Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, vim pedir ajudar pois eu já não sei o que fazer a não ser trocar ou a fonte ou o processador 

tenho um processador AMD FX6100 de 3.30 GHz, ele estava funcionando bem até o começo da pandemia quando o desempenho dele baixou drasticamente, agora ele fica oscilando entre 1.39Ghz

Pensei inicialmente que seria um problema de temperatura, porém o pico de temperatura não passou de 48c.

nesse meio tempo troquei a placa-mãe pois ela também tinha dado problema, ( ele não iniciava mais)

agora com uma placa-mãe nova o problema persiste, uso uma fonte Corsair cx 600

eu não sei mais o que fazer, seria alguma configuração de bios salva no processador que limitou ele a um temperatura bem baixa e deixou ele assim( n sei , estou literalmente chutando rsrs)

se puderem ajudar agradeço imensamente 

vou deixar prints com teste de esforço 

obs: percebi que o power - package na parte do processador está oscilando muito por segundo

teste pc 01.png

teste pc 02.png

• Membro VIP
Postado

Dá uma olhadinha no VCORE, ali em cima de "Temperatures" em "Voltages", e manda aqui pra gente, provavelmente seu VCORE está muito acima do ideal, talvez batendo mais de 1.45V.

Postado

@Eder Neumann  Seria isso ? 

essa placa-mãe é nova, eu estou trabalhando com duas possibilidades 

ou o processador está ferrado por alguma coisa, queda de energia ou algo assim 

ou a fonte está ferrada mas continua funcionando 

teste pc 04.png

@Ornitotheus  ele está com o clock oscilando muito, as vezes bate os 3.3 mas n sustenta, fica entre 3.3 ,1.4 , 0.7 

isso em questão de segundos, isso começou  com a placa-mãe da asus que tinha antes, 

estou supondo que seja ou o processador que continua funcionando mas tem algo de errado dentro dele ou que a fonte que n está boa mesmo funcionando 

• Membro VIP
Postado

Sem saber a configuração, principalmente a fonte e a placa-mãe, fica difícil ajudar.

36 minutos atrás, Sidney Ibelmão disse:

@Ornitotheus  ele está com o clock oscilando muito, as vezes bate os 3.3 mas n sustenta, fica entre 3.3 ,1.4 , 0.7 

isso em questão de segundos, isso começou  com a placa-mãe da asus que tinha antes, 

estou supondo que seja ou o processador que continua funcionando mas tem algo de errado dentro dele ou que a fonte que n está boa mesmo funcionando 

É normal o clock oscilar. 

Você tem que rodar um teste do Aida ou outro e ver se ele se mantém na temperatura aceitável e clock estável..

Postado

Já deu uma olhada nas configurações de energia do Windows? Dependendo de como ele estiver configurado pode travar o clock do processador

Apesar que a temperatura dos vrms está muito alta. Tenta fazer um undervoltage na bios e testa as temperaturas

Postado

É bom verificar qual o modelo da placa-mãe, esses processadores FX-6xxx precisam de uma placa-mãe decente pra trabalharem bem, mas é muito comum o pessoal usar placas de entrada antigas da época dos Phenom com eles, e é aí onde o problema começa.

Postado

@diasvinic Ola, eu coloquei uns prints com o teste de estresse dele na primeira postagem, acho q é isso 

@Math.Pi Opa  bom dia, obrigado por responder

A fonte é uma Corsair cx 600

A placa-mãe atual é uma bluecase ( foi o que deu para pagar com o dolar assim )

mas antes era uma asus m5a78lm, foi com ela que tudo começou 

tenho uma dúvida, é capas de uma configuração da bios que modificou alguma coisa no processador ter ficado salvo no processador ?

Postado
55 minutos atrás, Sidney Ibelmão disse:

bluecase

qual o modelo dela?

printa um CPU-Z pra nois nas abas de CPU e placa-mãe...

e se o gabinete já estiver aberto tenta fazer o teste do dedinho (bota o dedo na PCH pra ver se ta quente)

mas cuidado pois pode estar (peços prints pode estar acima de 100°C)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!