Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, boa tarde, boa noite sras. e sres.

Pretendo fazer um upgrade no PC logo menos depois de cinco bons anos sem mexer em nenhuma peça, as únicas coisas que vão permanecer no PC é um HD Sea Gate (Seagate ST1000DM003-1CH162) 1TB e um SSD SanDisk 240 GB (SanDisk SDSSDA240G) e, óbvio, uma fonte Corsair 660W.

Já tenho todas as peças em mente, porém, um conhecido disse algo relacionado sobre:
- "Veja se todas as peças são compatíveis, pois AMD é bem frescurenta em questões de coisas que não são compatíveis" 
Então após isso, saí pesquisando e achei algumas coisas que eu sinceramente não faço ideia se isso tem alguma chance de acontecer, até fiquei meio noiado achando que é tudo incompatível depois de alguma pesquisa, mas vamos lá:

Começando pela placa-mãe:
Placa-Mãe Asus Prime A320M-K/BR, AMD AM4, mATX, DDR4.
Pretendo colocar um AMD Ryzen 3 3300X nela, é compatível (Atualizando a BIOS). Então, ok.

Pergutas:
1. Fui ver a lista de HD/SSD que são compatíveis ( https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/PRIME_A320M-K/PRIME_A320M-K_Devices_report.pdf )  e, apenas o HD Sea Gate é compatível. (Ou que pelo menos mostra no manual de instruções da placa no site da fabricante). O SSD não consta nessa lista, apenas as primeiras letras (SDSSD...), meu SD, portanto, seria incompatível com essa placa-mãe ?

2. Seguindo a mesma linha da pergunta 1, a RAM que eu pretendo colocar, é uma Memória HyperX Fury RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Preto - HX430C15FB3A/8 e, mesma coisa. Fui na lista de memórias compatíveis ( https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/PRIME_A320M-K/PRIME_A320M-K_Memory_QVL_20170705.pdf ) e só mostra algumas letras (HX430C15), o "serial HX430C15FB3A/8" não é encontrado, portanto, minha memória também não é compatível ?

3. A Placa-Mãe Asus Prime A320M-K/BR, suporta clocks de memória de DDR4 3200(O.C.)/2933(O.C.)/2666/2400/2133 MHz, se eu colocar a Memória HyperX Fury RGB, 8GB, 3000MHz, qual clock meu setup trabalharia ? Direto no clock de 3000 ou 2666, já que "supostamente" não há nenhum overclock feito ainda.

4. A placa de vídeo que pretendo colocar nesse setup, apenas para informações adicionais, é uma EVGA NVIDIA GeForce GTX 1660 XC Gaming 6GB, GDDR5 - 06G-P4-1163-KR, que "casou" com o processador dando apenas 4% de bottleneck.

Agradeço muito a quem puder ajudar e peço desculpas por fazer uma pergunta que possivelmente eu só esteja pensando até demais.
Obrigado.

Postado
7 minutos atrás, Kewux disse:

portanto, minha memória também não é compatível ?

é sim, o modelo deve ter sido lançado depois da lista, apenas

9 minutos atrás, Kewux disse:

A Placa-Mãe Asus Prime A320M-K/BR, suporta clocks de memória de DDR4 3200(O.C.)/2933(O.C.)/2666/2400/2133 MHz, se eu colocar a Memória HyperX Fury RGB, 8GB, 3000MHz, qual clock meu setup trabalharia ? Direto no clock de 3000 ou 2666, já que "supostamente" não há nenhum overclock feito ainda.

ele iria trabalhar em 2666, se fizer overclock iria até 3200, sua placa-mãe possui perfis XMP

9 minutos atrás, Kewux disse:

A placa de vídeo que pretendo colocar nesse setup, apenas para informações adicionais, é uma EVGA NVIDIA GeForce GTX 1660 XC Gaming 6GB, GDDR5 - 06G-P4-1163-KR, que "casou" com o processador dando apenas 4% de bottleneck.

ok, tudo certo.

10 minutos atrás, Kewux disse:

Fui ver a lista de HD/SSD que são compatíveis ( https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/PRIME_A320M-K/PRIME_A320M-K_Devices_report.pdf )  e, apenas o HD Sea Gate é compatível. (Ou que pelo menos mostra no manual de instruções da placa no site da fabricante). O SSD não consta nessa lista, apenas as primeiras letras (SDSSD...), meu SD, portanto, seria incompatível com essa placa-mãe ?

meu SSD e HDD não estão no site de compatibilidade da minha placa-mãe e funcionam de boa, desde que tenha a entrada na placa-mãe, é pra funcionar

• Curtir 1
Postado
44 minutos atrás, Kewux disse:

O SSD não consta nessa lista, apenas as primeiras letras (SDSSD...), meu SD, portanto, seria incompatível com essa placa-mãe ?

nao leve essas listas ao pé da letra.. elas apenas sao EXEMPLIFICATIVAS, nada mais.. indica que o fabricante testou determinados modelos e marcas e que eles funcionaram, mas nao quer dizer que outras marcas fora dessas listas não serão compativeis.. só isso

entao hd, ssd, ram, serao compativeis sem maiores problemas

• Amei 2
Postado
44 minutos atrás, Kewux disse:

2. Seguindo a mesma linha da pergunta 1, a RAM que eu pretendo colocar, é uma Memória HyperX Fury RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Preto - HX430C15FB3A/8 e, mesma coisa. Fui na lista de memórias compatíveis ( https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/PRIME_A320M-K/PRIME_A320M-K_Memory_QVL_20170705.pdf ) e só mostra algumas letras (HX430C15), o "serial HX430C15FB3A/8" não é encontrado, portanto, minha memória também não é compatível ?

Não se preocupa com essa lista para o seu caso.

O processador que escolheu não tem vídeo integrado e também você irá usar placa de vídeo, logo não vai ter problemas.

Essa lista de memórias testadas faz extremamente mais sentido quando vai usar um processador com vídeo integrado e usar o integrado para jogar.

Por exemplo o meu setup mesmo, eu uso o vídeo integrado do meu processador, então para o meu caso tenho de levar em consideração essa lista de memórias testadas com a placa-mãe, visto que eu já relatei problemas com memória que não consta nessa lista, nessa brincadeira comprei memórias que é de versão recente e uso normalmente.

• Curtir 2
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!