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Amigos, cerca de alguns dias atrás, meu PC começou a demorar significativamente para desligar.

Antes, desligava em 5s. Depois, cerca de 2 minutos. O computador ligava 5x mais rápido do que desligava. 

Agora, o problema está pior, do nada o PC entra em "Loop infinito de desligamento". 

O que acham que pode ser? O computador liga normalmente e funciona normalmente, só na hora de desligar que fica de frescura...

Qualquer informação a mais, meu setup está na minha biografia.

Obrigado 🙂

adicionado 2 minutos depois

(Já verifiquei o sistema com o Hiren's BootCD, passei DISM, CHKDSK, verificação de bad block e antivírus Kaspersky) 

Postado

@rodrigo.dcvieira Não, não fiz. Vou fazer agora e dizer o resultado. No total são 6 HDs e o SSD. 

adicionado 9 minutos depois

@rodrigo.dcvieira Acabei de fazer. Desconectei todos os SATA, menos o do SSD. Aconteceu o mesmo...

Postado
  Em 05/09/2020 às 00:59, Theodoro19 disse:

@rodrigo.dcvieira Não, não fiz. Vou fazer agora e dizer o resultado. No total são 6 HDs e o SSD. 

adicionado 9 minutos depois

@rodrigo.dcvieira Acabei de fazer. Desconectei todos os SATA, menos o do SSD. Aconteceu o mesmo...

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veja como está os parametros s.m.a.r.t. desse ssd usando o crystal disk info

Postado

@rodrigo.dcvieira Segue os parâmetros pedidos

2015291418_Semttulo.thumb.png.8de1f5c416e21cdeb38d8b70c54f5a89.png

 

Fiz também com o HD Tune, segue foto:

image.thumb.png.f16b3030280412868dc718929872564a.png

 

Estranhamente, tudo aparenta estar ok...

Postado

@rodrigo.dcvieira Hoje tive o dia livre, então

 

1. Atualizei a BIOS na última versão

2. Confirmei boot e gerenciamento de energia na BIOS

3. Desinstalei meu antivírus

4. Desinstalei atualizações do Windows de 2 semanas

 

Fazendo tudo isso, apenas com o SSD conectado, não adiantou de nada. Só consigo pensar em um problema, bug do Windows. 

As vezes a Microsoft decepciona... Bom, vou esperar atualização do Windows, verificando toda hora. Obrigado 😊

  • Moderador
Postado
  Em 06/09/2020 às 20:00, Theodoro19 disse:

@rodrigo.dcvieira Segue os parâmetros pedidos

2015291418_Semttulo.thumb.png.8de1f5c416e21cdeb38d8b70c54f5a89.png

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"Vendor Specific" significa que o atributo não foi reconhecido pelo teste SMART desse software, pois é uma verificação que provavelmente apenas o software do fabricante irá identificar.

 

Baixe a ferramenta da WD para análise de SSDs e faça um teste extenso:

https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=3&lang=bp

 

Veja se é informado algum erro e poste resultados.

 

E tente o seguinte também:

Iniciar > Escreva "msconfig" e tecle enter > Vá na guia Inicialização do Sistema > Marque a caixinha "inicialização segura" > Reinicie o computador para iniciar no modo de segurança. Veja se o problema persiste neste ambiente.

Postado
  Em 08/09/2020 às 00:32, GabrielLV disse:

Baixe a ferramenta da WD para análise de SSDs e faça um teste extenso:

https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=3&lang=bp

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Já estou baixando!

 

  Em 08/09/2020 às 00:32, GabrielLV disse:

E tente o seguinte também:

Iniciar > Escreva "msconfig" e tecle enter > Vá na guia Inicialização do Sistema > Marque a caixinha "inicialização segura" > Reinicie o computador para iniciar no modo de segurança. Veja se o problema persiste neste ambiente.

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Só uma pergunta. Preciso reiniciar em modo de segurança, pra então reiniciar novamente dele? Se funcionar, como saber o que está ocaisonando?

