Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, gente!

Estamos instalando painéis fotovoltaicos para geração de energia alternativa na empresa. O cara que fez a instalação dos paineis, tubulação e equipamentos que desce do telhado para um equipamento interno (uma caixa grande) disse que precisa que a gente instale um sinal de internet Wi-Fi perto desse equipamento, pois irão instalar um outro equipamento da energia que necessitará de um sinal de internet.

Segundo ele, não precisa ser nada muito abundante, o maquinário dessa energia vai usar muito pouco e e poucas vezes. Apenas para gerar informação sobre o consumo.

Passar cabeamento de rede é meio oneroso, pois nossos sinal de internet internos estão longe e tem muito sol atravessando os dois ambientes, sem contar que teríamos que furar uma estrutura rígida no chão, fio no ar também seria ruim, pois passa muito caminhão alto e poderia arrebentar essa rede.

Minha suposição seria com Wireless por ser mais fácil (acho que nem tanto, rsrsr.) e mais em conta.

Sugestões de equipamentos e como configurar são bem-vindas.

PS. A distância entre os ambientes onde tem conexão (roteador) e o ponto da energia onde precisa ser instalado e pegar sinal é de mais ou menos 200m.

Aguardo a ajuda dos experts aqui do Fórum!

• Membro VIP
Postado

Só ponto de vista prático e real. Se servir, faça bom uso...

Meu roteador multilaser de 2 antenas - não lembro o modelo - chegou  a alcançar incríveis + de 500m a 1km a céu aberto. Você tem a alternativa de usar um roteador qualquer e uma " latinha como antena "pra concentrar e direcionar o sinal

• Membro VIP
Postado
42 minutos atrás, if. disse:

Meu roteador multilaser de 2 antenas - não lembro o modelo - chegou  a alcançar incríveis + de 500m a 1km a céu aberto. 

Com o setup original?

Mas a banda foi lá pra baixo, e com muitos packets perdidos?

1 hora atrás, Antony Shuazter disse:

Minha suposição seria com Wireless por ser mais fácil (acho que nem tanto, rsrsr.) e mais em conta.

Por que?

Passar cabeamento de rede é meio oneroso, pois nossos sinal de internet internos estão longe e tem muito sol atravessando os dois ambientes, sem contar que teríamos que furar uma estrutura rígida no chão, fio no ar também seria ruim, pois passa muito caminhão alto e poderia arrebentar essa rede.

Sugiro falar mais um pouco do espaço físico, esses "ambientes", inclusive o do meio, usado como canal.

adicionado 10 minutos depois

Segundo ele, não precisa ser nada muito abundante, o maquinário dessa energia vai usar muito pouco e e poucas vezes. Apenas para gerar informação sobre o consumo.

Estas informações serão consumidas por quem?

• Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Isso não me interessa! 😁 Deu dois pauzinhos e consegui mandar um zap kk

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, if. disse:

Isso não me interessa! 😁 Deu dois pauzinhos e consegui mandar um zap kk

Desde que não falhe (deixe de comunicar) na hora mais necessária...

Uma conectividade ruim pode facilmente "sumir de vez" por causa de uma interferência eventual.

Postado
17 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Com o setup original?

Por que?

Sugiro falar mais um pouco do espaço físico, esses "ambientes", inclusive o do meio, usado como canal.

adicionado 10 minutos depois

Estas informações serão consumidas por quem?

1ª Pergunta

R: Porque não teria que perfurar o chão para passar cabeamento.

2ª Pergunta

R:O ambiente é de passar muitas máquinas pesadas e altas, cabo por cima seria arrebentado por essas máquinas e caminhões. Via chão é o problema citado anteriormente, chão duro e gasto com a passagem de cabeamento.

3ª Pergunta

Por um equipamento que salvará as informações periodicamente (frequência de envio não muito alta), para isso precisa dessa intercomunicação para enviar os dados. Banda curta, sem dados pesados.

adicionado 0 minutos depois
18 horas atrás, if. disse:

Só ponto de vista prático e real. Se servir, faça bom uso...

Meu roteador multilaser de 2 antenas - não lembro o modelo - chegou  a alcançar incríveis + de 500m a 1km a céu aberto. Você tem a alternativa de usar um roteador qualquer e uma " latinha como antena "pra concentrar e direcionar o sinal

Pode me citar o modelo e um tutoria de configuração em modo de repetidor do mesmo?

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Antony Shuazter disse:

3ª Pergunta

Por um equipamento que salvará as informações periodicamente (frequência de envio não muito alta), para isso precisa dessa intercomunicação para enviar os dados. Banda curta, sem dados pesados.

Eu já havia entendido esse objetivo. Estava a querer trazer, para "fazermos critério", o grau de importância desses dados, a utilidade deles. Pois do jeito que se falou e se aceitou em alguns momentos, ficou parecendo que a sincronização instantânea deles pode até falhar, que é apenas "um log qualquer" (pra inglês ver que está lá, que existe, que consta nas instalações).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!