Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente clonei o meu HD original para um SSD e outros dois discos rígidos, quando coloco os discos clonados no meu PC (onde o HD original estava e ocorreu a clonagen) eles (os clonados) funcionam uma maravilha, agora quando eu coloco em outro PC. Assim que entra a logo do Windows (é um Windows 7) ele reinicia e fica assim indefinidamente

• Amei 1
Postado
14 minutos atrás, brunogunz disse:

Recentemente clonei o meu HD original para um SSD e outros dois discos rígidos, quando coloco os discos clonados no meu PC (onde o HD original estava e ocorreu a clonagen) eles (os clonados) funcionam uma maravilha, agora quando eu coloco em outro PC. Assim que entra a logo do Windows (é um Windows 7) ele reinicia e fica assim indefinidamente

Exatamente, esse é o comportamento esperado, porque os drivers de um não servem para outro, você tem que fazer uma instalação do windows.

Clonar para um PC com outra configuração, não dá certo.

Ou pode até dar, mas por sorte.

A regra é dar ruim.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Tente o método abaixo por sua conta e risco, aqui já funcionou:

Coloque o HD clonado no PC que funciona normal, reinicie o Windows 7 em Modo de Segurança, entre no Gerenciador de Dispositivos e remova todos os componentes de Dispositivos de Sistema(!), depois desligue ainda em modo de segurança. Depois disso, coloque esse HD no outro PC. O Windows deve carregar normalmente (ainda em Modo de Segurança), depois disso reinicie pro modo normal. O Windows 7 deve ser carregado, e os drivers do novo chipset instalados pelo próprio Windows.

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, mick 07 disse:

Tente o método abaixo por sua conta e risco, aqui já funcionou:

Coloque o HD clonado no PC que funciona normal, reinicie o Windows 7 em Modo de Segurança, entre no Gerenciador de Dispositivos e remova todos os componentes de Dispositivos de Sistema(!), depois desligue ainda em modo de segurança. Depois disso, coloque esse HD no outro PC. O Windows deve carregar normalmente (ainda em Modo de Segurança), depois disso reinicie pro modo normal. O Windows 7 deve ser carregado, e os drivers do novo chipset instalados pelo próprio Windows.

As vezes isso funciona mas, de qualquer forma, vai ficar uma instalação precária, pois o Windows vai pedir para fazer a ativação, coisa q não dá para fazer sem adquirir outra licença.

Ou seja, se tiver outra licença, compensa fazer logo uma instalação limpa.

• Coordenador
Postado

Bom, se ele optou por clonar, certamente deve ter algum motivo, e a ativação não interfere no funcionamento dos dispositivos, ele pode ativar normalmente, seja clonando, seja fazendo instalação limpa.

Postado
13 minutos atrás, mick 07 disse:

Bom, se ele optou por clonar, certamente deve ter algum motivo, e a ativação não interfere no funcionamento dos dispositivos, ele pode ativar normalmente, seja clonando, seja fazendo instalação limpa.

@mick 07

Sim, foi apenas um alerta, como ele falou em "clonar para outro PC",  eu estou lembrando que esse é o tipo de serviço que nunca fica perfeito, sempre herda problemas da instalação antiga e ainda podem surgir outros, pois você nunca consegue desinstalar todos os drivers antigos, porque antes disso o PC  pára de funcionar e sobra muito lixo, que vem para a instalação nova e fica "pesando" na inicialização, e em algumas tarefas do Windows. 

Existem vários programas que se propõe a criar uma imagem universal, automatizando o processo, mas mesmo assim nunca fica tão bom, como fica uma instalação limpa.

O Sysprep eu acho que é um dos melhores que tem para fazer isso.

• Curtir 1
Postado

Eu desisti de tentar fazer funcionar em outro PC e optei por instalado windows nesses outros HDs a intenção era ter tipo um backup não só dos arquivos mas do estado do PC em geral para poupar tempo caso eu perdesse ou parasse de funcionar o SSD atual que uso, e claro seria muito útil que o backup funcionasse em mais de um Computador, eu usei o Macrium Reflect, e la tem a opção de criar uma imagem para ser restaurada depois, isso seria uma solução melhor ou existe outros métodos? Lembrando que o erro que quando abria a logo do windows 7 ele reiniciava, esse mesmo erro deu quando eu instalei o windows pelo PC meu atual (i7 Dell xps 8700) com windows talvez só com os driver genérico do driver booster? E isso foi o suficiente para dar o mesmo erro ao coloca no meu outro AMD A3870. Ao aparecer a logo ele da restart no pc. Isso me parece um pouco estranho mas enfim. Gostaria apenas saber qual o melhor método de fazer backup que mantenha o estado do PC. 

