Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera, eu tenho um notebook bem antigo, ele tinha apenas 2gb de memoria ram ddr3, ai um amigo me deu mais um pente de 2gb, só que quando vou no gerenciador de tarefas só aparece 2,9 gb, não deveria ser pelo menos 3,9 gb? Sou leigo no assunto, se tiver perguntando besteira, me desculpem

Postado

Ola @andrepaiva99 . Provavelmente o Sistema Operacional instado no seu note deve ser 32 bits. SO de 32 bits tem uma limitação na quantidade de memoria reconhecida. Para poder usar toda a memoria instalada, você terá de instalar um S.O. de 64 bits.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, ederlap disse:

Ola @andrepaiva99 . Provavelmente o Sistema Operacional instado no seu note deve ser 32 bits. SO de 32 bits tem uma limitação na quantidade de memoria reconhecida. Para poder usar toda a memoria instalada, você terá de instalar um S.O. de 64 bits.

Sim, estava pesquisando isso, e também aparentemente minha placa de video é integrada na placa-mãe, com isso ela consome um pouco da memoria ram, estou tentando confirmar isso aqui.

Postado
agora, andrepaiva99 disse:

Sim, estava pesquisando isso, e também aparentemente minha placa de video é integrada na placa-mãe, com isso ela consome um pouco da memoria ram, estou tentando confirmar isso aqui.

Sim, a GPU integrada vai consumir uma parte da memoria RAM também 

• Curtir 1
Postado
agora, ederlap disse:

Sim, a GPU integrada vai consumir uma parte da memoria RAM também 

Então acho melhor nem mexer, não acha? vai que da *****.

Postado
17 minutos atrás, andrepaiva99 disse:

Então acho melhor nem mexer, não acha? vai que da *****.

Sistema de 32 bits só gerencia 3 Gb de memória. No seu caso, o ideal é ir na bios e alocar 1Gb para a VGA e deixar o restante (3Gb) para o sistema operacional de 32 bits, que é o seu limite técnico.

Postado
1 hora atrás, Wal SJC disse:

Sistema de 32 bits só gerencia 3 Gb de memória. No seu caso, o ideal é ir na bios e alocar 1Gb para a VGA e deixar o restante (3Gb) para o sistema operacional de 32 bits, que é o seu limite técnico.

Eu já está ajeitando as coisas aqui pra mudar o windows para 64 bits, então é melhor só ir configurar isso na bios?

Postado
1 hora atrás, andrepaiva99 disse:

Eu já está ajeitando as coisas aqui pra mudar o windows para 64 bits, então é melhor só ir configurar isso na bios?

Não, é bem assim.

O sistema 64 bits é melhor, inclusive te possibilita usar mais memória, além dos 3 Gb.

Mas, como você está com um sistema de 32 bits, alocar 1Gb para a VGA na bios, não vai mudar em nada a quantidade de memória acessível ao Windows, e vai dar uma turbinada na sua VGA, que atualmente pode estar com 256Mb ou 512 Mb alocados para ela.

A minha sugestão é que você deve migrar para 64 bits, se seu processador for compatível.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Wal SJC disse:

Não, é bem assim.

O sistema 64 bits é melhor, inclusive te possibilita usar mais memória, além dos 3 Gb.

Mas, como você está com um sistema de 32 bits, alocar 1Gb para a VGA na bios, não vai mudar em nada a quantidade de memória acessível ao Windows, e vai dar uma turbinada na sua VGA, que atualmente pode estar com 256Mb ou 512 Mb alocados para ela.

A minha sugestão é que você deve migrar para 64 bits, se seu processador for compatível.

Eu pesquisei aqui, e ele é compatível, eu só tenho que habilitar o NX na bios, porém, não tô sabendo fazer, a minha bios é muito antiga, fiquei com medo de mexer e dar *****, já procurei tutorias e não achei :(

Estou fznd o passo a passo desse tutorial: https://canaltech.com.br/windows/aprenda-a-atualizar-seu-windows-10-32-bit-para-64-bit/

Postado
5 horas atrás, andrepaiva99 disse:

Eu pesquisei aqui, e ele é compatível, eu só tenho que habilitar o NX na bios, porém, não tô sabendo fazer, a minha bios é muito antiga, fiquei com medo de mexer e dar *****, já procurei tutorias e não achei :(

Estou fznd o passo a passo desse tutorial: https://canaltech.com.br/windows/aprenda-a-atualizar-seu-windows-10-32-bit-para-64-bit/

Bios de notebook é complicada, antigo então, pior ainda.

Veja o que você consegue com ajuda do tutorial, mas tome cuidado para não travar a inicialização, fazendo alguma mudança errada na bios. Depois pode ser um parto para você dar um reset.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!