Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus EEE Pc 1201 T. Melhorar desempenho


PJCM
Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Olá.

Gostaria de aproveitar um Netbook de 2010.

O Asus EeePC 1201 T para trabalhos leves, planilhas pequenas, textos, alguns vídeos no Youtube.

O antigo dono me deu ele e gostaria de investir em algo para deixá-lo mais usável.

Se possível até trocar o Windows 7 Starter original 32 bits por um SO mais leve. Um Linux para quem nunca usou ou o da Google.

Fuçando com o Speccy, CPU-Z, Gerenciador de Dispositivos, ele hj ele tá assim:

        S.O.....:   Windows 7 Starter 32-bit SP1
        CPU...:   AMD Athlon Neo MV-40 Tecnologia Huron 65nm  de 1,6 GHz.
        RAM... 2,00GB Single-Channel DDR2 @ 160 Mhz (5-5-5-15) ,  tem só 1 slot.
        placa-mãe...:   ASUSTeK Computer INC. 1201T (CPU 1)
        Gráficos...::     monitor   HSD121PHW1 (1366x768@60Hz)

                                placa      ATI Radeon HD 3200 Graphics (ASUStek Computer Inc)
        Armazenamento...:  HD  232GB Seagate ST9250315AS ATA Device (SATA )  /  Sata II (3,0 Gb/s) / 5.400 r.p.m
        Áudio...:    Realtek High Definition Audio

        Rede.WiFi...: Realtek RTL8191SE Wireless LAN 802.11n PCI-E NIC (b/g/n = Wi-Fi 4)

 

Poderia melhorar em quê?

Trocar  o disco por um SSD, mesmo tamanho?

Trocar o pente de memória por um mais rápido?  Aliás  não  consegui entender de quantos MHz é a minha.  Na aba SPD  do CPU-z diz: 

    Module format        SO-DIMM
    Module Manufacturer(ID)    SK Hynix (AD00000000000000000000)
    Size            2048 MBytes
    Max bandwidth        PC2-6400 (400 MHz)

 

Sou totalmente leigo em termos de outros S.O fora o Windows.  Teria algum Linux com interface parecida com o Windows, prá me ajudar, que fosse mais leve e mais completo que o Windows 7 Starter?

 

Agradeço a atenção e opiniões.

 

Paulo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O máximo que poderia ser feito é colocar um SSD. Mas não espere milagres.

 

quanto ao Linux, deixarei para um user aqui do fórum que manja bem de Linux e ele poderá te ajudar nessa escolha.


@KairanD


KairanD, mestre pode ajudá-lo na escolha do Linux?

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução
11 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

O máximo que poderia ser feito é colocar um SSD. Mas não espere milagres.

10 horas atrás, Frib 2K4 disse:

...colocar um SSD de 240GB no mínimo já dá uma melhora significativa. 

Isso geralmente é fundamental. Contudo, como a máquina é bem antiga, precisamos saber se o controlador suporta Sata III, para poder aproveitar a totalidade do desempenho do SSD. No mínimo precisa ser Sata II, porque aí conseguiria pelo menos os 300 MB/s. Sata I fica meio complicado: o ganho ainda é perceptível com relação a um HDD, mas perde muito do desempenho do SSD.

 

O disco atual dele ali está em Sata II e creio que esse deve ser o limite da máquina. Nesse caso ainda compensa o SSD. Se o uso for apenas para estudos, um SSD de 120 GB pode atender (geralmente não compensa considerando a diferença de preço, maaaaaas os preços estão loucos, né). Meu notebook mesmo está com um SSD de 120GB da PNY.

 

10 horas atrás, Frib 2K4 disse:

Como disse que é para uso básico, acredito que colocar pelo menos uns 4 GB RAM...

O problema é que tem apenas um slot e é DDR2... Tem que avaliar se compensa. E se suporta...

 

11 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

quanto ao Linux, deixarei para um user aqui do fórum que manja bem de Linux e ele poderá te ajudar nessa escolha.

