa-mãe A320M - HD.

É um PC razoável para o que eu preciso, ela chegou a umas 3 semanas e ja no primeiro dia de uso, a internet caia constantemente e quando isso acontecia o PC simplesmente congelava , ao ponto cursor do mouse nao se mexer, em alguns momentos o PC chegava a reiniciar. Assim que isso aconteceu, comecei a mexer em configuração, desativar o Wi-Fi, ativar novamente, um detalhe que eu comprei junto da máquina eu uma placa Wi-Fi da tp link.

Achando que esse era o problema comecei a mexer no PC sem internet, sou arquiteto e usava a máquina pra fazer 3D então na teoria havia momentos que não utilizava o Wi-Fi. Mesmo assim, o computador seguia congelado (detalhe que em nenhum momento a máquina travava ou ficava lenta, era congelamento). Verificava também a questão da temperatura dos componentes, mas estáva tudo em ordem. Entrei em contato com a Pichau e eles pediram pra eu levar em uma assistência pra verificar qual o problema, tendo problema em mãos eles iriam mandar uma peça nova. Indo na assistência o cara fez um trabalho muito porco e Sem vontade pra me dar esse diagnóstico, falou que o problema era a placa de rede, mas perguntei se ele tinha testado essa placa de rede em outro PC pra ver se funcionaria e ele disse que não tinha pensado nisso e que ia fazer (olha o nivel). Depois de um dia voltei la e ele disse que possivelmente era placa-mãe, so que ele nem testou nada direito, nem memoria ram e afins. Disse que o problema é o soquete da entrada pci da placa-mãe que estava dando esse congelamento, e como ele tirou a placa, eu acreditava que o PC ia voltar ao normal. Muito engano, ele segue fazendo a mesma coisa, congelando e as vezes reiniciando, liguei na assistência e o cara no achismo, sem ter verificado ou feito o trabalho direito disse que pode ser a memória RAM também. Enfim estou perdido do que fazer, tenho medo de enviar so a placa-mãe pra Pichau e o problema ser em outro componente, alguem poderia me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato López Você instalou todos os drivers manualmente, baixando diretamente do site da fabricante da placa-mãe? Atualizou sua BIOS?

Se não tiver feito essas duas coisas, faça, e aproveite para rodar o HDtune/crystaldiskinfo (aba Health ou SMART) e o memtest86 (via pendrive) para saber se os HDs/SSDs e memórias não estão com problema. É comum esses componentes virem com defeito de fábrica, mas também podem ter sido danificados na montagem ou transporte. Desinstalar e reinstalar ambos para certificar-se de que estão bem conectados também é importante. Resetar a BIOS após ou antes de atualizar também é interessante de se fazer para teste, pois se as memórias estiverem com XMP ligado (no caso deve ser DOCP) pode ocorrer instabilidade no sistema.

 

Faça todos esses testes começando por desligar o DOCP/EOCP na BIOS e deixando as memórias rodando na velocidade padrão de fábrica.

adicionado 3 minutos depois

Ps.: Sua fonte é de baixa qualidade e pode ser um problema tanto agora quanto no futuro. Se tiver outra fonte para testar, teste. Mesmo sendo de baixa qualidade ela ainda deveria ser suficiente para rodar com suas especificações, sem OC, mais ainda sendo nova, sugerindo então que problema está em outro lugar. Observe que resetar a sua BIOS e desativar OC automático e XMP/DOCP/EOCP é imprescindível para fazer o seu diagnóstico corretamente.

adicionado 4 minutos depois

Outra coisa que esqueci de citar, uma reinstalação do windows 10 limpo é altamente recomendável para complementar os testes todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Renato López Você instalou todos os drivers manualmente, baixando diretamente do site da fabricante da placa-mãe? Atualizou sua BIOS?

Se não tiver feito essas duas coisas, faça, e aproveite para rodar o HDtune/crystaldiskinfo (aba Health ou SMART) e o memtest86 (via pendrive) para saber se os HDs/SSDs e memórias não estão com problema. É comum esses componentes virem com defeito de fábrica, mas também podem ter sido danificados na montagem ou transporte. Desinstalar e reinstalar ambos para certificar-se de que estão bem conectados também é importante. Resetar a BIOS após ou antes de atualizar também é interessante de se fazer para teste, pois se as memórias estiverem com XMP ligado (no caso deve ser DOCP) pode ocorrer instabilidade no sistema.

