Ir ao conteúdo

Alerta no crystaldisc info, como resolver?

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, tenho um HD de 1T da Seagate, hj por curiosidade baixei o programa CrystaldiscInfo, pra ver a qualidade do meu HD se está saudavel etc, e la tinha uma mensagem escrito "ALERTA" e duas abinhas relacionadas ao alerta escritas: "Current Pending Sector Count" e "Uncorrectable Sector Count".
Alguém sabe resolver esses problemas a fim de deixar o HD saudavel novamente? Desde já grato!image.png.1a55e85a037b9aae9179fa8775722722.png

• Moderador
Postado
19 minutos atrás, CaioRyan disse:

então amigo... já tentou desfragmentar e formatar o HD?

Colega, erros informados pelo CrystalDiskInfo fazem referência a prováveis danos FÍSICOS no HD, o que não tem nada a ver com fragmentação e muito menos com formatação.

28 minutos atrás, Paulo Brandão disse:

Boa noite, tenho um HD de 1T da Seagate, hj por curiosidade baixei o programa CrystaldiscInfo, pra ver a qualidade do meu HD se está saudavel etc, e la tinha uma mensagem escrito "ALERTA" e duas abinhas relacionadas ao alerta escritas: "Current Pending Sector Count" e "Uncorrectable Sector Count".
Alguém sabe resolver esses problemas a fim de deixar o HD saudavel novamente? Desde já grato!image.png.1a55e85a037b9aae9179fa8775722722.png

"Current pending sector count" e "uncorrectable sector count" indicam que existem badblocks no seu HD (setores defeituosos, causados por danos físicos), nada pode ser feito nesse HD a não ser substituí-lo.

Causas do badblock:

- Pancadas no gabinete

- Desligamento repentino (forçar um desligamento ou queda de energia)

- Instabilidade na rede elétrica (e/ou raios)

- Uso de estabilizador

- Fonte bomba

Existe um "quebra-galho" quando se trata de badblocks, que é utilizar o comando chkdsk /r. Ele irá fazer uma análise completa no seu HD, detectar badblocks, marca-los para não serem mais utilizados e recuperar eventuais arquivos corrompidos (dentre outras correções), tente isso mas novamente: o seu HD possui danos físicos, nada pode ser feito a substituí-lo. Faça um backup dos seus dados e assim que for possível compre um HD novo.

Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite CHKDSK /R e tecle enter, uma mensagem de confirmação irá aparecer, tecle S e tecle enter e reinicie o computador. O procedimento pode demorar algumas horas, seja paciente e não interrompa o processo.

Qual a configuração completa da sua máquina (marca e modelo de todas as peças)?

Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador?

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@GabrielLV Provavelmente foi desligamento repentino, ele tava com problema na placa de vídeo e até eu diagnosticar que era ela eu desligava o pc segurando o power, pois eu n tinha vídeo (fiz isso varias vezes), hoje estou com um pc novo, comprei a seguinte configuração:
-Ryzen 5 3600
-Placa-Mãe ASRock B450M Steel Legend, AMD AM4, mATX, DDR4
-Water cooler Gamemax IceChill 240
-Placa de Vídeo Gigabyte GTX 1660 Super OC NVIDIA Geforce 6G, GDDR6
-2x memoria 8gb 3000 mhz ddr4
MINHA ANTIGA CONFIGURAÇÃO:
-i3 de 4 geração
-gtx 750 ti 2gb
-fonte vs600 corsair
-placa-mãe asus h81m cs br
-1x memoria 8gb ddr3
Eu ia usar o mesmo HD, até hoje não deu nenhum problema (Tenho a uns bons anos) e foi notar isso dai hoje, se eu permanecer com ele, tem algum risco?

• Moderador
  • Solução
Postado
agora, Paulo Brandão disse:

@GabrielLV Provavelmente foi desligamento repentino, ele tava com problema na placa de vídeo e até eu diagnosticar que era ela eu desligava o pc segurando o power, pois eu n tinha vídeo, hoje estou com um pc novo, comprei a seguinte configuração:
-Ryzen 5 3600
-Placa-Mãe ASRock B450M Steel Legend, AMD AM4, mATX, DDR4
-Water cooler Gamemax IceChill 240
-Placa de Vídeo Gigabyte GTX 1660 Super OC NVIDIA Geforce 6G, GDDR6

Eu ia usar o mesmo HD, até hoje não deu nenhum problema (Tenho a uns bons anos) e foi notar isso dai hoje, se eu permanecer com ele, tem algum risco?

A questão é que nunca é recomendado utilizar um HD danificado, apesar de que isso não necessariamente quer dizer que ele irá pifar da noite pro dia (exceto em casos de altíssimas quantidades de badblock, o que fariam com que o scan do CrystalDiskInfo apontasse um alerta crítico).

Porém, os avisos que foram mencionados indicam que existem tanto setores instáveis que não necessariamente estão ruins no seu HD (current pending sector count) quanto setores danificados e prováveis arquivos corrompidos presentes neles (uncorrectable sector count), e isso obrigatoriamente necessita que você use o chkdsk /r (após isso, os avisos irão sumir e então o aviso "reallocated sectors count" irá acender, indicando que existem setores defeituosos já marcados para não serem mais utilizados).

image.png.d8b17418e246388e8c8fa37f3a764d84.png

O seu HD possui bastante tempo de uso a julgar pela quantidade de horas ligado, por tanto, é sinal de que mesmo com badblocks ele conseguiu funcionar perfeitamente até hoje, ou seja, você pode continuar utilizando ele se quiser mas ainda assim fica a recomendação da substituição, tanto pela idade do HD quanto pela existência de defeitos físicos.

4 minutos atrás, Paulo Brandão disse:

diagnosticar que era ela eu desligava o pc segurando o power,

JAMAIS faça isso, deixe o computador desligar normalmente sem ficar segurando o botão power.

E você não respondeu minhas perguntas:

21 minutos atrás, GabrielLV disse:

Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador?

Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação?

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...