Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bem pessoal, mexendo em umas caixas aqui eu encontrei alguns módulos que estavam guardados a algum tempo e resolvi desaposentar algums, o em melhor situação que achei foi um STETSOM CL500HE (esta sem a inscrição na carcaça mas na placa tem escrito CL500HE), bem, ao ligar o módulo, o mesmo estava funcionando, mas com os canais com som bem baixo e distorcido, o canal 1 sendo o mais baixo e com mais distorção, depois de uns 3 minutos ligado o módulo ficou extremamente quente e percedi que os transformadores estavam vibrando bastante, desliguei o módulo, removi as saídas (TIP105) e elas estavam perfeitas, troquei os transformadores por outros em perfeito estado (peguei emprestado com um colega) e eles apresentaram o mesmo resultado, coloquei os transformadores originais nele e os prendi bem fimes no suporte, troquei os CIs 4558 e a distorção parou, o som ficou limpo mas continua baixo, não sei o que pode estar acontecendo.

Detalhe observado: o som fica bem baixo no canal 1 se comparado com o canal 2, mas ao conectar no negativo do canal 2, o canal 1 fica no mesmo volume do canal 2, como se tivesse algum problema com aquele negativo, mas em todo caso o som ainda fica bem baixo, mas baixo que aqueles rádios a pilha que se compra na feira. A primeira vista, a placa não tem nenhum componente queimado/estufado/diferente do que devia ser, em aparencia.

• Administrador
Postado

Você tem que verificar como está a alimentação desse módulo.

Geralmente tem que medir a tensão que está chegando para alimentá-lo, tem que chegar a 12,6V na alimentação e não pode estar oscilando, se estiver oscilando esse pode ser um dos motivos. 

Em geral, o superaquecimento se dá quando o módulo está trabalhando acima ou abaixo de sua capacidade e um dos fatores principais pode ser a alimentação de energia. 

A potência desse módulo é baixa... Então te que verificar como está sendo ligada nos falantes e claro, a potência dos falantes também...

Caso seja superior a potência do módulo, o som tem que sair bem mais baixo mesmo, quase de (rádio a pilha). Isso porque dependendo da potência RMS dos alto-falantes, claramente, precisará de mais energia que o módulo pode fornecer. 

Também tem que verificar a ligação, pois tem diferença de  2 Ohms para 4 Ohms, se você estiver efetuando a ligação em 2 Ohms a potência do módulo é ainda mais baixa, para essa ligação você também deve verificar os Ohms do alto-falante não apenas no módulo... 

O ideal para trabalhar sem estágio de forçar módulos e amplificadores, é estes serem 50 a  70% acima da capacidade dos falantes, para ter uma regulagem sem problemas. 

• Curtir 1
Postado

@Dj Rayke beleza, faz um bom tempo que tinha mexido com módulos classe ab, bem, os alto-falantes são de 6" 4 ohms 40WRMS, se não me engano ele devia mandar 50W em cada saída (60W se fosse a 2 ohms), a fonte de audio utilizada é um DVD H-Buster HDB-9150, o mesmo funciona sem problemas na minha DS250, a fonte utilizada pra testes é de bancada, uma 3005 (regulada para 12,6v), mas o mesmo resultado é obtido ao utlizar uma fonte automotiva JFA 30A e com uma bateria carregada de 30A. Ao trocar os 4558 o mesmo parou de superaquecer.

• Administrador
Postado

Ah se parou de aquecer é um problema a menos... Mas o som dos falantes se ainda estiverem baixo, pode ser o reparo dos falantes que estejam ruins... Isso é outra coisa que nem lembrei de mencionar... Como sugestão seria testar outros falantes, porque dependendo do modelo do falante, a troca do reparo não compensa, fica melhor um novo. 

• Curtir 1
Postado

@Dj Rayke Não, o problema realmente está no módulo, também cheguei a desconfiar dos alto-falantes mas eles funcionam perfeitamente, o auto rádio embora já seja antigo, está com tudo funcionando perfeitamente também, tanto a fonte automotiva quando a de bancada conseguem tocar um outro módulo que tenho aqui, uma DS 250x2 (os alto-falantes foram testados nesse módulo também e estão funcionando).