 

Faça todos esses testes começando por desligar o DOCP/EOCP na BIOS e deixando as memórias rodando na velocidade padrão de fábrica.

adicionado 3 minutos depois

Ps.: Sua fonte é de baixa qualidade e pode ser um problema tanto agora quanto no futuro. Se tiver outra fonte para testar, teste. Mesmo sendo de baixa qualidade ela ainda deveria ser suficiente para rodar com suas especificações, sem OC, mais ainda sendo nova, sugerindo então que problema está em outro lugar. Observe que resetar a sua BIOS e desativar OC automático e XMP/DOCP/EOCP é imprescindível para fazer o seu diagnóstico corretamente.

Então, com a alta do dolar, eu não ia pagar mais de 1000 reais em uma fonte melhor sabendo que a alguns meses atrás ela iria custar 60% a menos, comprei essa mais barata que na verdade ja foi muito cara(quase 600) , e futuramente eu compro uma melhor, assim que acabar toda essa loucura, até lá eu espero que aguente o tranco. Minha máquina custou 6500, sendo que a uns 7 meses atrás ela sairia no máximo 4500. Não faço OC, até por ser leigo e não querer estragar nada. Com relação a atualização de Driver eu fiz pelo DriverHub, encontrou alguns que faltavam atualizar e assim o fiz. Mas vou baixar esses outros que você comentou e tentar fazer o download direto do fabricante. Eu fiz essa atualização direta com o processador e com a placa de video (direto no site deles). Não tenho muito conhecimento com relação a desligar DOCP/EOCP na BIOS, vou ver se acho algum video no youtube ensinando, ou se conhecer algum tutorial ficaria agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato López Cara, por 600 reais você comprava fontes muito superiores a esta. Para referência, veja esta lista: https://linustechtips.com/main/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

 

A sua fonte é Tier D, quando temos várias fontes do tier B custando menos que 600 reais, e outras do tier A custando essa faixa de preço. A título de exemplo, a XFX TS Gold, que é tier A custa em torno de 600, sendo que a XFX XTR2 custa pouco mais que isso.

 

Enfim, a cougar tem até modelos razoáveis de fontes, mas este modelo específico não é um deles. Se desse para trocar, eu recomendaria a troca imediata, pois a fonte é quem determina a durabilidade de todos os componentes do PC. Muitas pessoas acham que o importante é a potência da fonte, quando 400 W são mais que suficientes para qualquer atividade hoje, mas a qualidade da filtragem e as proteções da fonte são determinantes na durabilidade de tudo que depende dela.

 

Programas que baixam drivers automaticamente causam instabilidade no sistema porque comumente erram o driver ou versão que devem ser utilizados (isso quando não instalam malware junto). Recomendo que faça a instalação limpa do W10, baixando os drivers manualmente no site da fabricante da placa-mãe e da placa de vídeo, pois esta é a forma correta e segura de se fazer. Os driver genéricos do windows também não são confiáveis, pois não utilizam todos os recursos dos dispositivos e muitas vezes causam instabilidade também.

 

40 minutos atrás, Renato López disse:

Eu fiz essa atualização direta com o processador e com a placa de video (direto no site deles). Não tenho muito conhecimento com relação a desligar DOCP/EOCP na BIOS, vou ver se acho algum video no youtube ensinando, ou se conhecer algum tutorial ficaria agradecido.

Resete sua BIOS diretamente de dentro dela (use a opção de carregar padrões de fabrica ou padrões otimizados). DOCP é fácil de achar e deverá estar desligado após o reset.

adicionado 3 minutos depois

O valor que você investiu na máquina foi bem elevado tendo em vista os componentes escolhidos. Quando precisar de dicas de orçamento, sempre procure a comunidade aqui do fórum do CDH para pegar dicas. A escolha de placa-mãe, por exemplo, limita o desempenho da sua CPU, o que poderia ter sido solucionado pegando uma MB como a AB350M DS3H V2 que custa basicamente o mesmo.