Lubuntu é a melhor opção amigável e super leve. Vai rodar melhor que o Windows 7 e atende com muita sobra. Considerando o uso em Office, pode escolher uma das trocentas opções gratuitas (como LibreOffice, OpenOffice e WPS Office) ou mesmo instalar o Microsoft Office através do Wine. 

 

Dá pra tentar um Linux Mint também. O processador suporta 64 bits, mas aí tem que ver se a BIOS também suporta. É um sistema mais completo que o Lubuntu e com três opções oficiais de interface que são extremamente parecidas com a do Windows. A interface mais leve é a Xfce (mais leve, mas também mais feia).

 

Link para download do Lubuntu: https://lubuntu.me/downloads/

Link para download do Linux Mint: https://linuxmint.com/download.php

 

Eu tenho um tablet/netbook (híbrido) com apenas 2GB de memória RAM e o Windows 10 Home de 32 bits rodava bem nele. Aí instalei o Ubuntu 20.04.1 LTS (que não é pensado para ser um sistema leve e só tem edição de 64 bits) e ele também rodou razoavelmente bem (para uso básico, é óbvio). Contudo, esse computador tem um SSD bem rápido e o processador chega a ser mais de quatro vezes mais rápido que o Athlon Neo MV-40... O Linux Mint é mais leve que o Ubuntu, mas acho que a melhor escolha aí é o Lubuntu mesmo. Ou talvez algo ainda mais leve.

 

11 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

KairanD, mestre pode ajudá-lo na escolha do Linux?

Agradeço a consideração, mas definitivamente não mereço ser chamado por esse termo! Sou totalmente iniciante em GNU/Linux. Ainda sou bem leigo e preciso estudar muito. Eu comecei a usar em fevereiro deste ano e parei de usar totalmente o Windows apenas em abril. Antes disso eu era praticamente casado com a Microsoft: tive até Windows Phone (e gostava e só parei de usar quando cortaram o suporte). 

 

Ao contrário da visão popular, as distros GNU/Linux mais amigáveis são bem fáceis de usar e as ferramentas open source atendem a maioria dos usuários da mesma forma que as proprietárias. Eu peguei sem saber nada e ainda sei pouco, mas meu workflow rende no Ubuntu de uma forma que nunca consegui produzir no Windows 10 (sinceramente acho o GNOME shell sensacional, mas é pesado para hardware mais simples). 

 

11 horas atrás, PJCM disse:

Aliás  não  consegui entender de quantos MHz é a minha.  Na aba SPD  do CPU-z diz: 

    Module format        SO-DIMM
    Module Manufacturer(ID)    SK Hynix (AD00000000000000000000)
    Size            2048 MBytes
    Max bandwidth        PC2-6400 (400 MHz)

800 MHz. Você deve multiplicar aquele valor ali por dois (DDR = Double Data Rate). 

 

11 horas atrás, PJCM disse:

Sou totalmente leigo em termos de outros S.O fora o Windows.  Teria algum Linux com interface parecida com o Windows, prá me ajudar, que fosse mais leve e mais completo que o Windows 7 Starter?

O Lubuntu, além de ser mais leve, não tem as limitações do Windows 7 Starter (essa versão é para matar de raiva mesmo) e não perdeu o suporte (o suporte para o Windows 7 já foi encerrado e a melhor coisa a fazer é não usá-lo). 

 

Fique tranquilo quanto ao uso: o procedimento de instalação do sistema é exatamente o mesmo (criar pendrive de boot e seguir o menu interativo) e a utilização é super simples. Se tiver alguma dúvida, podemos ajudar com isso.

 

P.S.: anote o número da licença do Windows 7 Starter em algum lugar antes de sair formatando. Nessa época isso não era armazenado na BIOS (e não sei como está o adesivo debaixo do notebook, que tende a deteriorar ou ser retirado).

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, KairanD disse:

O disco atual dele ali está em Sata II

É, se suportar Sata II o ganho de desempenho é considerável, minha placa-mãe mesmo é Sata II e o boot é coisa de 12 segundos (isso porque é Sata II e tem outros programas iniciando junto com o Windows), mas tem o lance dos preços, então melhor esperar pra comprar um SSD mesmo 😕.

