Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Olá

Como alguns aqui sabem, minha B450 estava com defeito na BIOS. Não encontrando uma solução aqui ou em outros fóruns, tive que mandá-la para a garantia.

Para não ficar sem PC, peguei o HD com o S.O instalado que estava na B450 para usar em um antigo PC que também possuo, composto de cx 500, asus m5a78l-m/usb3,

2x4gb kingston. O PC antigo está sem Placa de Vídeo, e como já encaixotei a Placa de Vídeo que uso com a B450, minha intenção era depender apenas do vídeo unboard

da asus m5a78l-m/usb3 para filmes, séries e fóruns como este aqui.

Sem formatar o HD, já que não quero perder nada, o pluguei na porta 1 SATA da placa AM3 e liguei o PC. Ao passar pela tela inicial com a marca da placa-mãe, a tela 

a seguir é preta com um traço branco piscando no canto superior esquerdo, como se não conseguisse bootar.

O HD é o único dispositivo SATA plugado, e as peças estão boas. Há um mês inclusive liguei o AM3, que só deixou de funcionar porque vendi seu HD original para um necessitado.

Claro que configurei o primeiro boot para o HD que pluguei.
As configurações da BIOS estão assim:
image.thumb.png.b4940068f6dd0633f6eab8be819ef8dd.png

image.thumb.png.443aa73664f12b09a0bef3ad45a6f5eb.png

image.thumb.png.2b667dcfe1cfd6792c15fb9d7980181c.png

image.thumb.png.39c67db623d5cb2a370c700800440840.png

Postado
2 minutos atrás, Yan_ disse:

@Crixus Champion e nessa outra?

No momento só estou com o HD mencionado na postagem inicial, que é o HD com SO instalado que estava na B450. Seagate 1tb, 1 ano de uso.
Acredito que outro HD funcionaria na AM3, e não estou entendendo porque o Seagate que estava na B450, em perfeito estado, não está dando boot. Espero que não tenha dado problema no simples manuseio de ir de uma placa para outra.

adicionado 1 minuto depois

No momento não cogito formatar o HD porque não quero perder alguns arquivos.

Postado
agora, Crixus Champion disse:

Espero que não tenha dado problema no simples manuseio de ir de uma placa para outra.

o problema é que pode ser isso, pode ter balançado e o braço saído do lugar ou riscado o disco... Difícil dizer, pode ser a BIOS também

Postado
4 minutos atrás, GusGraf disse:

@Crixus Champion Tudo bem jovem?

Provavelmente o sistema do "outro" computador não inicia na placa AM3, por conta de ter sido instalado em modo UEFI na B450, e esta opção não está presente nesta placa antiga.

Talvez você esteja certo, pelo menos é a melhor explicação até agora. Ontem procurei bastante no youtube e notei pessoas comentando modo de instalação UEFI, e realmente, na minha AM3 não achei nada relacionado a UEFI para que pudesse alterar. 

Postado

@Crixus Champion O observação do colega @GusGraf faz todo sentido. 

Você pode clonar esse HD para outro. Depois disso, use um livecd (Hirens, por exemplo) e remova as partições usadas pelo UEFI que agora estão no HD que recebeu o clone e mantenha as partições do Windows. Então use alguma ferramenta para adaptar um esquema de boot MBR nesse disco. Isso pode ser feito com Hirens ou Cd de instalação do Windows.

É meio trabalhoso, mas você continua usando seu sistema enquanto aguarda o conserto da sua placa, mantendo o HD EFI intacto.

Postado
21 minutos atrás, MarcosFreitasSP disse:

@Crixus Champion O observação do colega @GusGraf faz todo sentido. 

Você pode clonar esse HD para outro. Depois disso, use um livecd (Hirens, por exemplo) e remova as partições usadas pelo UEFI que agora estão no HD que recebeu o clone e mantenha as partições do Windows. Então use alguma ferramenta para adaptar um esquema de boot MBR nesse disco. Isso pode ser feito com Hirens ou Cd de instalação do Windows.

É meio trabalhoso, mas você continua usando seu sistema enquanto aguarda o conserto da sua placa, mantendo o HD EFI intacto.

O problema é que não tenho outro hd no momento. Tenho um punhado de SATA aqui, mas todos eles não aceitam mais SO, só servem como pastas.
A não ser que eu compre um SSD, pois estou querendo um de qualquer maneira, e use no AM3 enquanto a B450 não chega.

Postado

O mais provavel é que seu HD esteja em GPT e como a placa AM3 não tem EFI ele só reconhece se estiver MBR.. Você pode tentar converter com alguma ferramenta usando um Pendrive com linux.. o UEFI reconhece os dois tipos...

Mas não recomendo fazer isso.. Ainda assim depois do boot é possivel que não funcione, já que não vai ter os drivers pra placa-mãe AM3 e dar tela azul... 

Talvez a melhor solução seja, converter pra MBR, e reparticionar , e nessa partição nova, instalar um novo windows...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...