Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Super Aquecimento no ryzen 7 3800x


Posts recomendados

Meus amados, estou usando cooler box original da amd, sei que não é grande coisa, mas percebi algo que me deixou frustrado, vi que a temperatura do meu processador só em ligar batia 70°graus, já jogando batia 82-85°. Instalei alguns programas para medir a tensão e vi que está em 1.4v altíssimo, pesquisando bastante eu percebi que na BIOS desativando O BOOST PERFORMANCE esse problema de temperatura seria resolvido. Pois bem o problema era esse bendito BOOST a tensão caiu pra 1.2 quando desativei o mesmo e caiu incríveis 20° graus a menos.

 

És a problemática agora, com o boost desativado eu perco bastante desempenho? Existe outra possibilidade deu resolver este problema com o boost ativado.

 

Grato e aguardo os entendedores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasHime Seja mais específico por favor. A real é que um processador desses precisa de uma placa-mãe com bons VRMs para manter uma temperatura adequada. Creio que sua placa-mãe não faça isso muito bem. Mas cara, ao invés de perder performance, talvez um watercooler te ajude, ou ventilar melhor esse gabinete ai, capar teu processador é sacanagem, já que você pagou caro por ele justamente para obter maior desempenho. Se ainda tivesse no prazo de devolução, eu devolveria e pegaria um 3700x, caso você não tivesse dinheiro para investir em resfriamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Uiliam de Araújo mesmo utilizando em stoque a b550m não aguenta? Meu gabinete não é tão ventilado realmente, mas está sem a tampa de vidro e está fazendo um calor absurdo aqui. Estou que o jeito será um watercooler, qual melhor custo benefício você recomenda?

@Uiliam de Araújo outra dúvida jogar até o limite de 80° é prejudicial?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasHime não cara, esse processador ai aguenta uns 80 graus, essa geração deu uma esquentada mesmo. Agora, quanto mais frio melhor, porque os processadores ficam reduzindo frequência pra diminuir temperatura, então quanto mais frio você conseguir manter ele, mais ele vai conseguir manter uma frequência alta e estável. O watercooler eu recomendo este:

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15234/water-cooler-cooler-master-masterliquid-ml240l-240mm-intel-amd-mlw-d24m-a18pk-r2

 

E tenta ventilar mais esse gabinete também. Vê também se você vai conseguir instalar esse watercooler no seu gabinete antes de adquirir, ele tem radiador de 240mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Uiliam de Araújo disse:

@LucasHime Seja mais específico por favor. A real é que um processador desses precisa de uma placa-mãe com bons VRMs para manter uma temperatura adequada. Creio que sua placa-mãe não faça isso muito bem. Mas cara, ao invés de perder performance, talvez um watercooler te ajude, ou ventilar melhor esse gabinete ai, capar teu processador é sacanagem, já que você pagou caro por ele justamente para obter maior desempenho. Se ainda tivesse no prazo de devolução, eu devolveria e pegaria um 3700x, caso você não tivesse dinheiro para investir em resfriamento.

 

17 minutos atrás, Uiliam de Araújo disse:

@LucasHime Seja mais específico por favor. A real é que um processador desses precisa de uma placa-mãe com bons VRMs para manter uma temperatura adequada. Creio que sua placa-mãe não faça isso muito bem. Mas cara, ao invés de perder performance, talvez um watercooler te ajude, ou ventilar melhor esse gabinete ai, capar teu processador é sacanagem, já que você pagou caro por ele justamente para obter maior desempenho. Se ainda tivesse no prazo de devolução, eu devolveria e pegaria um 3700x, caso você não tivesse dinheiro para investir em resfriamento.

Veja como está com o boost ligado. Impossível

IMG_20201010_002043-min.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Uiliam de Araújo o que eu conseguir fazer aqui depois de algumas horas deu uma boa diminuída foi 1.6v a 4200ghz

 

O que acha de deixar assim. Fiz testes com AIDA64 E CINEBENCH

 

será que perco muito desempenho assim?

 

Teste de stress Full está batendo 80° antes beirava os 100°.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, LucasHime disse:

olha coloquei assim

IMG_20201010_121755.jpg

De 1,16 V pra 1,60 V tem uma diferença cavalar.. Por isso, o susto acima..

 

Mas, teste.. Não tem uma receita pronta pra essas coisas, pois cada chip é único.. Seu processador pode se comportar muito bem com isso ou dar tela azul, sobre estresse.. Por "falta de gasolina".. Aí você aumenta um pouco mais a tensão..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Uiliam de Araújo entao irei segurar neste clock realizei alguns testes de stress o máximo chega em 80° graus aqui hoje bateu 40° graus e estou usando cooler box original. Vou utilizar nesta configuração até chegar o watercooler aí tento por a 4300mhz a 1.25 

2 horas atrás, Uiliam de Araújo disse:

@LucasHime o mano aí ta bom, se você chegar nos 1.25 acho que consegue mais clock ainda e manter uma temperatura boa, daí você põe o watercooler. Por enquanto mantém assim.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

18 horas atrás, LucasHime disse:

Meu gabinete não é tão ventilado realmente, mas está sem a tampa de vidro e está fazendo um calor absurdo aqui. Estou que o jeito será um watercooler, qual melhor custo benefício você recomenda?

