Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

overclock de memoria ram


Visitante
Ir à solução Resolvido por fabkinder,

Posts recomendados

É verdade, porque cada pente de memória de uma capacidade máxima de overclock e essa capacidade é diferente de pente para pente. Então, é mais fácil tentar ajustar 2 pentes do que 4.

Fora o fato de que quanto mais pentes, mais fácil acontecer alguma instabilidade por limitação/ondulação de de tensão da placa-mãe para os pentes (mas isso só em overclocks mais extremos, onde você altera a tensão de trabalho das memórias).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabkinder eu sei que o módulo dimm mais lento decide a velocidade do canal de memória. Mas se os 4 pentes são identicos mesmos chips que os de 2 pentes, o overclock nesse caso será o mesmo?

Todos os pentes são idênticos mesma latencia, frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os pentes de memoria nunca serão idênticos devido ao processo de fabricação dos chips de memoria, todos possuem uma pequena diferença a nível microscópico de um para outro. E é isso que define o quanto de overclock a memória vai aguentar, mesmo sendo de mesma marca e especificações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Os pentes serão idênticos na frequência rotulada, que é a frequência que aparece na caixa da memória.

Mas, quando você faz overclock, você está saindo das configurações de fábrica, então, mesmo 4 pentes idênticos, rotulados na mesma frequência, podem divergir no máximo que suportam aumentar esta frequência. Exemplo:

 

Modúlo 1: Corsair DDR4 CL 16 rotulado em 2666 Mhz, aceita até 2900MHz sem problemas;

Modúlo 2: Corsair DDR4 CL 16 rotulado em 2666 Mhz, aceita até 2870MHz sem problemas;

Modúlo 3: Corsair DDR4 CL 16 rotulado em 2666 Mhz, aceita até 2933MHz sem problemas;

Modúlo 4: Corsair DDR4 CL 16 rotulado em 2666 Mhz, aceita até 3015MHz sem problemas.

 

Perceba que os módulos são idênticos, mesmo chip, mesma latência, mesma frequência, mas o potencial máximo de overclock de cada um deles é diferente. Isso acontece por vários motivos como microdefeitos na fabricação, qualidade da liga de silício, etc.

Nenhum pente é igual a outro.

Aí você me pergunta, porque a Corsair não rotula na frequencia específica de cada pente?

Por causa de padronização, todas as empresas rotulam suas memórias numa frequência abaixo do que elas aguentam por segurança. Assim elas podem garantir que vai funcionar, NO MÍNIMO, na frequência rotulada.

 

Com 4 pentes, você vai ser obrigado a fazer todos rodarem em 2870MHz (que o máximo que o módulo 2 suporta);

Com 2 pentes, se você tiver a sorte de pegar os módulos 3 e 4, você vai conseguir fazer o sistema rodar em 2933MHz.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dizer isso é um engano comum, Todo chip eletrônico e feito partir de um wafer, são feitos vários chips partir deste wafer, através de um processo chamado litografia. este processo não é perfeito como tudo nesse mundo. Então os chips terão uma minúscula diferença entre eles que pode influenciar no seu funcionamento. Alguns podem trabalhar em frequências mais altas e outro em frequências mais baixas. 

Uma memoria de DDR4 2666 Mhz é igual a um  a uma DDR4 3000Mhz, só que o modulo mais rápido está mais próximo do projeto original ou seja com menos defeitos em sua fabricação.

Ou Você acha que há uma linha de produção para cada tipo de memoria? seria inviável  para a fabricante ... 

O mesmo serve para overclock, tem memorias que vão mais longe, e outras não

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quis dizer que os chips que compõem os memorias de 2666Mhz e 3000 Mhz podem até ter vindo do mesmo wafer de silício, mas através de testes, o fabricante  descobriu que os que compõem este módulo  conseguira trabalhar tranquilamente a 2666Mhz e não a 3000Mhz (isso sem fala em overclock tá) como o outro módulo de memoria, pelos motivos que citei acima.

Lógico que o módulo de 2666Mhz pode conseguir operar a uma frequência mais alta, ai pra descobrir  é na tentativa e erro. O fabricante usa essas frequências base como uma margem de segurança para que nunca tenha problemas.

Espero ter ajudado ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ederlap

54 minutos atrás, ederlap disse:

o fabricante  descobriu que os que compõem este módulo  conseguira trabalhar tranquilamente a 2666Mhz e não a 3000Mhz (isso sem fala em overclock tá) como o outro módulo de memoria, pelos motivos que citei acima.

Quando você diz isso, você quer dizer por exemplo quando a pessoa compra memória de 2666 vai trabalhar em 2666 sem problemas e se comprar de 3000 vai trabalhar em 3000 sem problemas. Estou certo?

@fabkinder É isso que o ederlap quis dizer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, exatamente isso.
Por isso, se você não quiser se incomodar, esquece o overclock. Compra as memórias já rotuladas na frequência que você deseja. Além disso, a diferença de performance entre uma memória 2666MHz para uma 3600MHz, em jogos, não chega a 10% na média.

Overclock é para bitolados como eu e alguns colegas aqui do fórum, que como se já não tivéssemos um monte de problemas na vida, ainda arranjamos mais coisa para nos incomodar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabkinder Cara muito obrigado mesmo vcs são muito inteligentes e vcs me ajudaram demais mesmo, mais uma vez muito obrigado!

Vcs tiraram todas minhas dúvidas muito obrigado mesmo 😃!

@fabkinder

2 horas atrás, fabkinder disse:

Será o mesmo

você tinha falado só isso, depois você editou e ficou assim

 

2 horas atrás, fabkinder disse:

Será o mesmo, levando em consideração o comentário abaixo.

você editou porque viu que desse jeito seria melhor pra entender. Estou certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabkinder 

 

9 horas atrás, fabkinder disse:

Aí você me pergunta, porque a Corsair não rotula na frequencia específica de cada pente?

Por causa de padronização, todas as empresas rotulam suas memórias numa frequência abaixo do que elas aguentam por segurança. Assim elas podem garantir que vai funcionar, NO MÍNIMO, na frequência rotulada.

 

@fabkinder Quando você diz isso acima você quer dizer que se uma pessoa, por exemplo, compra memória de 2666 ela vai funcionar em 2666 e se comprar de 3000 vai funcionar em 3000. É isso que você quer dizer, estou certo?

@fabkinder me responde só mais essa pergunta por favor! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, contanto que o processador e a placa-mãe também suportem essa frequência. Isso você pode ver nas especificações, tanto do processador, quanto da placa-mãe.

Além disso, para memórias com frequências acima de 2666MHz, às vezes é necessário entrar no BIOS e ativar a opção XMP para que as memórias consigam alcançar acima dessa frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!