Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola, eu sou novo no Qt Creator, e já é a SETIMA vez que instalo e reinstalo o Qt, e estou querendo saber qual componente instalar para desenvolver aplicativos pra Windows?  é por que não quero gastar muito espaço do meu computador, aqui os componentes:

Captura de Tela (66).png

Postado

É só um formulário. Nada tem de especial. Responda de acordo...

Vai usar UWP? marque a versão do processador. Não sabe o que UWP? Não marque nenhum.

Vai usar WebAssembly? marque lá

Vai usar gcc e o compilador da microsoft também? Marque os dois.

Quanto à parte do Qt é a mesma coisa: vai compilar tudo? instale as fontes, sources.

Vai usar janelas com acesso a internet? marque WebEngine

Vai desenvolver para android? marque android

Se você usa um IDE moderno que suporta vcpkg pode só escrever

vcpkg install qt5-base

image.png.7d83940bb4106d06a124241b056a6d03.png

E tomar um café porque o resto é automático. Se qt5-base não for suficiente o compilador vai reclamar e algo e aí você vai lá e instala o que faltar. Exemplo: vai usar speech? vcpkg install qt5-speech

Se você usa CMake ou Visual Studio por exemplo

Se está usando gcc é quer testar logo marque todos os Qt e os MinGW

Nada mais

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
6 horas atrás, Henrique makergames disse:

Bem essa foto "azulada" que arfneto me mostrou é o que? 

? Como eu disse na linha anterior e na seguinte: são os pacotes disponíveis para instalar com um click só usando o vcpkg. Você usa o primeiro comando, que está na legenda. Se para o quer quer fazer o Qt se queixar de algo você instala o correspondente na lista que te mostrei. Como está na sentença seguinte.

vcpkg é um gerenciador de pacotes desenvolvido pela Microsoft e é sensacional: se você prepara seu pacote para ser usado com ele basta um click e ele compila tudo. Sem intervenção. Quando acaba você volta lá e já pode usar em qualquer programa. E como é a Microsoft todo pacote importante tem chance de estar lá. 

E é grátis e de código aberto e disponível agora para Linux e MacOS. Isso quer dizer que se você usa CMake para seus projetos e vcpkg para as bibliotecas não precisa parar para configurar diretórios de include e aquele inferno todo. E se usa Visual Studio então é um passeio.

Estão disponíveis Allegro5, Qt, SDL2 e GTK+, e wxWidgets , dessas de vídeo para Windows, e cerca de 900 pacotes hoje. Bem profissional mas muito bom para iniciantes. Compila todos os fontes então pode por exemplo ir apertando F12 no código e indo dentro dos includes do Qt para entender algo ou só por curiosidade mesmo. 

2 horas atrás, Henrique makergames disse:

È mas a SDL não é um framework  como o Qt, bem pelo o que sei.

Essa nomenclatura não é assim muito precisa, mas Qt é um pacote enorme e bem estabelecido. No entanto Qt Studio e outras partes são produtos licenciados e relativamente caros. Não se trata de open source. As outras são. Para muitos essa é uma distinção definitiva. Se for vender algo com isso tem que ler com cuidado as licenças.

Mas por exemplo em automação comercial e instrumentação o Qt é muito forte.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

fique sabendo que conseguir instalar todos os componentes do Qt creator, mas mesmo com isso o Qt pede algo para configurar o projeto, aqui as limagens: 

Captura de Tela (67).png

Captura de Tela (68).png

não consigo executar meu código,  mas os projetos de exemplo tudo ocorre bem eu consigo executar editar e etc, por favor me ajudem!

• Curtir 1
Postado

image.png.b47e27fbc8d3456d1f9e99797fc436b8.png

Pelo que diz aí você não instalou nenhum dos kits da lista... Aquela lista do tópico #1...

Até onde eu sei Qt Creator não é open source. 

E por outro lado pode ser problema o Qt creator se usa outras API ao mesmo tempo então...

image.png.bd8910875cace781f6e7aea60d50b75b.png

https://www.qt.io/product/development-tools 

Me parece menos comprometedor usar no Visual Studio.  E mais simples nesse caso. Como eu disse, 1 click.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!