Só alertando que nada adiantará um WC se continuar com um gabinete inadequado.E ainda mais com o 3800X.você não cita a VGA, mas com essa combinação de CPU e VGA forte(é o que deduzo), voce precisa de um gabinete muito bem ventilado, e não adiantará o WC se não tiver como retirar o ar quente do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria então uso uma B550M GAMING DA GYGABITE

 

O TDP da placa é de 105w deveria suportar bem o processador sem OC. Sei que os RYZEN são quente.

 

Conseguir estabilizar as tensões aqui estou usando a 1.16v a 4200ghz será que perco muito desempenho? Pois vi que antes a tensão chegava a quase 1.45v muito alto e o processador chegava em alguns núcleos a 4300mhz.

@PedraX uso combinado com uma rtx 2080 da GYGABITE um forninho roda a 99% a 80° graus

 

Uso o gabinete aberto, pois o vidro temperado estourou kkk. 

 

Verifica como está minha refrigeração. E se possível me der dicas do que fazer para melhorar

IMG_20201010_225910.jpg

IMG_20201010_225901.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasHime Cara teu gabinete n ta mal ventilado n, realmente é a tensão muito alta. Um watercooler, de 240mm(se couber no seu gabinete) deve ajudar um pouco sim, até porque vou te falar, esse aircooler aí não é ruim não. Tenta por os 1.25v que te falei cara, e vê se consegue aumentar o clock um pouco, esse clock aí de 4.2 que tu conseguiu tá muito longe de ter perdido muito desempenho. Vou te contar um segredo, esses 4.5ghz que o pessoal fala que pega, poucas vezes o processador consegue manter, porque logo que sobe e esquenta, ele já reduz pra resfriar. Muitas vezes mexendo nessas tensões você consegue melhorar desempenho e diminuir temperatura, e pelo que pesquisei a galera consegue fazer isso com os 1.25v de tensão. Então tenta ai maninho e testa as temperaturas e o clock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Uiliam de Araújo nesta tensão a 4.3mhz infelizmente não conseguir fiz um teste de performace ele cashou só vai a 1.28 - 1.3v por aí, eu não quis mais mexer nas tensões. Por que tava esquentando muito, muito mesmo a temperatura. Eu só aumentando a 1.2v ele esquentou bastante.

 

Daí a melhor q consegui foi essa tensão e nesta velocidade. Acha que com um watercooler de 240mm consigo melhorar essa temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que se você colocar uma ótima pasta térmica da thermal grizzly resolva o problema, uma kryonaut extreme que tem condutividade térmica de 14w/mk ou se quiser ser mais hardcore parte pro metal líquido que tem 73w/mk, vai sair MUITO mais barato que comprar um water cooler e vai resolver seu problema, até porque o cooler wraith prism da AMD que vem junto com o 3800x é um ótimo air cooler e bate de frente com muito water cooler de entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasHime Eu já vi casos de abaixar 5ºC à 8ºC do watercooler pra esse coolerbox ai. Por isso eu te falei que achei muito bom, e isso também depende da placa-mãe. Você pesquisando no YT deve achar comparativos de temperatura entre Wraith prism VS ML240 da Cooler master, principalmente em canais como Peperaio Hardware e Lock Gamer Hardware. Eu juro que já vi lá, só que estou indo pro trabalho agora, mais tarde se você ainda não tiver achado nada eu te ajudo a procurar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, pelo mostrado nas fotos o gabinete está com 2 FAN frontais e um traseiro, só não dá para saber o diâmetro(deve ser 12cm).Mas como está sem tampa lateral, não é a ventilação do gabinete que está pegando.A solução seria mesmo trocar o cooler.Só uma pergunta: a RTX2080 está com temperaturas normais?

Fale o modelo do seu gabinete.

Como não sou fã de WC, indico esse que falam muito bem:Scythe Ninja 5, o problema dele é que precisa de um gabinetão grandão(a altura dele é 180mm).Tem outros mais "baixinhos", mas tem que ver a altura de suas memórias RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX a RTX 2080 jogando com uso em 99% chega a 80°, o gabinete é O NOX HUMMER FUSION.

 

Eu particularmente consegui estabilizar a tensão agora em stress usando o processador em ALL cores a 4200mhz não chega a 80°.

 

Eu particularmente não percebi diferença na usabilidade colocando os cores a 4200mhz achei até melhor, pois antes jogando tinha quedas de 3800mhz.

 

Mas tava querendo estabilizar os cores a 4300mhz mas daí meu problema seria se com o watercooler daria pra resolver esse meu problema de temperatura.

 

Antes tava dando picos de 1.4v. a temperatura iria em 95° em stress fácil em poucos segundos. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!