Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, minha placa-mãe atual deu problema. Meu pc não liga mais, só liga a hora que ele tem a boa vontade.

A fonte não é o problema pois já testei em outros computadores.

Meus specs: 

Ryzen 5 2600

GeForce 1070 Ti 8GB

2x 8GB Ram

Minha dúvida é a seguinte, qual placa-mãe seria ideal eu colocar nesse setup? 

Ouvi recomendações sobre a B450, queria saber se existe uma grande diferença entre a B450 e a B450M ou é apenas estética, porque vi que ambas possuem 4 soquetes e são basicamentes idênticas. 

Estou optando pela Placa-Mãe Gigabyte B450M DS3H, AMD AM4, mATX, DDR4

Link da placa-mãe caso alguém queira analisar melhor pra mim > B450M

Enfim, aceito opiniões e conselhos.

Outra coisa... meu pc apresentava algumas coisas bem esquisitas como a tela ficar preta do nada e voltar, e as vezes a tela dava umas tremidas.

Isso era problema da placa-mãe ou pode ser do monitor?

Postado

@Jaime Albano pode pegar está b450 ds3h mesmo, sobre seu problema pode ser problema de driver de video ou outra coisa, ae tem que olhar com calma, ver os cabos, testar versões diferentes de drivers e por ae vai

Postado
agora, Angern disse:

@Jaime Albano pode pegar está b450 ds3h mesmo, sobre seu problema pode ser problema de driver de video ou outra coisa, ae tem que olhar com calma, ver os cabos, testar versões diferentes de drivers e por ae vai

te dizer que eu formatei o pc, já testei a versão mais nova do driver de vídeo, já testei a versão antiga e nada...

Postado

@Jaime Albano Esta semana é a primeira vez que vejo esta placa com preço abaixo de 800 reais em tempos. Recomendo que compre rápido: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=98076&gclid=CjwKCAjwn9v7BRBqEiwAbq1Ey8Y8YPknKZzKlq0q5k2Zf945Ec9qvb2mqiqwZmfuoqyI7kUDf39DIhoCdZEQAvD_BwE

Ela é suficiente para sua configuração. Lembre-se de que terá que reinstalar o sistema com a MB nova, pois os drivers internos do windows são instalados para a MB específica e não são substituíveis (você terá instabilidade e crashes se tentar usar o windows de outra MB). Além disso, certifique-se de que tem uma boa ventilação no gabinete para não matar a nova MB como a antiga.

adicionado 0 minutos depois
27 minutos atrás, Jaime Albano disse:

Outra coisa... meu pc apresentava algumas coisas bem esquisitas como a tela ficar preta do nada e voltar, e as vezes a tela dava umas tremidas.

Isso era problema da placa-mãe ou pode ser do monitor?

Isso pode ser um monte de coisas e não dá para presumir sem testes. Você teria que testar outra GPU, outro monitor, outros cabos, etc.

adicionado 1 minuto depois
27 minutos atrás, Jaime Albano disse:

Estou optando pela Placa-Mãe Gigabyte B450M DS3H, AMD AM4, mATX, DDR4

Link da placa-mãe caso alguém queira analisar melhor pra mim > B450M

Enfim, aceito opiniões e conselhos.

Esta é a melhor custo/benefício hoje sem sombra de dúvidas, compre antes que o estoque acabe.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@Jaime Albano Esta semana é a primeira vez que vejo esta placa com preço abaixo de 800 reais em tempos. Recomendo que compre rápido: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=98076&gclid=CjwKCAjwn9v7BRBqEiwAbq1Ey8Y8YPknKZzKlq0q5k2Zf945Ec9qvb2mqiqwZmfuoqyI7kUDf39DIhoCdZEQAvD_BwE

Ela é suficiente para sua configuração. Lembre-se de que terá que reinstalar o sistema com a MB nova, pois os drivers internos do windows são instalados para a MB específica e não são substituíveis (você terá instabilidade e crashes se tentar usar o windows de outra MB). Além disso, certifique-se de que tem uma boa ventilação no gabinete para não matar a nova MB como a antiga.

Isso pode ser um monte de coisas e não dá para presumir sem testes. Você teria que testar outra GPU, outro monitor, outros cabos, etc.

adicionado 1 minuto depois

Esta é a melhor custo/benefício hoje sem sombra de dúvidas, compre antes que o estoque acabe.

já comprei, muito obrigado!

Sobre a MB antiga, não foi a falta de ventilação que matou ela. O que aconteceu foi que no verão, a companhia de luz (CELESC) não deu conta devido a quantidade de pessoas na cidade. Moro em cidade no litoral, de 20 mil habitantes mas no verão chega a 150 mil. Foi onde a celesc não deu conta e estava tendo diversas quedas de luz.