Postado
14 horas atrás, brunogunz disse:

Eu desisti de tentar fazer funcionar em outro PC e optei por instalado windows nesses outros HDs a intenção era ter tipo um backup não só dos arquivos mas do estado do PC em geral para poupar tempo caso eu perdesse ou parasse de funcionar o SSD atual que uso, e claro seria muito útil que o backup funcionasse em mais de um Computador, eu usei o Macrium Reflect, e la tem a opção de criar uma imagem para ser restaurada depois, isso seria uma solução melhor ou existe outros métodos? Lembrando que o erro que quando abria a logo do windows 7 ele reiniciava, esse mesmo erro deu quando eu instalei o windows pelo PC meu atual (i7 Dell xps 8700) com windows talvez só com os driver genérico do driver booster? E isso foi o suficiente para dar o mesmo erro ao coloca no meu outro AMD A3870. Ao aparecer a logo ele da restart no pc. Isso me parece um pouco estranho mas enfim. Gostaria apenas saber qual o melhor método de fazer backup que mantenha o estado do PC. 

A única possibilidade de isso dar 100% certo é usar o Sysprep ou alguma outra ferramenta de software para criar uma imagem universal, que pode ser restaurada em um computador diferente. Mas se for para fazer em poucos computadores, dá mais trabalho do que instalar o Windows. Enfim, isso só é bom para quem trabalha com manutenção, mas para clonar o PC de casa para o notebook, por exemplo, não vale a pena. Mesmo porque a licença vai ser invalidada e vai aparecer aquele aviso de software não original.  

• Membro VIP
Postado
20 horas atrás, Wal SJC disse:

Enfim, isso só é bom para quem trabalha com manutenção, mas para clonar o PC de casa para o notebook, por exemplo, não vale a pena. Mesmo porque a licença vai ser invalidada e vai aparecer aquele aviso de software não original.  

É possível fazer o sistema ativar automaticamente depois de sysprep /generalize, porém depende de como as máquinas de destino possuem a licença. Configuração do arquivo de resposta é Microsoft-Windows-Shell-Setup -> ProductKey.

1 - Se a licença foi obtida através da atualização gratuita do W7/8, nada é necessário. A mídia consumer do Windows 10 usa por padrão chaves Retail genéricas que ativarão automaticamente usando o HWID nesse caso, basta conectar na internet.

2 - Se a licença for OEM-DM ("DM" = Direct to Manufacturer; chave no BIOS da máquina), basta instalar uma chave genérica DPK (OEM Activation 3.0 Digital Product Key) no arquivo de resposta.

3 - Se a licença for COA (Retail ou COEM), daí é preciso usar a chave da etiqueta, única por licença. Esse cenário é o mais chato, pois requer configuração manual depois de restaurar a imagem. Contudo, dependendo do grau de personalização, pode ainda valer a pena, visto que precisará apenas rodar uns dois ou três comandos como administrador em teoria™.

No segundo caso, as chaves são genéricas, uma para cada versão. Podem ser facilmente encontradas na internet. Não posto aqui pois, mesmo não sendo pirataria, acho ser documentação que a Microsoft fornece apenas para integradores. Por garantia, não quero arriscar.

Já vi gente usando a mesma imagem do, digamos, 10 Pro, e alternando entre o canal da instalação com DISM Channel:xxx e /Set-ProductKey:yyy depois de restaurar a imagem. Facilita a implementação pois requer apenas uma imagem (ou duas, ver abaixo) por versão, mas nunca testei.

Quem tem parques híbridos com máquinas antigas que não suportam UEFI, terá que manter duas imagens (por versão), uma para Legacy/CSM e outra para UEFI. O programa de clonagem pode ser qualquer um.

Resumindo, dá para fazer, mas requer um pouco de trabalho e teste para validar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...