 

Outras coisas poderiam ter sido melhores, mas agora já é tarde. Observe apenas se seu gabinete tem pelo menos 4 ventoinhas de 120 mm ou maiores, duas puxando ar para dentro no painel frontal, uma no topo e outra atrás jogando ar para fora. Se não tiver ao menos estas quatro, as providencie o mais breve possível. Ventoinhas de qualidade da marca Deepcool podem ser adquiridas por 20 reais a unidade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Renato López Cara, por 600 reais você comprava fontes muito superiores a esta. Para referência, veja esta lista: https://linustechtips.com/main/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

 

A sua fonte é Tier D, quando temos várias fontes do tier B custando menos que 600 reais, e outras do tier A custando essa faixa de preço. A título de exemplo, a XFX TS Gold, que é tier A custa em torno de 600, sendo que a XFX XTR2 custa pouco mais que isso.

 

Enfim, a cougar tem até modelos razoáveis de fontes, mas este modelo específico não é um deles. Se desse para trocar, eu recomendaria a troca imediata, pois a fonte é quem determina a durabilidade de todos os componentes do PC. Muitas pessoas acham que o importante é a potência da fonte, quando 400 W são mais que suficientes para qualquer atividade hoje, mas a qualidade da filtragem e as proteções da fonte são determinantes na durabilidade de tudo que depende dela.

 

Programas que baixam drivers automaticamente causam instabilidade no sistema porque comumente erram o driver ou versão que devem ser utilizados (isso quando não instalam malware junto). Recomendo que faça a instalação limpa do W10, baixando os drivers manualmente no site da fabricante da placa-mãe e da placa de vídeo, pois esta é a forma correta e segura de se fazer. Os driver genéricos do windows também não são confiáveis, pois não utilizam todos os recursos dos dispositivos e muitas vezes causam instabilidade também.

 

Resete sua BIOS diretamente de dentro dela (use a opção de carregar padrões de fabrica ou padrões otimizados). DOCP é fácil de achar e deverá estar desligado após o reset.

adicionado 3 minutos depois

O valor que você investiu na máquina foi bem elevado tendo em vista os componentes escolhidos. Quando precisar de dicas de orçamento, sempre procure a comunidade aqui do fórum do CDH para pegar dicas. A escolha de placa-mãe, por exemplo, limita o desempenho da sua CPU, o que poderia ter sido solucionado pegando uma MB como a AB350M DS3H V2 que custa basicamente o mesmo.

 

Outras coisas poderiam ter sido melhores, mas agora já é tarde. Observe apenas se seu gabinete tem pelo menos 4 ventoinhas de 120 mm ou maiores, duas puxando ar para dentro no painel frontal, uma no topo e outra atrás jogando ar para fora. Se não tiver ao menos estas quatro, as providencie o mais breve possível. Ventoinhas de qualidade da marca Deepcool podem ser adquiridas por 20 reais a unidade.

Pois é, eu já havia pesquisado por muitas vezes a questão de máquinas para uso, porém eu estava trabalhando com um notebook que funcionava até estragar a um mês atrâs. Ele já não estava dando conta para o que eu precisava, e assim que ele estragou eu corri atrás de um PC, por ter muitas entregas pra fazer e os prazos curtos dos meus projetos, então foi uma compra no desespero. No momento está complicado ter mais gastos, vou esperar até começo do ano que vem pra ver se entra uma grana boa, e assim vendo a placa-mãe, e fonte para comprar melhores. Até lá vou ter que utilizar elas mesmos. Aproveitando você poderia me passar um modelo de Fonte e  placa-mãe para eu guardar aqui e quando for comprar já escolher a que voce indicou? Quem sabe eu agilizo essa fonte antes, só preciso organizar minhas finanças. Aproveito e vendo ela. No mais, você acha que esse congelamento pode ser a frequência de 3200 mhz da ram? ou isso não tem muita relação?

adicionado 3 minutos depois
21 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Renato López Cara, por 600 reais você comprava fontes muito superiores a esta. Para referência, veja esta lista: https://linustechtips.com/main/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

 

A sua fonte é Tier D, quando temos várias fontes do tier B custando menos que 600 reais, e outras do tier A custando essa faixa de preço. A título de exemplo, a XFX TS Gold, que é tier A custa em torno de 600, sendo que a XFX XTR2 custa pouco mais que isso.

 

Enfim, a cougar tem até modelos razoáveis de fontes, mas este modelo específico não é um deles. Se desse para trocar, eu recomendaria a troca imediata, pois a fonte é quem determina a durabilidade de todos os componentes do PC. Muitas pessoas acham que o importante é a potência da fonte, quando 400 W são mais que suficientes para qualquer atividade hoje, mas a qualidade da filtragem e as proteções da fonte são determinantes na durabilidade de tudo que depende dela.