 

Vou fazer o teste da WD primeiro, após postar os resultados farei isso, estando de olho no CDH pelo celular (já que modo de segurança não tem internet...

  • Moderador
Postado
  Em 08/09/2020 às 00:37, Theodoro19 disse:

Só uma pergunta. Preciso reiniciar em modo de segurança, pra então reiniciar novamente dele? Se funcionar, como saber o que está ocaisonando?

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Você ativa o modo de segurança no msconfig e ele será inicializado na próxima vez que o computador ligar, o mesmo vale para quando você quer desativa-lo.

 

Se funcionar (isto é, o problema não acontecer no modo de segurança), isso indica que o problema muito provavelmente está sendo causado pelo software (S.O com problemas, drivers bugados, programas de terceiros bugados, etc).

 

Se não funcionar (ainda existindo a possibilidade de ser problema de software), já podemos considerar de fato um problema de hardware, e para ambos os casos, somente testando coisa por coisa 😕

  • Curtir 1
  • Moderador
Postado

Vou tentar lhe ajudar com algumas ideias.

 

1) Desative a inicialização rápida do Windows nas configuraçoes de energia.

 

2) entre em safe mode, va em executar e digite %temp% (limpe a pasta) depois temp (limpe a pasta) depois va na pasta do windows em Prefetch e apague tudo... reinicie

 

3) poste o log do sistema em visualizador de eventos do windows para que possamos ver.

 

4) se tem um HD sobrando, considere instalar o windows nele para verificar.

  • Curtir 1
Postado

@GabrielLV Entendi! O teste avançado está quase terminando, logo logo posto os resultados!

  Em 08/09/2020 às 00:45, Mr. Caio Augusto disse:

1) Desative a inicialização rápida do Windows nas configuraçoes de energia.

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Foi uma das primeiras coisas que fiz... Não deu certo...

  Em 08/09/2020 às 00:45, Mr. Caio Augusto disse:

2) entre em safe mode, va em executar e digite %temp% (limpe a pasta) depois temp (limpe a pasta) depois va na pasta do windows em Prefetch e apague tudo... reinicie

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@GabrielLV  me sugeriu ativar o modo de segurança, irei fazê-lo logo logo. Quando entrar, vou aproveitar e fazer esses passos que sugeriu!

 

  Em 08/09/2020 às 00:45, Mr. Caio Augusto disse:

3) poste o log do sistema em visualizador de eventos do windows para que possamos ver.

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Onde do visualizador de eventos consigo achar o log? Quando achar postarei sim!

 

  Em 08/09/2020 às 00:45, Mr. Caio Augusto disse:

4) se tem um HD sobrando, considere instalar o windows nele para verificar.

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Um dos HDs internos da máquina está sem arquivos. Se nenhum dos passos anteriores surtir efeito, instalarei sim para fins de teste!

Postado
  Em 08/09/2020 às 00:32, GabrielLV disse:

Baixe a ferramenta da WD para análise de SSDs e faça um teste extenso:

https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=3&lang=bp

 

Veja se é informado algum erro e poste resultados.

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image.thumb.png.8c2fc25c03e72fac0b1c9b7280302f7b.png

Fiz o teste, parece estar tudo ok. (Sem querer abortei da primeira vez, dai fiz novamente kkkk)

 

  Em 08/09/2020 às 00:32, GabrielLV disse:

E tente o seguinte também:

Iniciar > Escreva "msconfig" e tecle enter > Vá na guia Inicialização do Sistema > Marque a caixinha "inicialização segura" > Reinicie o computador para iniciar no modo de segurança. Veja se o problema persiste neste ambiente.