Pra uso básico como Office talvez ele possa continuar com os 2 GB de RAM mesmo, colocar um Linux da vida  e comprar um SSD mais pra frente, já que qualquer peça tá um absurdo de caro por conta da pandemia e crise no país.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Frib 2K4 Sim, com Sata II fica legal. Com Sata I é que o custo x benefício seria questionável.

 

Sobre o sistema, acho que o Lubuntu é a única saída dele. Taaaaaalvez o Linux Mint, mas aí fica um grande talvez. Windows 10 e Ubuntu 20.04 são pesados demais para esse hardware, e o Windows 7 perdeu o suporte a atualizações, além de demandar mais do hardware que o Lubuntu.

 

O Lubuntu é um sistema bem tranquilo de usar. Além disso, por ser baseado no Ubuntu, é fácil achar programas compatíveis com ele e a documentação na Internet é muito extensa (o Ubuntu é o "Windows do mundo Linux"). Ele já vem com uma loja de aplicativos bacana, mas também pode-se usar diretamente os repositórios ou baixar programas em .deb. 

 

Para a utilização em estudos, imagino que ele dependerá principalmente da suíte Office. Conforme comentei anteriormente, há várias opções, inclusive o próprio Microsoft Office (que roda no Wine, sendo instalado através do aplicativo PlayOnLinux, ou usado na versão online). Imagino também que serão utilizados programas de videoconferência, e eles também estão disponíveis (Discord, Microsoft Teams, Skype e Zoom têm clientes oficiais para GNU/Linux). Para aplicativos de edição de imagens, há vários também, como o GIMP, o Krita e o KolourPaint (e o Photoshop pode ser usado através do Wine). Para CAD, tem o LibreCAD e vários outros. Para análise de mapas, tem o QGis. Aplicativos comuns como o Spotify também estão todos disponíveis de forma nativa, bastando pesquisar na loja de apps e clicar em instalar.

 

É bacana que a própria Microsoft está dando suporte a sistemas GNU/Linux, principalmente ao Ubuntu (a Canonical, produtora do Ubuntu, é uma empresa parceira) e até mesmo o navegador Edge em versão Linux será lançado mês que vem. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal !!

Obrigado pelas opiniões.

Em 24/09/2020 às 20:44, Mr. Caio Augusto disse:

O máximo que poderia ser feito é colocar um SSD. Mas não espere milagres.

Em 24/09/2020 às 21:11, Frib 2K4 disse:

@PJCM Como disse que é para uso básico, acredito que colocar pelo menos uns 4 GB RAM e colocar um SSD de 240GB no mínimo já dá uma melhora significativa. 

 

Com relação a milagres, Mr. Caio Augusto,  não espero, pois é uma máquina antiga, embora os reviews que li escritos na época de lançamento, são bem positivos para ele.

A bronca é que ele é lento para abrir uma página na internet.

Rodar um vídeo no youtube telinha pequena....noossaaa que lento!!!. E fica travando  que  irrita.

Cronometei 2:27' entre abrir o google, entrar no youtube, carregar as miniaturas, o vídeo e começar a rodar.

Tinha nada mais carregado na memória.

O Cristal disk info diz que o HD tá bom,  o que é um alívio.

 

Mas sei que um SSD de 240 GB ajudaria bastante, e é o máximo que o bolso pode esticar.

 

Quanto a RAM,   apenas  aqui  https://www.notebookcheck.info/Asus-Eee-PC-1201T.28489.0.html,  dá  ideia de 4 GB,  mas não tô achando no ML , nem no Mr. Memory.

A minha é Hynix HYMP125S64CP8, 1,8 volts, sdram, 200 pinos 5-5-5.  Mas não tem dela 4 GB no site da Hynix. 

 

17 horas atrás, KairanD disse:

Isso geralmente é fundamental. Contudo, como a máquina é bem antiga, precisamos saber se o controlador suporta Sata III, para poder aproveitar a totalidade do desempenho do SSD. No mínimo precisa ser Sata II, porque aí conseguiria pelo menos os 300 MB/s. Sata I fica meio complicado: o ganho ainda é perceptível com relação a um HDD, mas perde muito do desempenho do SSD.