 

Programas que baixam drivers automaticamente causam instabilidade no sistema porque comumente erram o driver ou versão que devem ser utilizados (isso quando não instalam malware junto). Recomendo que faça a instalação limpa do W10, baixando os drivers manualmente no site da fabricante da placa-mãe e da placa de vídeo, pois esta é a forma correta e segura de se fazer. Os driver genéricos do windows também não são confiáveis, pois não utilizam todos os recursos dos dispositivos e muitas vezes causam instabilidade também.

 

Resete sua BIOS diretamente de dentro dela (use a opção de carregar padrões de fabrica ou padrões otimizados). DOCP é fácil de achar e deverá estar desligado após o reset.

adicionado 3 minutos depois

O valor que você investiu na máquina foi bem elevado tendo em vista os componentes escolhidos. Quando precisar de dicas de orçamento, sempre procure a comunidade aqui do fórum do CDH para pegar dicas. A escolha de placa-mãe, por exemplo, limita o desempenho da sua CPU, o que poderia ter sido solucionado pegando uma MB como a AB350M DS3H V2 que custa basicamente o mesmo.

 

Outras coisas poderiam ter sido melhores, mas agora já é tarde. Observe apenas se seu gabinete tem pelo menos 4 ventoinhas de 120 mm ou maiores, duas puxando ar para dentro no painel frontal, uma no topo e outra atrás jogando ar para fora. Se não tiver ao menos estas quatro, as providencie o mais breve possível. Ventoinhas de qualidade da marca Deepcool podem ser adquiridas por 20 reais a unidade.

Da fonte não precisa me passar os modelos, ja me informasse, perdão. Apenas uma placa-mãe além daquela AB350M pode ser um pouco mais cara, já que vou comprar logo mais

adicionado 4 minutos depois

@WOZ Dods Com relação as ventoinhas, eu comprei 4 de 120 e tem mais a do processador, totalizando 5 ventoinhas. 2 na frente 2 em cima e uma atrás. Ela está bem ventilada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Renato López disse:

No momento está complicado ter mais gastos, vou esperar até começo do ano que vem pra ver se entra uma grana boa, e assim vendo a placa-mãe, e fonte para comprar melhores. Até lá vou ter que utilizar elas mesmos. Aproveitando você poderia me passar um modelo de Fonte e  placa-mãe para eu guardar aqui e quando for comprar já escolher a que voce indicou? Quem sabe eu agilizo essa fonte antes, só preciso organizar minhas finanças. Aproveito e vendo ela. No mais, você acha que esse congelamento pode ser a frequência de 3200 mhz da ram? ou isso não tem muita relação?

Agora que já gastou com a MB, não recomendo a troca. Pode continuar com essa e, o dia que for fazer upgrade da plataforma, você a troca. A fonte eu recomendo Corsair, linha CV, ou se quiser comprar algo realmente bom e econômico (reduz mais o custo da conta de luz) pode ir com as XFX que citei antes. Se observar o mercado, pode conseguir comprar em promoção como eu fiz ano passado. Comprei essa XFX XTR2 550W por menos de 400 reais, o que foi uma super pechincha, mas fiquei monitorando o mercado 3 meses até ter essa promoção.

adicionado 1 minuto depois

Pode sim ser a frequência da memória. Por isso indiquei o reset de BIOS e desligamento do XMP/DOCP. Além disso, a instalação do sistema limpo, atualização dos drivers da maneira correta e atualização da BIOS, são essenciais.

Siga as dicas uma por uma, você vai encontrar seu problema.

adicionado 2 minutos depois
10 minutos atrás, Renato López disse:

Da fonte não precisa me passar os modelos, ja me informasse, perdão. Apenas uma placa-mãe além daquela AB350M pode ser um pouco mais cara, já que vou comprar logo mais

adicionado 4 minutos depois

@WOZ Dods Com relação as ventoinhas, eu comprei 4 de 120 e tem mais a do processador, totalizando 5 ventoinhas. 2 na frente 2 em cima e uma atrás. Ela está bem ventilada

