Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível morrer de choque elétrico por descarga em um celular carregando?


NewWave
Ir à solução Resolvido por alexandre.mbm,

Posts recomendados

Fala, pessoal!

Tudo beleza?

 

Galera, negócio é o seguinte: eu ainda estou na fase beginner na eletrônica. Estudado caso a caso até atingir o estado da arte. Tenho um amigo que é técnico em eletrônica pelo SENAI desde o comecinho dos anos 90, mas pra ser franco ele nunca teve isso como profissão, trabalha com outras coisas, mas de vez em quando, no tempo livre, ele tem a eletrônica como hobby.

Eu sempre li e assisti reportagens de pessoas, especialmente crianças, que morrem de vez em quando vítimas de descarga elétrica enquanto estão manuseando o celular enquanto ele carrega. Eu mesmo já fiz uma pesquisa grande de casos pra mostrar e alertar a minha família sobre essa prática nociva e não deixo de forma nenhuma meus filhos usarem o celular enquanto estão no carregador.

Daí eu mandei uma reportagem de hoje do G1

 

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/08/24/menino-de-11-anos-morre-apos-receber-descarga-eletrica-de-celular-que-estava-carregando.ghtml

 

que diz que a criança morreu enquanto usava o celular pro grupo onde esse meu amigo estava. Eu estou absolutamente convencido de que isso é possível de acontecer, e que de fato sempre acontece, mas o meu amigo me disse que isso não acontece e que isso nem possível é. Pedi a ele a que me explicasse o porquê da teoria dele, mas ele disse que iria deixar pra eu perguntar isso pro meu "guru" (falei muito do Gabriel Torres pra ele e do Newton C. Braga, pessoas que ele não conhecia). Não sei o porquê dele ter se recusado a me explicar a teoria dele, mas daí eu pergunto a vocês: é possível que mais tensão ou carga atravessem o carregador e mate alguém? Se isso é possível, alguém aqui poderia me explicar logicamente como isso acontece? Até porque eu fiquei de mandar o link desse tópico pra ele acompanhar sem se pronunciar.

Agradeço a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, NewWave disse:

é possível que mais tensão ou carga atravessem o carregador e mate alguém?

Seu amigo diz que não é possível pelo seguinte: a entrada do carregador é isolada da saída, os fios chegam ao mesmo componente, o transformador. Mas são isolados com uma fita isolante. 

 

Só que na prática há outra teoria...

 

Muitas vezes a gente usa aqueles carregadores xing ling que se vende por aí, esses usam componentes de qualidade duvidosa e não tem uma isolação muito boa (eu mesmo já tomei um choque fraco num desses). 

 

Porém o carregador mesmo sendo o original também pode apresentar problemas, estando na tomada e receber um raio ou uma sobretensão vindo do sistema de energia da rua. Isso pode queimar o carregador parcialmente, mantendo-o funcionando mas com a estrutura da isolação comprometida, deixando a energia da tomada passar para o outro lado. 

 

A terceira situação seria a de um raio, dada a sua alta tensão, ela pode ultrapassar o plástico que isola o carregador e até mesmo o plástico do celular. 

 

E ainda existem aquelas situações que ajudam mais ainda que isso ocorra, como por exemplo a pessoa estar molhada, instalações elétricas mal feita e tudo mais. 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a instalação elétrica da casa seguir a norma NBR 5410 utilizando IDR, DPS e aterramento eficaz no QDC, minimiza o risco de choques por falta a terra.

Mas, no caso do último garoto de 13 anos que faleceu devido a um carregador pirata, o IDR não seria sensibilizado, pois ele segurou fase e neutro ao mesmo tempo, não caracterizando falta à terra.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Segundo imagem veiculada na imprensa reproduzindo texto que circula nas redes sociais, a carcaça do carregador soltou e o menino pegou nos contatos da rede. Foi o que entendi.

 

Pegar nos pinos de uma tomada macho de qualquer aparelho elétrico pode ser o resultado de um desleixo, sem que o aparelho necessariamente esteja apresentando defeito.

 

O menino teve morte cerebral. Deve ter ficado na UTI para verem se ele voltava.

 

Já o caso de ontem, do garoto de 11 anos, está relacionado a raios em dias chuvosos.

 

Carregadores de celulares entram na história por serem muito usados, e de uma forma muito "próxima" do ser humano, quase que pegajosa. As probabilidades aumentam.

 

A grande maioria das pessoas não se dá conta de que a vida pode ser como um jogo de azar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!