Até agora obtive os seguintes dados:

• Distorção e superaquecimento resolvidos ao trocar os dois CIs 4558
  • Vibração nos transformadores resolvida ao apertar bem o suporte dos mesmos
  • Os 4 transistores TIP105 de saída estão perfeitos
  • Os transformadores funcionam perfeitamente também
  • A saída negativa do canal 1 não está funcionando direito, mas o canal 1 toca sem problema quando ligado no negativo do canal 2
  • Os perifeficos (alto-falantes, fonte e auto rádio também estão perfeitos)
  • Som do módulo continua bem baixo, só sendo audivel quando o auto radio está a no minimo, 60% do volume

Minha intenção era colocar o DS 250x2 pra tocar só o meu subwoofer 12' 250W, e o CL500 pra tocar os falantes de 6"

Ao tentar ligar de forma normal, o canal 1 fica mais baixo que o 2, e ao compartilhar o negativo, ambos tocam no mesmo volume, mas ainda sim, extremamente baixo (estimo que entorno de 1.5W no maximo, quando deveria sair 50W a 4 ohms)

Som alternativo.png

som normal.png

• Administrador
Postado

Sei que você deve estar apertado e tal... Mas na minha opinião, você se desfaria desses módulos seus, e pegasse mesmo da linha mais antiga mas usada uma Pyramid 800. Você consumiria menos energia se usar Usina para ligar a energia, ou Bateria se for para som automotivo, e a chance de dar problemas é muito menor do que esses módulos de baixa potência (os módulos pequenos são danados pra dar problemas, porque é mais complicado de entender...) , você sabe que usando dois módulos o consumo de sua bateria será maior e perigoso a qualidade do som não ficar boa, além dos problemas constantes que podem ocorrer (é um barato que no final pode sair caro para você... 

Se ainda assim prefere o uso dos módulos, então a solução é reparar. Mas o custo pode não compensar e a Pyramid usada sair mais barato, entende... 

Infomei a Pyramid porque de módulos bons de grave e mais em conta ela é a melhor em relação custo/benefício para você, se partir para AmericanAudio, Roadstar, Booster, JBL, Taramps aí o custo já é bem mais alto entende, mas isso é gosto de cada um. 

Lembro que é só uma opinião, mas acredito que com a Pyramid você será mais feliz até se querer aumentar mais falantes depois (desde que não seja graves pra não forçar  muito).

• Curtir 1
Postado

@Dj Rayke Aqui na região só acho fácil módulos taramps e stetsom, principalmente aquelas porcarias chamadas de Taramps TL, nunca vi um módulo pra queimar tanto, esse pyramid 800 já conheço bem, 320WRMS, até encontra ele sim, perto da casa dos R$400 mas acha, aqui fica perto de um lava jato que tem um som com esse módulo, teve que colocar uma refrigeração forçada pra ele não superaquecer.

4 horas atrás, Dj Rayke disse:

O ideal para trabalhar sem estágio de forçar módulos e amplificadores, é estes serem 50 a  70% acima da capacidade dos falantes, para ter uma regulagem sem problemas. 

Sendo assim, o Pyramid 800 já estaria fora da lista, meu sub tem 250WRMS e o maximo que esse pyramid manda é 160W por bridge

1 hora atrás, Dj Rayke disse:

Você consumiria menos energia se usar Usina para ligar a energia, ou Bateria se for para som automotivo, e a chance de dar problemas é muito menor do que esses módulos de baixa potência

é o seguinte, eu montei um som melhor pra colocar no carro e estou utilizando o antigo pra montar um residencial, o residencial não vai usar bateria, utilizei uma fonte com bateria para testar o módulo, como 30A é o dobro do que o módulo consome, logo se persistisse, não seria falta de fonte, mas a montagem final vai ser sem bateria, basicamente o som residencial seria um subwoofer de 12" 250W ligado em uma DS 250x2 e o CL500HE tocaria o par de 6".

Na minha opnião os classe d tem um grave bem melhor que os ab (por isso a DS no sub), já pra medios e agudos, é melhor um classe ab.

