Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 3 2200G não está atingindo 3700Mhz com o Turbo Boost ativo


Paelem

Posts recomendados

Não sei o que está ocorrendo que desde que coloquei a RX 570 no meu setup meu Ryzen 3 2200G não está mais atingindo 3700Mhz com Turbo Boost.

 

Ele vai até 3500Mhz em todos os núcleos, não sei se foi depois que coloquei a RX 570 ou se foi depois que atualizei o driver da AMD.

 

Alguém já passou por algum problema parecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Boa-tarde,

 

qual a temperatura do processador?

Alterou algum parâmetro na BIOS?

Raramente atinge os 70°C, fica na maioria do tempo até 65°C.

Sim, fiz overclock nas memórias de 2400Mhz para 3200Mhz e desativei o vídeo integrado o turbo boost tá ligado no setup da bios também, placa-mãe é uma A320M-K/BR o estranho e que antes atingia normalmente. Tô fazendo um downgrade de driver.

 

Meu Ryzen 5 2600 chega semana que vem o problema e que talvez eu venda o Ryzen 3 2200G e tô com medo de ser algum problema na pinagem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
33 minutos atrás, Paelem disse:

Raramente atinge os 70°C, fica na maioria do tempo até 65°C.

Sim, fiz overclock nas memórias de 2400Mhz para 3200Mhz e desativei o vídeo integrado o turbo boost tá ligado no setup da bios também, placa-mãe é uma A320M-K/BR o estranho e que antes atingia normalmente. Tô fazendo um downgrade de driver.

 

Meu Ryzen 5 2600 chega semana que vem o problema e que talvez eu venda o Ryzen 3 2200G e tô com medo de ser algum problema na pinagem. 

O que está usando para testar? 
 

use o AIDA64 para ver os cloks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
32 minutos atrás, Paelem disse:

Estou usando o MSI Afterburner.

image.thumb.png.dfeb9da379726e44e3050bfbcc8baa7b.png


Esse não é o software ideal para fazer essas medições, ainda mais que possui vídeo integrado. Há conflitos com o RIVA. Eu tinha um 3500g e tinha leituras erradas.

 

Para o teste correto, utilize o AIDA 64 em stress test e o CPU Z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:


Esse não é o software ideal para fazer essas medições, ainda mais que possui vídeo integrado. Há conflitos com o RIVA. Eu tinha um 3500g e tinha leituras erradas.

 

Para o teste correto, utilize o AIDA 64 em stress test e o CPU Z

Executei os testes e apareceu da mesma forma, removi a RX 570 pra executar o testes e deu na mesma, o estranho e que no Gerenciador de Tarefas nunca fica em 100% o uso do processador mesmo em stress, ele fica em 97% como se os 100% fosse a frequência 3700Mhz, vou ver os drivers e já atualizo aqui.

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/09/2020 às 17:45, Paelem disse:

Ele vai até 3500Mhz em todos os núcleos, não sei se foi depois que coloquei a RX 570 ou se foi depois que atualizei o driver da AMD.

Não tem nada de errado nisso.. 3.7GHz é o Turbo Boost em UM único núcleo.. Em todos os núcleos, será menor mesmo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, RS Faria disse:

Não tem nada de errado nisso.. 3.7GHz é o Turbo Boost em UM único núcleo.. Em todos os núcleos, será menor mesmo..

Aí que tá, ele não se ativa em nenhum núcleo. Além do mais essa informação de que é em apenas um único núcleo que se ativa, já não é mais verdadeira, era assim mais antigamente, hoje em dia muitos processadores atuais conseguem usar o boost em vários núcleos, o meu mesmo é um quad-core e eu conseguia atingir o boost em até 3 núcleos de vez em quando, assim como aparece nesse vídeo:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Paelem disse:

Além do mais essa informação de que é em apenas um único núcleo que se ativa, já não é mais verdadeira, era assim mais antigamente, hoje em dia muitos processadores atuais conseguem usar o boost em vários núcleos

Bom, precisa avisar pra AMD, pois essa informação peguei dela - https://www.amd.com/pt/products/apu/amd-ryzen-3-2200g

 

De resto, o vídeo confirma o que falei e mostra o mesmo comportamento do seu PC.. Esses picos de frequência maior são normais e muito rápidos.. No próprio vídeo, em 99% do tempo, tá lá a CPU em 3500..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, RS Faria disse:

Bom, precisa avisar pra AMD, pois essa informação peguei dela - https://www.amd.com/pt/products/apu/amd-ryzen-3-2200g

 

De resto, o vídeo confirma o que falei e mostra o mesmo comportamento do seu PC.. Esses picos de frequência maior são normais e muito rápidos.. No próprio vídeo, em 99% do tempo, tá lá a CPU em 3500..

Mas a própria AMD fala que são em vários núcleos. https://www.amd.com/pt/technologies/sense-mi

image.png.849001b4b1e33ca964910daf9aee953a.png

Além do mais se o meu processador estivesse atingindo as mesmas frequências do vídeo eu nem abriria o tópico, antes ele funcionava da mesma forma do vídeo, vários núcleos atingindo 3700Mhz constantemente, agora ele sempre chega a 3500Mhz em todos os núcleos e em alguns núcleos com muito esforço chega a 3525Mhz, não está batendo mais 3700Mhz depois que eu parei de usar a Vega 8.

adicionado 7 minutos depois
18 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Instale o RyzenMaster para ver as frequências 

Testei e não bateu, já nem sei mais o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paelem

 

Agora que olhei direito o vídeo que você postou acima, o vídeo é de junho de 2019..

 

De lá pra cá, a AMD mexeu BEM em BIOS e em drivers de chipset, pra fazer ajustes nas suas CPUs.. Ajustar frequências de Boost, Vcore, problemas com memórias, etc.. Se você fez o certo, e manteve BIOS e drivers atualizados, muito provavelmente, o que você tá vendo é a AMD arrumando um problema com o Boost..

 

O que você pode fazer é rodar algum teste, como o Cinebench 20, que tem testes Single e Multi-Core.. Ia ressaltar BEM o que tô falando da diferença entre algo que usa um núcleo e algo que usa todos os núcleos da CPU..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...