Ir ao conteúdo

Alterar sistema de fan stop prolonga a vida útil da placa de vídeo?

Ir à solução Resolvido por Shanks.,

Posts recomendados

Postado

Gostaria de saber se em minha placa de video seria bom eu deixar o fã em 1% para ficar parecendo com o fan stop de uma gtx 1070 ou algo assim, ouvi falar que isso desgasta menos a placa de video e faz ela durar mais e ainda mais vai durar o cooler dela, queria saber se é bom fazer isso na minha placa de video, ela é uma d15m2-03 da nvidia tem um desempenho de uma gtx 650. OBS: quando eu disse deixar o fan em 1% de referi em deixar em 1% até uns 60 graus!! quando eu deixo o fan em 1% a temperatura fica entre 47% em idle

Só quero saber se isso vai fazer minha placa de video durar mais tempo, já que as placas como gtx 1070, tem esse sistema!!

Postado

@Felipe Barbosa Melo Nãooooooo, o que eu to dizendo é de fazer apenas um tipo de sistema de fan stop, não um fan stop de verdade, eu simplesmente deixo o fan em 1%, e gostaria de saber se isso faz a placa de video durar mais tempo, ter uma vida util maior entendeu??

Postado

@SouLegity Eu irei explicar amigo, depois que você mandar o print da area de ventoinhas no MSI Afterburner ( preciso do print da curva padrão).

Você pode pensar que está em 1% que aliás não faz sentido, mas como disse alguns modelos tem rotação minima, portanto não adiantaria.

• Coordenador
Postado

@SouLegity Temperaturas como 50ºC~60ºC são baixas para placas de vídeo e não apresentam risco para a vida útil. Ao desligar os fans, a placa poupa o mecanismo de rotação deles (que é o que tende a ter problemas primeiro em uma placa de vídeo), economiza energia e evita o barulho.

• Coordenador
Postado

@SouLegity Cravando os fans a 100% você vai acabar com os rolamentos deles bem mais rápido... Isso não faz sentido. 

adicionado 0 minutos depois

P.S.: a 100%, seu computador vai parecer um helicóptero também. Além de gastar um pouco mais de energia.

Postado

@KairanD Obrigado finalmente alguem que entendeu, o que eu gostaria de saber é que minha placa de video fica com o fan em 55% e fico com temperaturas de 38 a 41 graus em idle, gostaria de saber qual vai durar mais, com a minha placa de video assim com temperaturas normais de 50 a 60 graus ou com essa configuração.

Postado

@KairanD Mano vocês não estão entendendo nada, você até mudaram meu topico para algo nada a ver, o que eu quero saber é se A MINHA PLACA DE VIDEO, vai durar mais de eu deixar ela com temperaturas entre 38 a 41 graus ou entre 50 e 60 graus, por que quando eu entro em jogos a temperatura sobe bastante, e dizem que isso desgasta, ENTÃO É SÓ ISSO QUE EU QUERO SABER, A MINHA PLACA DE VIDEO NÃO TEM FAN STOP, EU SO TO DIZENDO PRA COLOCAR ELA COM UM TIPO DE SISTEMA DE FAN STOP, QUE É NO CASO DEIXAR ELA COM 1% DE FAN

• Solução
Postado
8 minutos atrás, SouLegity disse:

e se a placa de video vai durar mais com a temperatura em 59 graus com o fan em 1% e 60 graus fica 100% de fan ENTENDEU???

Tinha entendido desde o começo, mas agora posso explicar. Sua placa não tem rotação minima, nesse caso o que eu recomendo ao invés do fabricante.

853399168_curvafan.png.a238d14031d437eff885405d7e51a348.png

Fazendo essa curva, estarás aumentando a vida util da sua GPU, pois essa curva diminui a variação térmica ( evitando grandes dilatações e contrações) evitando assim problemas de solda BGA precocemente. A curva de fan padrão, aumenta a variação térmica, portanto mais cedo você terá chance de sofrer com problemas de solda BGA, por isso sempre recomendo trocar a curva ( a depender da placa).

Minha placa está em 48 graus em idle nesse momento, isso não tem maleficios, a faixa de variação térmica abaixo dos 50~60 graus para um microchip não é nociva, é justamente por isso que tem o fan stop.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
22 horas atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

...pois essa curva diminui a variação térmica ( evitando grandes dilatações e contrações) evitando assim problemas de solda BGA precocemente. A curva de fan padrão, aumenta a variação térmica, portanto mais cedo você terá chance de sofrer com problemas de solda BGA, por isso sempre recomendo trocar a curva ( a depender da placa).

Legal, eu não havia pensado por esse lado. Obrigado pela explicação. ;)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!