Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

3 Sistemas Operacional


jmcap

Posts recomendados

Olá galera.

Instalei o Win98 na raiz c: , o Win2000 na segunda partição e coloquei o Conectiva Linux 8 na terceira partição. Isto por necessidade e com certeza para analisar na mesma máquina vários SO.. Quando ligo o micro, o boot do Linux entra e dá a opção de continuar a entrar nele ou escolher alguns dos 2 Windows no segundo boot. Sendo que a primeira opção no segundo boot é a do 2000 professional **Microsoft Windows 2000 professional** e segunda a do Win98 Microsoft Windows tm. Bom ! Funcionou perfeitamente , até eu instalar um determinado programa, e deu pau ao entrar no 2000 com a seguinte mensagem: O Windows não pode ser iniciado porque o seguinte arquivo está ausente **<Windows 2000 root>\system32\ntoskrnl.exe.*** instale novamente uma cópia do arquivo acima. E então não entrava no 2000.

Por não ter por perto no momento outra máquina para adquirir tal arquivo, reinstalei só o 2000 pedindo para substituir a antiga instalação. Voltou a funcionar perfeitamente os três sistemas e não tomou mais espaço no hd substituindo o 2000. Só que quando entro no tal boot que pede para escolher o Windows a ser iniciado, ele dobrou a opção ** Microsoft Windows 2000 professional**

Ficando assim:

Microsoft Windows 2000 professional

Microsoft Windows 2000 professional

Microsoft Windows tm

Se eu escolher a primeira opção, entra normal e trabalho sem problema. Escolhendo a segunda, volta a mensagem dita acima. E a terceira, com certeza entra o Win98.

Queria saber se tem como eu apagar esta segunda mensagem **Microsoft Windows 2000 professional **, e em qual o arquivo que está esta mensagem.

Bom! Está funcionando sem problemas , mas, tiver um computador de um cliente que está com o mesmo problema, não saberei como resolver e também é sempre bom conhecer novos macetes..

Agradeço se alguém puder me ajudar.

jmcap

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende de qual programa gerencia o boot. Se o gerenciador de boot for do linux, provavelmente tem uma opção de editar essa tela dentro do linux.

É que eu tenho o windows XP e o linux conectiva 10, o gerenciador de boot é o GRUB. Se eu entrar como root no linux, tem a opção de entrar no gerenciador e editar quais sistemas operacionais existem(aparecem), qual deles é o padrão e qual deles eu quero editar as linhas de comando(colocar ou tirar alguma coisa) ou mesmo apagar a opção de carregar no GRUB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae az_skelton !!

A primeira opção que me vem é a do linux , e nela eu peço para ir para a 2 que é do 2000 e 98. Esta segunda opção é aquela que fica se tivesse instalado o 98 só com o 2000.

Porém acredito que o gerenciador é do windows. Estarei tentando achar o gerenciador e postarei quando souber a resposta. ........Tentarei ir tb no editor de registro. Quem sabe não pode ser???

Fui , mas voltarei.

jmcap B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi mal ter te dado uma resposta inútil, é que eu não tinha lido direito o post. Foi mal mesmo.

Pra tentar reparar o erro anterior, vou tentar ajudar:

Provavelmente o gerenciador com problemas é do windows 2000, então:

Uma outra coisa que pode funcionar é ir no windows 2000, painel de controle > sistema > avançado > inicialização e recuperação. Aqui você pode configurar as opção relacionadas com o gerenciador de boot do Windows 2000.

As opções relacionadas ao gerenciador de boot do Windows 2000 ficam guardadas no arquivo "boot.ini" no diretório raiz e também podem ser alteradas usando um editor de textos.

Achei essa página, que pode te ajudar(nunca se sabe), procura o programa MBRtools, seguindo o link abaixo.

O texto do programa é esse: Se você perder a MBR do seu HD por algum motivo, não se desespere, este utilitário auxilia na recuperação da MBR a partir de um backup previamente preparado em disquete ou por meio de setores poupados no momento da perda. Pode ser utilizado também como um gerenciador de boot, podendo alterar atributos das tabelas.

http://www2.pcsredes.com.br/download.asp

Espero mesmo ter ajudado em alguma coisa, hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Siga o caminho especificado pelo "az_skelton", clique sobre o icone MEU COMPUTADOR no windows 2000 com o botão direito do mouse, entre em PROPRIEDADES, depois em INICIALIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO, então clique no botão EDITAR, será aberta uma janela com o conteudo do arquivo BOOT.INI, nele você terá 3 opções de boot.


[boot loader]
timeout=15
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINXP
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINNT="Microsoft Windows 2000 Professional" /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINNT="Microsoft Windows 2000 Professional" /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows 98"

Deve estar +/- assim, então apague a linha que está errada, a disposição é a mesma que aparece na tela de escolha, então se a opção 2 do menu está dando esse erro, apague-a e pronto, no proximo boot só lhe serão mostradas 2 opções, mas cuidado, tenha certeza de qual das duas opções está errada.

Nota:

PARTITION(?) --> número da partição em que está instalado o SO

\WINNT OU \WINDOWS --> pasta em que está instalado o SO, caso seja win2000, normalmente é \WINNT, exceto se você alterou durante a instalação, no windows 98 e XP a pasta PADRÃO é \WINDOWS.

O que vem depois do sinal de "=" é apenas a discriminação que será apresentada na tela de opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera!

Estou no caminho , mas , quando clico com o direito em meu computador/propriedade/avançado/inicialização e recuperação, na opção "sistema operacional padrão, tenho as três opções assim:

"Microsoft Windows 2000 Professional"/fastdetect

"Microsoft Windows 2000 Professional"/fastdetect

"Microsoft Windows"

Porém não consigo editá-las e nem excluí-las a pena mudar as configurações desta janela.

Será que é só no meu SO.

Valeu.

jmcap

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tem um botão EDITAR abaixo da opção de seleção. Use-o ou se não conseguir por aí, abra o explorer e na unidade C: clique sobre o arquivo BOOT.INI e edite-o como já mencionei anteriormente. Lembre-se que este arquivo está oculto, então deverá alterar a opção do explorer para conseguir enxergar este arquivo na raiz do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!