Uma noite deixei o pc ligado e no outro dia simplesmente não queria ligar. A luz caiu umas 3x pelo que minha mãe tinha me contado.

Acho que foi essa queda de luz o principal motivo de ter matado ela

• Curtir 1
Postado

Na verdade não necessariamente. O que evitaria danos nas circunstâncias que você mencionou seria proteções de qualidade na fonte. Estabilizadores aumentam o esforço da fonte para manterem o sistema funcionando corretamente, então não use estabilizador, mas sim uma fonte de qualidade. Uma boa fonte teria proteções contra OVP, OPP, OCP, SCP, OTP and BOP. Se a fonte tiver essas proteções e filtrar bem a energia que passar por ela, mesmo que haja um surto tão agressivo que a danifique, os componentes ligados a ela nunca serão perdidos por causa dessas anomalias elétricas.

Qual é seu modelo de fonte mesmo?

Já tentou resetar a BIOS para voltar às configurações de fábrica?

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Na verdade não necessariamente. O que evitaria danos nas circunstâncias que você mencionou seria proteções de qualidade na fonte. Estabilizadores aumentam o esforço da fonte para manterem o sistema funcionando corretamente, então não use estabilizador, mas sim uma fonte de qualidade. Uma boa fonte teria proteções contra OVP, OPP, OCP, SCP, OTP and BOP. Se a fonte tiver essas proteções e filtrar bem a energia que passar por ela, mesmo que haja um surto tão agressivo que a danifique, os componentes ligados a ela nunca serão perdidos por causa dessas anomalias elétricas.

Qual é seu modelo de fonte mesmo?

Já tentou resetar a BIOS para voltar às configurações de fábrica?

É uma corsair  RX550M Gold

E não tentei resetar a BIOS, inclusive nem sei como faz...você acha que eu fazendo isso existiria uma possibilidade dela voltar a funcionar normalmente?

Exemplo... Meu pc não ligava desde quarta feira, agora tentei ligar fazem uns 20 minutos e ele simplesmente começou a funcionar normalmente kkkk

Postado

@Jaime Albano Se houver alguma configuração de OC ativada na sua BIOS esta pode ser a razão da instabilidade intermitente. Ainda sim, você não me falou até agora o modelo da sua fonte e dependendo de qual for pode ser justamente o X da questão.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Jaime Albano Se houver alguma configuração de OC ativada na sua BIOS esta pode ser a razão da instabilidade intermitente. Ainda sim, você não me falou até agora o modelo da sua fonte e dependendo de qual for pode ser justamente o X da questão.

O modelo é uma RX550M da Corsair

https://www.corsair.com/us/en/Categories/Products/Power-Supply-Units/rm-series-config/p/CP-9020053-NA

Acredito que não tenha nenhuma configuração de OC, a não ser que tenha vindo de fábrica pois eu nunca tentei fazer OC ou algo parecido...

Postado
1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

@Jaime Albano Bem, não custa tentar. Realmente essa fonte sua tem tudo e mais um pouco no quesito qualidade. Já testou as memórias com memtest86?

Não testei, o que seria esse memtest86? Um programa ou um comando pra executar no prompt de comando?

Postado

@Jaime Albano É uma ferramenta de diagnóstico de memória: https://www.memtest86.com/

Baixe, instale o programa, rode, instale no pendrive, reinicie o sistema e entre na BIOS. Ligue o CSM para permitir boot legacy para o pendrive. Inicie pelo pendrive (legacy, não UEFI). O programa começa a rodar automaticamente. Deixe rodando 10 minutos e veja se aparece algum erro. Um único erro pode significar memória danificada. Convém testar um módulo por vez, revezando os slots.

• Curtir 1
Postado
26 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Jaime Albano É uma ferramenta de diagnóstico de memória: https://www.memtest86.com/

Baixe, instale o programa, rode, instale no pendrive, reinicie o sistema e entre na BIOS. Ligue o CSM para permitir boot legacy para o pendrive. Inicie pelo pendrive (legacy, não UEFI). O programa começa a rodar automaticamente. Deixe rodando 10 minutos e veja se aparece algum erro. Um único erro pode significar memória danificada. Convém testar um módulo por vez, revezando os slots.

Entendi, vou tentar fazer assim que conseguir pois no momento estou sem pendrive.

Esse seria o único modo de fazer esse teste correto?

Cara, agradeço muito pela atenção que você está me dando, obrigado mesmo!

• Curtir 1
Postado

@Jaime Albano Teste de memória, para ser eficaz, tem que ser feito sem o sistema carregado. O memtest86 é o melhor teste de memória que temos hoje. Assim que puder rode e veja o resultado. Temos outros testes a realizar ainda antes de esgotar as alternativas. 

4 minutos atrás, Jaime Albano disse:

Cara, agradeço muito pela atenção que você está me dando, obrigado mesmo!

Disponha. Fico feliz em ajudar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!