 

O disco atual dele ali está em Sata II e creio que esse deve ser o limite da máquina. Nesse caso ainda compensa o SSD. Se o uso for apenas para estudos, um SSD de 120 GB pode atender (geralmente não compensa considerando a diferença de preço, maaaaaas os preços estão loucos, né). Meu notebook mesmo está com um SSD de 120GB da PNY.

 

O problema é que tem apenas um slot e é DDR2... Tem que avaliar se compensa. E se suporta...

 

Lubuntu é a melhor opção amigável e super leve. Vai rodar melhor que o Windows 7 e atende com muita sobra. Considerando o uso em Office, pode escolher uma das trocentas opções gratuitas (como LibreOffice, OpenOffice e WPS Office) ou mesmo instalar o Microsoft Office através do Wine. 

 

Dá pra tentar um Linux Mint também. O processador suporta 64 bits, mas aí tem que ver se a BIOS também suporta. É um sistema mais completo que o Lubuntu e com três opções oficiais de interface que são extremamente parecidas com a do Windows. A interface mais leve é a Xfce (mais leve, mas também mais feia).

 

Link para download do Lubuntu: https://lubuntu.me/downloads/

Link para download do Linux Mint: https://linuxmint.com/download.php

 

Eu tenho um tablet/netbook (híbrido) com apenas 2GB de memória RAM e o Windows 10 Home de 32 bits rodava bem nele. Aí instalei o Ubuntu 20.04.1 LTS (que não é pensado para ser um sistema leve e só tem edição de 64 bits) e ele também rodou razoavelmente bem (para uso básico, é óbvio). Contudo, esse computador tem um SSD bem rápido e o processador chega a ser mais de quatro vezes mais rápido que o Athlon Neo MV-40... O Linux Mint é mais leve que o Ubuntu, mas acho que a melhor escolha aí é o Lubuntu mesmo. Ou talvez algo ainda mais leve.

 

Agradeço a consideração, mas definitivamente não mereço ser chamado por esse termo! Sou totalmente iniciante em GNU/Linux. Ainda sou bem leigo e preciso estudar muito. Eu comecei a usar em fevereiro deste ano e parei de usar totalmente o Windows apenas em abril. Antes disso eu era praticamente casado com a Microsoft: tive até Windows Phone (e gostava e só parei de usar quando cortaram o suporte). 

 

Ao contrário da visão popular, as distros GNU/Linux mais amigáveis são bem fáceis de usar e as ferramentas open source atendem a maioria dos usuários da mesma forma que as proprietárias. Eu peguei sem saber nada e ainda sei pouco, mas meu workflow rende no Ubuntu de uma forma que nunca consegui produzir no Windows 10 (sinceramente acho o GNOME shell sensacional, mas é pesado para hardware mais simples). 

 

800 MHz. Você deve multiplicar aquele valor ali por dois (DDR = Double Data Rate). 

 

O Lubuntu, além de ser mais leve, não tem as limitações do Windows 7 Starter (essa versão é para matar de raiva mesmo) e não perdeu o suporte (o suporte para o Windows 7 já foi encerrado e a melhor coisa a fazer é não usá-lo). 

 

Fique tranquilo quanto ao uso: o procedimento de instalação do sistema é exatamente o mesmo (criar pendrive de boot e seguir o menu interativo) e a utilização é super simples. Se tiver alguma dúvida, podemos ajudar com isso.

 

P.S.: anote o número da licença do Windows 7 Starter em algum lugar antes de sair formatando. Nessa época isso não era armazenado na BIOS (e não sei como está o adesivo debaixo do notebook, que tende a deteriorar ou ser retirado).

 

Obrigado KairanD,  Fui nos links do Lubuntu e do Mint.

Dai vem a dúvida de qual Lubuntu baixar. Vi a opção  20.04.1 LTS (Fossa Focal)  e  a   18.04.5 Bionic Beaver LTS (LXDE). Qual escolher?

