Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
2 minutos atrás, Eder Neumann disse:

dependendo do seu objetivo é + no 3, - no 1 e saida no 2, mas provavelmente não é isso que você precisa, então descreva melhor seu circuito e sua aplicação para que possamos ajudá-lo.

circuito regulagem de tensão  usando um transistor npn tip 122

Postado
36 minutos atrás, jvmattoslins disse:

o pino nº1 do pot você liga no + da fonte, o pino nº2 do pot (pino do meio) você não liga em nada, o pino nº3 do pot você liga no resistor de base do tip122.

ps. se você quiser inverter o sentido de giro do pot de anti-horário para horário, é só inverter os pinos nº1 e 3 na ligação

• Obrigado 1
  • Confuso 2
Postado

@Phenom_X4 o pino do meio fica soltão daí?

adicionado 2 minutos depois
2 horas atrás, jvmattoslins disse:

tem o esquema da sua situação?

pelo que vi noutro topico você esta montando um gerador, se for para fazer a regulação de tensão com potenciômetro e transistor você ainda terá as flutuações decorrentes da variação do seu sistema mecânico pois o potenciômetro lhe dará uma referência fixa (como se fosse um resistor) e você precisará ajustar o tempo todo para obter uma saída estável.

• Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, Phenom_X4 disse:

o pino nº1 do pot você liga no + da fonte, o pino nº2 do pot (pino do meio) você não liga em nada, o pino nº3 do pot você liga no resistor de base do tip122.

ps. se você quiser inverter o sentido de giro do pot de anti-horário para horário, é só inverter os pinos nº1 e 3 na ligação

29 minutos atrás, Eder Neumann disse:

@Phenom_X4 o pino do meio fica soltão daí?

Oxeee... me confundi aqui pessoal... se ligar do jeito que falei a resistência não varia.... foi mal.....

a ligação é entre pino nº1 do pot no + da fonte, e pino nº2 no resistor de base do tip122...

( nesse caso o pino nº3 fica sem uso...)

2 horas atrás, Phenom_X4 disse:

ps.2. como eu corrijo o post #4, não tem mais o botão editar....

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Phenom_X4 disse:

ps.2. como eu corrijo o post #4, não tem mais o botão editar...

Infelizmente está complicado (pelo menos pra mim, e até então) saber de pronto qual é o moderador que está com os olhos e as mãos no tópico.

@jvmattoslins , você precisa considerar os limites de potência para o potenciômetro, e os limites de corrente para a base do transistor. E calcular o chamado "resistor de base" para obedecê-los nos extremos da escala de abertura do potenciômetro.

Tenha em conta que resistor e potenciômetro — que nada mais é do que um resistor variável — estarão "associados em série", controlando a corrente para a base do transistor.

A base do transistor terá a sua participação nos cálculos, com uma queda de tensão característicaPesquise (estude) sobre como calcular resistores para saturar transistores. Depois aplique o conhecimento aos parâmetros dos componentes que você tem.

As potências variáveis a serem dissipadas no resistor e no potenciômetro não podem ser negligenciadas nos cálculos. Amarre-os pelo limite de potência do potenciômetro. Ou você poderá "torrá-los", ou prejudicá-los em termos vida útil.

• Obrigado 1
Postado
35 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Infelizmente está complicado (pelo menos pra mim, e até então) saber de pronto qual é o moderador que está com os olhos e as mãos no tópico.

@jvmattoslins , você precisa considerar os limites de potência para o potenciômetro, e os limites de corrente para a base do transistor. E calcular o chamado "resistor de base" para obedecê-los nos extremos da escala de abertura do potenciômetro.

Tenha em conta que resistor e potenciômetro — que nada mais é do que um resistor variável — estarão "associados em série", controlando a corrente para a base do transistor.

A base do transistor terá a sua participação nos cálculos, com uma queda de tensão característicaPesquise (estude) sobre como calcular resistores para saturar transistores. Depois aplique o conhecimento aos parâmetros dos componentes que você tem.

As potências variáveis a serem dissipadas no resistor e no potenciômetro não podem ser negligenciadas nos cálculos. Amarre-os pelo limite de potência do potenciômetro. Ou você poderá "torrá-los", ou prejudicá-los em termos vida útil.

Obrigado eu ainda n entendi uma coisa como faz a ligação   do potenciometro  ainda n entendi a parte de calculo está feita para n torrá-los .você teria como explicar a parte da entrada e saida do pontenciometro e como ligar ele ao meu circuito.

• Membro VIP
Postado
35 minutos atrás, jvmattoslins disse:

você teria como explicar a parte da entrada e saida do pontenciometro e como ligar ele ao meu circuito.

Desculpe-me, não. O tipo de resposta que gosto de receber é como lhe respondi: nem vazia nem "dada" demais.

Alguns colegas foristas tem um entendimento político diferente. Passo a bola pra eles, então.

• Triste 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!