Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou desenvolvendo um projeto de uma fonte de 12 a 14 volts com um transformador de microondas, fiz o enrolamento do transformador com cabo 6mm e obtive 12.85 no secundário (se for o caso, consigo enrolar mais voltas) e retifiquei essa tensão com 4 diodos de 200A, e consegui 10.5V meu objetivo com esta fonte, é utiliza-la para carregar baterias, fazer eletrólise, eventualmente ligar alguns aparelhos como módulos de som (nada muito grande), colocando um capacitor para filtrar o ripple, (450v 680uF) a tensão subiu bastante (20.85V sem carga e 18V com carga) fugindo do esperado, o que eu poderia fazer para manter essa fonte em 14V mesmo filtarada e retificada?

Postado

Você aferiu essas tensões na escala contínua ou alternada? Qual é a tensão da saída do transformador a vazio (medida em escala alternada)? Qual é o modelo desses diodos utilizados? Qual será o valor de corrente utilizado na sua fonte?

Postado

@Lucasflores um carregador de bateria não é tão simples, precisa ter um circuito para analisar a resistência da bateria e diminuir a carga.

Pode reparar que equipamentos profissionais, como uma furadeira sem fio por ex, tem um carregador caro e geralmente grande, enquanto as amadoras usam uma fonte comum e demoram muito mais para carregar.

O carregador de um aparelho mais simples vai injetar energia na bateria sempre o minimo possível para ela não superaquecer e estragar, enquanto em um aparelho mais robusto  vai injetar o máximo possível que a bateria aguenta. mas se ela aquecer ele diminui o ritmo da carga.

Outro ponto a se observar é que quando a bateria está descarregada ou próximo de carregar completamente a carga precisa ser mais fraca, no "meio do caminho" é que se pode carregar ela com mais força.

Eu tenho o pé atras com carregador de bateria, sempre coloco algo pra carregar no chão e longe de coisas que podem pegar fogo, para a carga de bateria eu sugiro você comprar um carregador profissional.

• Membro VIP
Postado
41 minutos atrás, Lucasflores disse:

680uF) a tensão subiu bastante (20.85V sem carga e 18V com carga) fugindo do esperado, o que eu poderia fazer para manter essa fonte em 14V mesmo filtarada e retificada

Aqui no forum tem algumas fontes assim. Destaco uma parrudona que o amigo faller fez há alguns anos e tá bem rodada por aqui. Tô com preguiça de procurar agora...

Como relação aos 680uF ... o pessoal usa considerar 1000uF pra cada amper...

Postado
1 hora atrás, Lucasflores disse:

colocando um capacitor para filtrar o ripple, (450v 680uF) a tensão subiu bastante (20.85V sem carga e 18V com carga) fugindo do esperado, o que eu poderia fazer para manter essa fonte em 14V mesmo filtarada e retificada?

Quanto ao capacitor, 450V é muito e 680uF é pouco.

Pra essa fonte, no mínimo uns 20000uF. 

A tensão de trabalho entre 25 e 50V. Se colocar muito alto, o capacitor não funciona bem. 

Quanto a tensão de saída, o correto é montar um regulador. Mas essa não é uma coisa muito simples pra esse tipo de fonte, pois a alta corrente complica. 

A solução é diminuir as espiras do trafo, deixando com uns 15V sem carga. 

Postado

Quanto ao carregamento da bateria,  poderia utilizar uma lâmpada em série no positivo que vai para a bateria?  Para carregar a bateria e a lâmpada ir apagando Conforme vai carregando,  para não enfiar tanta coisa de uma só vez na bateria. 

E essa tensão de 15v sem carga seria depois dos diodos?  Já em DC? 

Postado
14 minutos atrás, Lucasflores disse:

Quanto ao carregamento da bateria,  poderia utilizar uma lâmpada em série no positivo que vai para a bateria?

Aí vai desperdiçar energia acendendo a lâmpada a toa... 

16 minutos atrás, Lucasflores disse:

essa tensão de 15v sem carga seria depois dos diodos?  Já em DC?

Sim, com os diodos e os devidos capacitores. 

Eu tenho uma fonte dessas que uso pra carregar bateria (somente automotiva) a diferença é que meu trafo é de no break. 

Uso somente os diodos, sem capacitor. Também coloquei um timer pra não ficar muito tempo ligado. 

Postado

Muito interessante o timer,  eu quero implementar em minha fonte um interruptor térmico,  que quando atingir 100° por exemplo,  desligue o trafo mas permaneça com a ventoinha ligada reafriando o mesmo,  irei continuar o projeto e lhes conto mais,  acredito que também vou usar somente os diodos,  aí para som eu compro uma fonte chaveada automotiva mesmo, a solução no meu caso,  creio eu ser aumentar mais espiras no secundário,  a fim de obter maior tensão após retificar,  ai sim ficará bom. 

Postado
46 minutos atrás, Lucasflores disse:

a solução no meu caso,  creio eu ser aumentar mais espiras no secundário,  a fim de obter maior tensão após retificar,  ai sim ficará bom

Não. Na verdade deve diminuir. 

Embora com somente os diodos o valor que você vê no multímetro é de 10V, este é apenas uma média. 

Na verdade a tensão fica oscilando num valor entre 0V e 20V, quando você põe o capacitor ele fica carregado durante o momento zero, aí o seu multímetro consegue enxergar os 20V. 

Esse valor de 20V é o que chamamos de tensão de pico. 

Seu trafo deve ter uma tensão de no máximo 11VAC antes dos diodos, aí a tensão de pico na saída vai ficar na casa dos 14V.

Sendo só pra recarregar bateria automotiva, pode deixar sem capacitor mesmo, pois elas preferem assim. 

Só reparar que o alternador do carro não tem capacitor, somente os diodos, a bobina e um circuito que mantém a tensão fixa em 14V. 

• Curtir 1
Postado

Certo então, irei remover algumas espiras para deixa-lo com 11V no secundário então, assim carregando a bateria com seus picos de 14V e pouco.

Vai ficar bom para as aplicações que pretendo utilizar (carregador, eletrólise...), e na questão de carregar as baterias, para não jogar tudo de uma só vez, o que eu poderia fazer?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...