 

E  no  Mint  parece que a última versão é a Ulyana, correto?  mas eu faria o download de uma das três edições que tem lá: Cinnamon, Mate ou XFce.

Estas exigem 2 GB para uso confortável.

 

Bem , ainda tô decidindo. Vou ler mais o manual do Lubuntu e o do Mint.

Preciso de algo fácil de instalar.

Mas antes de tudo,  como  saber se a minha BIOS suporta 64 bits?

 

Td de bom !!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É difícil mesmo, eu mesmo já passei por isso.

 

As páginas estão tão carregadas, com funções que hoje em dia já não abrem mais em computadores que antes abriam. 
 

Creio que até mesmo antes de instalar um SSD, vale a pena instalar uma distro do Linux... ele tem salvado muitas pessoas nestas máquinas antigas. pode até ser que nem precise de upgrade! 
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Oi. Td bem?

Queria aproveitar esse tópico para,  antes  de  instalar o  Lubuntu, perguntar algo.

Veja,  usando a  ferramenta de criação de mídia   da Microsoft, eu  preparei um pendrive  de  32 GB  para fazer   instalação bootável  do windows 10.

Mas tem muito espaço sobrando: 22 GB.

 

Tem como aproveitar este pendrive?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@PJCM Você diz manter a partição de boot no pendrive para usos futuros? Isso é algo não muito apropriado. Pois, tanto para o Windows como para distribuições GNU/Linux, novas imagens de sistema mais atualizadas são frequentemente publicadas. Ou seja, o ideal é deletar essa partição de boot após o uso e voltar a usar o pendrive normalmente, em capacidade total. Se precisar formatar novamente, você cria novamente o pendrive de boot com uma imagem mais atualizada.

 

Por enquanto, é interessante manter esse pendrive pois, caso você não goste do Lubuntu, pode voltar para o Windows 10 mais rapidamente. Se sua pergunta é relacionada a colocar tanto o Lubuntu quanto o Windows 10 como sistemas bootáveis no pendrive, há algumas ferramentas para fazer isso. Contudo, é mais simples e fácil usar outro pendrive para o Lubuntu (pode ser bem pequeno, pois a .iso é bem menor que a do Windows 10).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD

7 horas atrás, KairanD disse:

@PJCM Você diz manter a partição de boot no pendrive para usos futuros? Isso é algo não muito apropriado. Pois, tanto para o Windows como para distribuições GNU/Linux, novas imagens de sistema mais atualizadas são frequentemente publicadas. Ou seja, o ideal é deletar essa partição de boot após o uso e voltar a usar o pendrive normalmente, em capacidade total. Se precisar formatar novamente, você cria novamente o pendrive de boot com uma imagem mais atualizada.

 

Por enquanto, é interessante manter esse pendrive pois, caso você não goste do Lubuntu, pode voltar para o Windows 10 mais rapidamente. Se sua pergunta é relacionada a colocar tanto o Lubuntu quanto o Windows 10 como sistemas bootáveis no pendrive, há algumas ferramentas para fazer isso. Contudo, é mais simples e fácil usar outro pendrive para o Lubuntu (pode ser bem pequeno, pois a .iso é bem menor que a do Windows 10).

 

KairanD, realmente meu caso é querer ter um pendrive "bootável", onde eu possa ter a opção de, através de menu na inicialização do PC, eu escolher qual sistema instalar no mesmo. Tipo Win10, Win7, Linux etc.

 

No meu desktop, fiz o que descrevo abaixo.

Eu fui no link q você citou lá em cima e baixei a ISO  "lubuntu-20.04-desktop-amd64.iso", verifiquei a integridade pelo SHA256 sums , e com o programa MultiBootUSB , aproveitei o pendrive que já tem o W10.

Quando fui instalar, o Multiboot disse que não suportava e sugeriu usar o Memdisk (?).

Concordei (apostei no escuro) e  após um tempo  ele  disse q tudo tinha ocorrido bem.

Anexei as telas do pendrive.

Fui tentar instalar o Lubuntu.