Fique com a A320. Já está comprada, não vai fazer diferença agora e ainda vai te dar trabalho. Se algum dia precisar de upgrade deixe para comprar na ocasião. Já teremos outras opções melhores e possivelmente mais baratas até então.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Maravilha amigo, vou atrás disso tudo, agradeço a paciência e atenção. Muito obrigado, qualquer coisa do um toque novamente, abraço

adicionado 1 minuto depois

@WOZ Dods Fonte Corsair CV550, 550W, 80 Plus Bronze - CP-9020210-BR achei essa na kabum por 399 a vista, achei um bom preço

adicionado 4 minutos depois

@WOZ Dods Hoje as fontes estão muito caras, dei uma olhada agora nas XFX e todas estão acima de 700. Mas se essa fonte que eu enviei acima for suficiente eu compro agora

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Renato López disse:

@WOZ Dods Maravilha amigo, vou atrás disso tudo, agradeço a paciência e atenção. Muito obrigado, qualquer coisa do um toque novamente, abraço

adicionado 1 minuto depois

@WOZ Dods Fonte Corsair CV550, 550W, 80 Plus Bronze - CP-9020210-BR achei essa na kabum por 399 a vista, achei um bom preço

O preço está elevado hoje por causa da alta do dólar. Se quiser investir nela agora, ótimo. Se quiser tentar poupar um pouco, continue observando os preços nos próximos meses, observe também as XFX XTR2 e XFX TS. Quando aparecerem promoções decentes, compre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  1. @WOZ Dods Certo, vou aguardar um pouco pra ver se melhora. Eu acho difícil diminuir por agora, devido a  pandemia, acredito que vão melhorar esses preços depois que descobrirem a cura pra covid. Até lá vou analisando, fico com essa fonte até dezembro, se não achar nada eu compro alguma dessas indicadas, vou pelo preço, a potencia de 550w está ótimo né?
adicionado 19 minutos depois

@WOZ Dods Cara, fui fazer a atualização da BIOS, e umas das partes ali da placa-mãe mostrou a temperatura do CPU que estava em 61° e eu achei bem alto, principalmente por estar nesse momento sem utilizar programas que façam ele ficar tão quente, será esse o problema?. Como é o nome daqueles programas que monitoram a temperatura do PC em tempo real na tela?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Renato López disse:

@WOZ Dods Certo, vou aguardar um pouco pra ver se melhora. Eu acho difícil diminuir por agora, devido a  pandemia, acredito que vão melhorar esses preços depois que descobrirem a cura pra covid. Até lá vou analisando, fico com essa fonte até dezembro, se não achar nada eu compro alguma dessas indicadas, vou pelo preço, a potencia de 550w está ótimo né?

Redução de preço sempre acontece durante promoções. A questão é se será uma redução grande ou não.

550W é mais que suficiente, já é com bastante folga para upgrades.

 

2 horas atrás, Renato López disse:

@WOZ Dods Cara, fui fazer a atualização da BIOS, e umas das partes ali da placa-mãe mostrou a temperatura do CPU que estava em 61° e eu achei bem alto, principalmente por estar nesse momento sem utilizar programas que façam ele ficar tão quente, será esse o problema?. Como é o nome daqueles programas que monitoram a temperatura do PC em tempo real na tela?

A temperatura está elevada para idle sim. Use o HWmonitor, aida64 ou msi afterburner para monitorar as temperaturas.

 

O AIDA64 já vem com um teste de estabilidade embutido que permite estressar a CPU para ver se ela superaquece. Se ultrapassar 80º, está crítico, 70º só quente mesmo. Temperatura ideal é na casa de 60º sob stress, mas isso com cooler after market. O cooler original dos ryzen é fraco, só serve para uso doméstico mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Veja se eu não to enganado, mas teve picos de até 97°. Será que é realmente isso? Caso for, acredito que um water cooler resolveria correto? Saberia me indicar algum? Ou eu tenho muito azar com esse pc ou eu fiz ********** de comprar as paradas erradas, só buxa.

01.png

02.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato López WCs do tipo AIO são prejuízo na certa. Se quer melhorar o arrefecimento do seu PC comece pelas ventoihas do gabinete, geralmente elas resolvem o problema se bem dispostas e em quantidade adequada, e depois parta para um bom cooler de CPU after market tipo Air Cooler. Os que indico hoje que valem cada centavo são o Hyper 212 Turbo ou Black Edition. Acima deles tem o MA410P e o MA620P, mas ambos requerem um gabinete com suporte a coolers de 159 e 165 mm de altura máxima de cooler respectivamente. Isso é raro em gabinetes. 

