Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos estou começando na universidade e estou atrasado em minhas lições por causa desse erro que está dando no DEV C++, já vou ficar em uma matéria por esse erro, se alguém souber o que está acontecendo me fale urgente: o problema quando vou compilar no DEV C++ dar esse erro;  C:\Dev-Cpp\Makefile.win [Build Error]  [Projeto2.] Error 1 .

• Curtir 1
Postado
Em 30/10/2020 às 21:59, was123 disse:

atrasado em minhas lições por causa desse erro que está dando no DEV C++, já vou ficar em uma matéria por esse erro, se alguém souber o que está acontecendo me fale urgente: o problema quando vou compilar no DEV C++ dar esse erro;  C:\Dev-Cpp\Makefile.win [Build Error]  [Projeto2.] Error 1

Não entendo como pode "ficar em uma matéria" por esse erro com um IDE

IDE não gera nada. É só uma ferramenta de produtividade. O que vai gerar seu programa é o compilador, seja qual for.

Confirme que tem um compilador acessível

Então antes de ir atrás de algum problema com IDE você precisa se assegurar de que poder abrir um terminal e digitar na linha de comando e receber um prompt, uma resposta de seu compilador. algo como:

image.png.3af9ea5f70b9ac4f5cd9f0320cf33e46.png

CL é o compilador da Microsoft, adequado se usa Windows já que se pode imaginar qual compilador foi usado para compilar o Windows: esse.

image.png.23ad02f36d00ef06b046135651c6ff6d.png

CLang é muito completo e respeitado

image.png.e94289c58fcbd8909b0454c3c6e2e9ea.png

gcc é o compilador incluído em geral no Linux e que roda no Windows

Confirme que tem um editor de texto

No Windows dois editores bem modernos são o Sublime e o Atom.

Mas claro que pode usar o bloco de notas, o Write, O MS Word...

image.png.2fcb49ae47aef410a35ccd16c1ca76a5.png

image.png.3c1dac00e8eaabaa0afacc5f049f9621.png

Os dois são muito muito bons. No Linux use o vi, o pai de todos editores. E o mais produtivo. Ou instale esses dois mesmo.

Ferramentas de build

Um programa grande nunca é criado com um IDE. Claro, os desenvolvedores usam IDE. Mas a geração do programa geralmente é automatizada e usa algo como um makefile, isso de que o Dev-C++ está falando na sua máquina. Pode ser o make, o nMake, o CMake, um script da empresa, mas em geral existe algo desse tipo. E em geral não é o desenvolvedor que escolhe. É quem paga. Ou quem ensina. Build Tools ou os IDE sempre incluem alguma ferramenta dessas.

Como testar antes de culpar o IDE

Precisa de um programa. Eis um:

#include <iostream>
int main(void) { std::cout << "C++ presente\n"; };

Usando o tal gcc:

gcc é um multi-compilador, para linguagens como C, FORTRAN, ADA , C++ e outras. Para C++ pode usar g++ que faz parte desse kit. Veja o comando:

image.png.93f8b60cee1edbff8ea2c889f4fe79bd.png

Compilou, gerou o gcc-cl.exe e rodou.

E o CLang?

image.png.1f0b87ff53e1013d6e3e1c1099c815cb.png

compila e gera o clang-cl.exe, e roda igualzinho.

E se usar o compilador da Microsoft?

image.thumb.png.4a92825a09c183ba53e2cb455a44815f.png

A mensagem sinistra sobre semântica de liberação não é importante: o programa foi gerado. Se usar como escrito na mensagem o comando cl /EHsc um.cpp a mensagem desaparece.

E vai claro rodar igual. É o mesmo um.cpp afinal

E o IDE afinal?

Então...

DEV C++ não é assim uma boa escolha. Há muitos outros, como Code::Blocks, Eclipse, NetBeans, Visual Studio, Visual Studio Code e mais. Todos bem melhores. Use outro.

Mas não há razão para esse não funcionar. Dev-C++ não tem um compilador. Em geral usa o gcc. Confirme que tem esse gcc ou algum outro rodando como expliquei, e só então continue.

No entanto nenhum deles vai gerar um programa em C++ sem um compilador.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...