Inicializei pelo pendrive e escolhi a ISO do Lubuntu, Daí começa a carregar a instalação (monte de .......) depois aparece umas informações bem rápidas q não consigo ler.

Depois a tela fica vazia, ligad mas escuara, e nada mais.

Esperei uns 10 minutos e nada.

Desliguei o netbook e iniciei pelo Win7 e nada mudou no netbook.

 

Então tô aqui esperando ajuda. valeu.

 

Pendrive_1.jpg

Pendrive_2.jpg

Pendrive_3.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD

Bem, resolvi seguir teu conselho e fazer um pendrive bootável limpo.

Só com o Lubuntu 20.04.1.

Usei o Rufus, conforme link citado no Manual do Lubuntu.

https://ubuntu.com/tutorials/create-a-usb-stick-on-windows#1-overview

Dai, após o pendrive ficar só com a ISO, reiniciei o netbook, e experimentei o Lubuntu.

Mas não tirei o Win 7 Starter.

Quero experimentar mais o Lubuntu.

Me acostumar com o modo de trabalhar nele.

Realmente ele é bem leve e carrega as páginas mais rápido no Firefox que no windows.

Mas ainda dá uns engasgos em rodar os vídeos. Preciso tb configurar o touchpad para que aceite os toques nele como modo de seleção do item da tela.

Preciso aprender a formatar, deletar, criar diretórios etc. O máximo sem ter que usar linhas de comando.

 

Tô bem animado.

 

valeu.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
7 horas atrás, PJCM disse:

Bem, resolvi seguir teu conselho e fazer um pendrive bootável limpo.

Só com o Lubuntu 20.04.1.

Usei o Rufus, conforme link citado no Manual do Lubuntu.

https://ubuntu.com/tutorials/create-a-usb-stick-on-windows#1-overview

Sempre prefiro fazer assim. Afinal, a gente nunca deve manter a .iso de qualquer sistema por muito tempo em um pendrive, pois ela fica desatualizada. E essas ferramentas de multi-boot podem te fazer passar raiva.

 

7 horas atrás, PJCM disse:

Mas não tirei o Win 7 Starter.

Quero experimentar mais o Lubuntu.

Me acostumar com o modo de trabalhar nele.

Realmente ele é bem leve e carrega as páginas mais rápido no Firefox que no windows.

Nunca devemos comparar a velocidade de um sistema rodando em modo live (direto do pendrive) ou em máquina virtual (VM) com a velocidade de um sistema instalado diretamente na máquina. O pendrive é um gargalo absurdo e, além disso, os drivers não foram devidamente instalados. Se você sentiu que o Lubuntu estava mais rápido mesmo em modo live, significa que ele provavelmente deve ficar bem mais rápido depois de ser instalado. E sabe o que é mais legal? Você acabou de instalar um sistema x64 (64 bits), enquanto seu Windows 7 é x86 (32 bits). Sistemas x86 estão caindo em desuso.

 

Ontem eu testei outro sistema e acho que vou migrar para ele: o Manjaro. Tenho alguns amigos que usam e me recomendam constantemente, dizendo que é muito mais leve e mais polido que o Ubuntu, enquanto ao mesmo tempo consegue ser mais completo e mais fácil de usar. Instalei ele em uma máquina virtual no meu notebook, com apenas 2GB de memória RAM configurados (tentando simular a condição do meu tablet) e fiquei impressionado. Mesmo pegando a opção de interface gráfica mais pesada (o GNOME), ele ficou mais rápido com essa quantidade de memória em uma VM que o Ubuntu ou o Windows 10 rodando diretamente no meu hardware com 8GB. Esse sistema realmente parece deixar outros "no chinelo" em termos de velocidade, sem sacrificar a usabilidade ou a aparência. 

 

Caso queira experimentar: https://manjaro.org/download/. A versão Xfce é a mais leve, enquanto a KDE está no meio do caminho e a GNOME (mesma interface padrão do Ubuntu, mas com as modificações do Manjaro) é a mais pesada.