 

Enfim, compre um bom air cooler a menos que queira ver seu dinheiro durando pouco, pois enquanto um air cooler de qualidade dura lá uns bons 10 anos mantendo sua CPU abaixo de 60º sob stress, um bom WC vai custar mais e durará menos da metade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Boa noite Amigo, entro em contato novamente apenas pra informar que eu atualizei a BIOS da placa-mãe, e funcionou perfeitamente. Fiz a instalação utilizando um pendrive. Após isso a máquina não trava e nem reinicia mais. Muito Obrigado pela ajuda. No mais você acha que não tem mais necessidade de enviar a placa? Pois realmente foi tão estranho eu apenas atualizar e ficar tudo 100%, sendo que estava muito ruim de mexer no pc. Ainda não reinstalei a placa de wifi na placa-mãe, assim que fizer isso e terminar os teste te informo. Agraço desde já!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato López Na verdade faz todo o sentido. As A320 não foram projetadas para a terceira geração e só funcionam adequadamente com a última BIOS. Hoje todas as placas mãe já vem com a BIOS atualizada até a data de sua fabricação, mas é comum que esta não seja a versão mais recente. A placa podia estar parada no estoque da loja há meses, por exemplo.

Por isso foi uma das primeiras coisas que recomendei que fizesse.

 

Pessoalmente, não recomendo o uso de MBs com esse chipset para essa sua CPU. O ideal seria B350 ou B450, pelo menos. Além de ser uma CPU muito robusta e exigente para uma MB tão simples, ainda tem essa questão da compatibilidade. Enviar a MB de volta para a loja agora, sem um defeito evidente, não solucionaria o problema também. Valeria sim a pena se ainda estivesse no período de devolução por arrependimento, e então poderia troca-la pela AB350M DS3H V2, ou pela B450M DS3H, que é são mais robustas e aguentam melhor uma CPU tão potente.

 

No mais, agora observe sempre temperaturas e desligamentos súbitos. Se a placa não apresentar problemas do tipo, não há com o que se preocupar a menos que você estresse muito a CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

@WOZ Dods bom dia amigo tudo bem? A um ano atrás mais ou menos você me ajudou a solucionar um problema no meu PC. Você me recomendou fortemente a troca da minha fonte e da minha placa-mãe, fiquei com isso na cabeça e prometi pra mim que assim que tivesse condições iria melhorar essas peças

 Hoje, um ano depois você tem alguma sugestão atualizada para configuração do meu PC?

Em 18/08/2020 às 11:10, WOZ Dods disse:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato López bom dia! Veja, hoje a que eu indico com bom custo/benefício é a Fonte Super Flower LEGION HX 550W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, SF-550P14XE(HX) - R$ 486,33

Muito boa para o preço. É 80+ gold, tier B.

Sobre a placa-mãe, saiba que terá que reinstalar o sistema do zero depois de trocar. A que indico hoje é a Placa-Mãe Gigabyte B450M DS3H V2, AMD B450, mATX, DDR4, (rev. 1.0) - R$ 587,90 se você quiser uma MB completa com OC, mas de chipset 4xx, ou a placa-mãe Gigabyte A520M DS3H, AMD AM4, ATX, DDR4 - R$ 660,90 se quiser um chipset mais atual, porém sem OC. As B550, que são de chipset mais atual e tem suporte a OC estão custando acima de 900 reais os modelos que valem a pena, então não indico por que a B450 que indiquei já faz basicamente tudo que as outras fazem. 

Quando for montar tudo isso no lugar, atente MUITO para a posição dos suportes de placa-mãe e para fazer uma instalação sem danificar a MB ou demais componentes. A CPU mesmo você terá que mudar de MB e precisará trocar a pasta térmica para isso. Além disso, na hora de tirar o cooler que está na sua CPU você vai precisar rotacionar ele após tirar as travas para que ele "descole" da CPU. Se puxar verticalmente sem descolar antes pode danificar sua CPU. Se ainda tiver a embalagem original da CPU, guarde-a na caixinha plástica enquanto não a instala na outra placa-mãe ou instale assim que retirar, pois deixar CPU e memórias dando sopa em cima de mesa é receita para desastre.

 

Ademais, consulte o tópico abaixo para obter dicas de como fazer uma boa instalação do seu sistema.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!