Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola, 

Sou novo no forum e leigo em vários assuntos de informatica.

Tenho um notebook Vaio americano antigo (o que exclui eventual garantia no HD), mas com muito pouco uso.

Queria fazer alguns ajustes no sistema e criar uma imagem ISO de recuperação para qq eventualidade.

Para verificar o HD, rodei o programa CRYSTAL DISK INFO e apareceu um alerta amarelo.

Não sei como proceder ou como interpretar (entender) os resultados que aparecem no alerta.

Não sei se clico em DEFAULT ou em APPLY (disk2.jpg) ou se busco ajuda especializada

Agradeço (muito) eventual ajuda. 

Anexo fotos (disk1 e disk2) 

disk1.jpg

disk2.jpg

Postado

A função abaixo é apenas para que voce corrija os valores mostrados, caso ele leia de forma incorreta. 

Sobre o alerta em si, significa que o SMART do HD marcou setores para realocar quando voce remover os dados desses setores. Por favor, faça uma verificação de erros no HD:

Windows + X > Windows PowerShell (Admin)

Digite CHKDSK /B pressione ENTER e S quando pedir para agendar uma verificação. Reinicie o PC e e aguarde até que o Windows verifique o disco. Pode demorar algumas horas, então deixe o PC fazendo até terminar. Depois verifique se houve realocação.

• Curtir 2
Postado
23 horas atrás, mattaus disse:

A função abaixo é apenas para que voce corrija os valores mostrados, caso ele leia de forma incorreta. 

Sobre o alerta em si, significa que o SMART do HD marcou setores para realocar quando voce remover os dados desses setores. Por favor, faça uma verificação de erros no HD:

Windows + X > Windows PowerShell (Admin)

Digite CHKDSK /B pressione ENTER e S quando pedir para agendar uma verificação. Reinicie o PC e e aguarde até que o Windows verifique o disco. Pode demorar algumas horas, então deixe o PC fazendo até terminar. Depois verifique se houve realocação.

Ja havia rodado o chkdsk antes de abrir o windows, não pelo power shell, mas pela "cmd", como administrador. Havia feito com outra letra (chkdsk /r), que aparentemente fez a mesma coisa. Tentei novamente como chkdsk /b e, em ambos os casos, o alerta persiste.

Não sei informar se houve ou nao realocação ou se devo (e como) corrigir a realocação.

Se ajudar alguma coisa, anexo foto da tela quase ao final da ultima etapa do chkdsk.

Obrigado!

chkdsk b.jpeg

adicionado 33 minutos depois
22 horas atrás, Math.Pi disse:

Aproveite as falhas e troque por um SSD, que elevará o desempenho do notebook.

Ja pensei nisso. Quero colocar mais RAM nele (tem 4Gb DDR3 e é expansivel até 8). Sei que o SSD melhoraria bastante o desempenho dele.

Nao quero, no entanto, me empolgar muito nele em termos de valor pois nao é meu PC principal. Meu uso nele se resume, basicamente, a ter um PC meu (não o do trabalho) rodando windows (7, no caso) em casa pois tenho outros 3 notebooks que uso: 2 macs, um com 8 (de 2009) e outro com 16 Gb RAM (de 2020), ambos com SSD de 1T, e outro Sony Vaio, ainda mais antigo (intel centrino Core2, com 3G Ram e HD de 256g), no qual instalei uma distribuição leve de Linux (mint, 19.3) apenas para experimentar e conhecer este sistema operacional.

Postado
18 horas atrás, Math.Pi disse:

@montoya72 O alerta não vai sumir. Pode haver alguma alteração, mas ele serve de histórico do HD.

Ok,

A principio então não há nada para fazer?

Inicialmente tive dúvida pois ao clicar no alerta amarelo surge uma janela com algumas informações (as quais posso editar) e duas "opções": DEFAULT e APPLY (2ª foto, acima).

É melhor então deixar como está? inclusive, para não piorar a situação?

Fora isso, todos os dados já tem seu devido backup em outro HD externo ou pendrive, de modo que se alguma falha ocorrer, nao perco nada (a não ser o próprio disco).

De todo o modo, muito obrigado pela atenção!

• 9 meses depois...
Postado

Sempre confio no diagnóstico do Crystal Disk Info, porém em um notebook de uma cliente eu fiz um Scan pelo site do fabricante, não constou nada, no Windows pelo Powershell nada e pelo Defraggler também não constou nada, portanto todos dizem que o HD está saudável, apenas o Crystal retornou estes mesmos alertas. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!