 

O Manjaro é baseado no Arch Linux (assim como o Ubuntu é baseado no Debian). A vantagem é que, além de ter os repositórios oficiais, você tem acesso ao AUR (Arch User Repository), e pode também habilitar a Snap Store (da Canonical, empresa distribuidora do Ubuntu) e os Flatpaks. Basicamente, você encontra quase qualquer coisa na loja de aplicativos dele, e ela não é lenta como a do Ubuntu. Fiquei realmente impressionado. 

 

Você pode testar todos esses sistemas que recomendei no modo live e ver qual você prefere. Pela leveza do Manjaro, diria que dá para arriscar inclusive o GNOME. Vai ser mais pesado que o Lubuntu, mas é capaz de ainda rodar melhor que o Windows 7 x86.

 

7 horas atrás, PJCM disse:

Mas ainda dá uns engasgos em rodar os vídeos. Preciso tb configurar o touchpad para que aceite os toques nele como modo de seleção do item da tela.

Isso provavelmente está ocorrendo porque ele está sem os drivers adequados. Durante a instalação, não esqueça de marcar a opção de usar drivers proprietários, caso esteja disponível. O sistema vai automaticamente coletar os melhores drivers e instalar tudo para você. Sim, é simples assim.

 

7 horas atrás, PJCM disse:

Preciso aprender a formatar, deletar, criar diretórios etc. O máximo sem ter que usar linhas de comando

Sistemas GNU/Linux modernos e direcionados ao usuário final, como o Lubuntu, são soluções fáceis de usar. Dá para trabalhar no sistema praticamente esquecendo que existe o terminal. Eu mesmo comecei assim. Contudo, logo você vai perceber que fazer as coisas pelo terminal é mais rápido e prático. Por exemplo, é mais rápido abrir um terminal e digitar "sudo apt install spotify" que ter que abrir a loja de aplicativos e pesquisar pelo programa. É mais fácil digitar "sudo apt update && sudo apt upgrade" para atualizar todo o sistema que abrir as opções de atualização. É mais fácil digitar "sudo apt autoremove && sudo apt autoclean && sudo apt clean" para limpar lixo do sistema que depender de uma ferramenta externa (tipo CCleaner ou, no caso do GNU/Linux, BleachBit) para fazer isso.

 

Quando você estiver seguro para instalar o sistema GNU/Linux, após testar algumas ou todas das várias opções que recomendei, posso te dar algumas dicas sobre configurações. Algumas delas vão envolver o uso do terminal simplesmente porque é mais fácil de explicar e de fazer, mas você poderia usar ferramentas gráficas. Prefiro te passar uma lista de comandos práticos e rápidos.

 

Sabe o que costuma ocorrer ao pesquisarmos conteúdo no Youtube e em sites dedicados? Vejo diversas pessoas reclamando do terminal no GNU/Linux (sendo que muitas vezes nem é necessário usá-lo), mas não vejo as mesmas pessoas criticando o uso de terminal no MacOS (que aparece em tutoriais)... Não vejo produtores de conteúdo atacando o MacOS como fazem com o GNU/Linux, espalhando falácias para espantar os usuários antes de sequer experimentarem: nunca vi comentários como "MacOS é apenas um sistema operacional, e não uma solução". Por sinal, o MacOS é baseado no BSD, que por sua vez também é um tipo de Unix.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD   Obrigado pela resposta. Bem, como você gostou do Manjaro, vou dar um voto de confiança (hehe).  você falou em 3 ambientes gráficos (XFCe, KDE e GNOME).   E não sei qual é o do Lubuntu. Mas se o XFCe é leve, eu vou começar pelo Manjaro XFCe.

Com escrevi no começo, prefiro algo simples e intuitivo que venha com programas semelhantes aos do Windows. 

Caso não goste tentarei o Lubuntu.

Algo que quero elogiar no Lubuntu, é o Manual disponível no site dele. Acho bem feito. Gostei tb do tutorial no site do UBUNTU que ensina usar o Rufus ( https://ubuntu.com/tutorials/create-a-usb-stick-on-windows#1-overview ).

No site do RUFUs não ensina,  e  sei  o  que  é  um  iniciante  sem  informações. Um ser inseguro.