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  Em 08/09/2020 às 00:45, Mr. Caio Augusto disse:

2) entre em safe mode, va em executar e digite %temp% (limpe a pasta) depois temp (limpe a pasta) depois va na pasta do windows em Prefetch e apague tudo... reinicie

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Farei esses passos agora

Postado
  Em 08/09/2020 às 00:45, Mr. Caio Augusto disse:

2) entre em safe mode, va em executar e digite %temp% (limpe a pasta) depois temp (limpe a pasta) depois va na pasta do windows em Prefetch e apague tudo... reinicie

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@Mr. Caio Augusto @GabrielLV  Apaguei todos os arquivos sugeridos no modo de segurança e reiniciei. O sistema demorou cerca de 2 minutos para reiniciar, tempo alto para um SSD, mas reiniciou normalmente! Voltei para o modo de segurança, querem que faça algo antes de sair dele?

Postado
  Em 08/09/2020 às 01:15, Wal SJC disse:

Faça logoff primeiro, e depois desligue, para ver se ele desliga normalmente.

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Obrigado pela dica! Quando estiver fora do modo de segurança, irei testar sua dica!

Postado

@Mr. Caio Augusto Ok. Estou tirando o PC do modo de segurança, quando ele ligar te mando sim!

@Mr. Caio Augusto Não estou achando os arquivos... Eles estão no C:\Windows certo??

image.thumb.png.a5bbd67e127e164b356ba3b7e3464470.png

  Em 08/09/2020 às 01:15, Wal SJC disse:

Faça logoff primeiro, e depois desligue, para ver se ele desliga normalmente.

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@Wal SJC Vou testar sua dica enquanto aguardo resposta do @Mr. Caio Augusto

adicionado 14 minutos depois

@Wal SJC O logoff demorou menos de 2s. Porém desligando do campo de senha dá no mesmo, entre 1min e meio e 2min esperando... 

(Pelo menos depois de apagar os arquivos temporários o PC desliga, antes nem isso fazia kkk)

adicionado 21 minutos depois
  Em 08/09/2020 às 01:07, Mr. Caio Augusto disse:

veja se tem os arquivos na pasta windows chamado:

 

MEMORYDUMP e MINIDUMP. poste aqui que irei analisar com o WINDBG

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não há nada dentro da pasta Windows chamado memorydump. Já minidump achei uma pasta, mas está vazia😯

  • Moderador
Postado
  Em 08/09/2020 às 01:25, Theodoro19 disse:

@Mr. Caio Augusto Ok. Estou tirando o PC do modo de segurança, quando ele ligar te mando sim!

@Mr. Caio Augusto Não estou achando os arquivos... Eles estão no C:\Windows certo??

image.thumb.png.a5bbd67e127e164b356ba3b7e3464470.png

@Wal SJC Vou testar sua dica enquanto aguardo resposta do @Mr. Caio Augusto

adicionado 14 minutos depois

@Wal SJC O logoff demorou menos de 2s. Porém desligando do campo de senha dá no mesmo, entre 1min e meio e 2min esperando... 

(Pelo menos depois de apagar os arquivos temporários o PC desliga, antes nem isso fazia kkk)

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Se apagou os arquivos temporarios e o windows agora desliga, bem provavelm que seja software mesmo.

 

Sim estes arquivos ficam na pasta do windows, Mas pode ser que não tenha eles.

 

Atualize o chipset

 

https://www.amd.com/pt/support/chipsets/amd-socket-am4/b450

 

Postado
  Em 08/09/2020 às 01:47, Mr. Caio Augusto disse:
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Ok, é pra já!

adicionado 2 minutos depois

Quando abri o instalador, abriu além dele essa janela:

image.thumb.png.e089ba1745b55b7ad6f8752596f68e5a.png

Devo ficar preocupado ou posso proseguir com a instalação normalmente?

adicionado 3 minutos depois

image.thumb.png.f492aa4a0dfc02f5e596f9a69eb489d6.png

Vou prosseguir. Está instalando normalmente!

adicionado 5 minutos depois

@Mr. Caio Augusto  Terminou de instalar. antes de reiniciar vou deixar o log de instalação aqui, caso ajude em algo

AMD_Chipset_IODrivers.logBuscando informações...

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