Faz um bom tempo que mexi com um módulo classe ab, ultimamente só tenho mexido em classe d (mais especificamente nos Taramps TL, Taramps DS e ocasionalmente um da linha TS), até tenho uma TS400 minha pra consertar (saida queimada) mas estava pensando em dar um outro rumo ela, tenho alguns TL também que os clientes resolveram descartar devido a queimarem bastante os CIs (no caso da TL-1800 sempre queima os dois CIs, R$80 cada em Petrolina e um módulo nova custa entre R$230~R$250)

• Administrador
Postado

Então, acredito que a Pyramid você compra pela Internet... Acredito que saia mais em conta pra você mesmo com o frete...  

Assim, apenas na imaginação, se possivelmente seu módulo DS 250x2 e o CL500 dão problemas, a manutenção dos dois saíra mais caro para você aí na sua região do que adquiri uma Pyramid meu amigo.. Já o ruído, você teria menor com a Pyramid que por ser antiga, ainda não exigia qualidade alta nos cabos...  Se o seu CL500 e o DS 250x2, já são de modelos mais novos, seus cabos terão que ser blindados ( seu cabeamento também sairá caro sendo assim) ... e aí não vai rolar. 

Vou em um exemplo aqui... Aqui tem uma Pyramid empurrando um grave 250 watts rms cara preta Pionner, com duas twiter booster, 1 par triaxial 6x9 pionner 600 w (100 rms), 1 par coaxial 9 polegadas EROS (bruto que só ele) (100 rms), além de 2 pares 5 polegadas Pionner para portas. A regulagem a 70% da Pyramid para não trabalhar clipada (sequer base de cooler para resfriamento  está usando) e um crossolver para a divisão do sinal.   

Está empurrando nesse carro dessa maneira sem tirar nada há 2 anos e o som limpinho. Agora, lembre-se que potência de som não é qualidade, um som de qualidade fala mais do que um som potente. Esse só está reguladinho e nunca mais foi mexido nele.  

No caso da ligação que você viu aí da pessoa estar utilizando umka super refrigeração, pode olhar o Gain e o volume da ligação do cara, não vai estar certo (muito alto além do volume do aparelho de som)... A maioria dos montadores que eu vejo dependendo do local confunde muito Gain com Volume e não é a mesma coisa e não tem a mesma finalidade não... o ideal é volume a 70% a 80% no módulo e o gain a 20% a 30% no máximo, mais que isso, é certeza que se colar o dedo no volume, você vai estourar os módulos, isso é assim até em som profissional que trabalhamos aqui. A  pessoa tem que entender também a relação sinal/ruído em dB pra não montar um som para daqui um mês ele parar de funcionar, se trabalhar com o som todo no talo (clipado), realmente não tem módulo para isso, nem uma banda Audiophonic 4000 rms dá conta....

Se você quer curtir mais tipo um sonzinho de qualidade, aí te indicaria novamente a Pyramid e mais 2 twitter no seu esquema (Não precisa ser JBL /Senelium as twitter, senão fica caro), agora se quer mais potência, realmente a Pyramid não vai te atender, mas acredito que nem esses dois módulos seus também não irão, pois a probabilidade deles derem defeitos é ainda maior que a Pyramid. 

• Curtir 1
Postado

@Dj Rayke Entendo sim, um alto falante com bom SPL e um bom rendimento também faz uma boa diferença, uma regulagem fisica muitas vezes ja elimina a necessidade de processador. O som do lava jato nem é tão grande e precisa de refrigeração forçada, são dois selenium 10", 1 corneta e 1 tweeter, ligados num Pyramid 800 roxo. Bem, o residencial já da definido na questão dos alto-falantes, o sub de 250W e par triaxial de 6", no carro eu coloquei um bomber outdoor 500W, um medio/grave de 8" sturdy 200W, um driver e tweeter da champion, tava usando a de 30A nele enquanto a de 90A não chega, modulo é um bass 800 no sub e uma ts400 nos resto, como são amplificadores classe d, a perda dos dois é bem baixa, se comparado a um unico classe ab na potencia desses dois classe d juntos. Mas só por curiosidade, vou continuar olhando o Cl500 pra ver o que pode ser nele, só pelo conhecimento, caso descubra, posto aqui. pode ser que a solução sirva para outro módulo com o mesmo problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...