 

E  sim ,  vou  perguntar sempre.  Só não  quero que este tópico  saia  do  seu  tema.  Como farei para incomodar?  Tem LINUX aqui no Clube?

 

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
37 minutos atrás, PJCM disse:

E  sim ,  vou  perguntar sempre.  Só não  quero que este tópico  saia  do  seu  tema.  Como farei para incomodar?  Tem LINUX aqui no Clube?

 

Você pode abrir um tópico no setor GNU/Linux, BSD, Unix-like e software livre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
6 horas atrás, PJCM disse:

Bem, como você gostou do Manjaro, vou dar um voto de confiança (hehe). 

Vale a pena testar todos! Assim você fica mais seguro na hora de instalar, pegando um que você sabe que te agrada mais.

 

A única coisa que você não deve fazer é buscar versões mais antigas pela leveza. Da mesma forma que devemos evitar o Windows 7 por ter perdido o suporte, também precisamos evitar distribuições GNU/Linux sem suporte, exatamente pelos mesmos problemas. Para sistemas baseados em Ubuntu, a referência é a tabela da Canonical:

 

image.png

 

O que estiver fora (ou perto de ficar fora) do "Maintenance updates" devemos esquecer.

 

6 horas atrás, PJCM disse:

E não sei qual é o do Lubuntu. Mas se o XFCe é leve, eu vou começar pelo Manjaro XFCe.

A interface do Lubuntu é outra, o LXQT.

 

6 horas atrás, PJCM disse:

Com escrevi no começo, prefiro algo simples e intuitivo que venha com programas semelhantes aos do Windows. 

Caso não goste tentarei o Lubuntu.

Acho que todos esses sistemas que recomendei te atenderiam muito bem. 

 

Sobre os programas, o sistema pode não te atender apenas se você utilizar algo muito específico sem querer abrir mão. Por exemplo, no caso da Arquitetura, não tem como instalar um Revit no GNU/Linux, e o AutoCAD funciona pelo Wine apenas se for muito antigo. O ideal é sempre procurar opções open source.

 

Você já experimentou o Linux Mint? Geralmente é a melhor opção para quem está saindo do Windows.

 

6 horas atrás, PJCM disse:

Algo que quero elogiar no Lubuntu, é o Manual disponível no site dele. Acho bem feito. Gostei tb do tutorial no site do UBUNTU que ensina usar o Rufus ( https://ubuntu.com/tutorials/create-a-usb-stick-on-windows#1-overview ).

A Canonical tem bastante material sobre a usabilidade do sistema. E o Ubuntu também conta com uma comunidade gigantesca de perguntas e respostas no Ask Ubuntu. Em termos de documentação, distribuições baseadas em Ubuntu costumam ser as melhores, justamente por conta de todo o material que existe sobre ele e seus derivados (Lubuntu, etc.). Isso daí é semelhante ao que acontece com o Windows 10: se você tiver um problema em alguma distribuição baseada em Ubuntu e pesquisar na Internet, muito provavelmente vai encontrar uma solução.

 

Outra vantagem do Ubuntu e seus derivados é que você pode ter melhor suporte de programas da Microsoft e da Valve (Steam), por exemplo, já que essas empresas são parceiras da Canonical. Bem, algumas pessoas (os "puristas" do open source) consideram isso uma desvantagem e evitam usar sistemas da Canonical justamente pela relação com a Microsoft. Não é meu caso e creio que não seja o seu...

 

O Ubuntu e todas as distribuições diretamente relacionadas (como o Lubuntu) são financiadas, administradas e desenvolvidas principalmente pela Canonical. O Manjaro, por sua vez, está associado a uma empresa que também se chama Manjaro.

 

6 horas atrás, PJCM disse:

E  sim ,  vou  perguntar sempre.  Só não  quero que este tópico  saia  do  seu  tema.  Como farei para incomodar?  Tem LINUX aqui no Clube?

Temos sim uma seção, conforme indicado pelo amigo @Frib 2K4. Você pode criar um tópico específico sobre GNU/Linux lá se achar melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!