Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Construir um home theater caseiro


e-spyko

Posts recomendados

Pessoal, percebo que caixas de som e amplificadores são coisas "simples" como montar um computador. Acho que se eu conseguir um bom amplificador de som 5.1, basta eu comprar autofalantes, cabos e matérial para fazer uma caixas para guardar os autofalantes.

Alguem ai já pensou em fazer um home theater com suas próprias mãos?

Eu poderia até mesmo juntar uns autofalantes que tenho guardados, e estão funcionando perfeitamente. Só falta comprar um aplificador para som 5.1

Passem suas sugestões a respeito do projeto!

Obrigado! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então colega eu ja pensei tbem em contruir um home theater :blink: , faz pouco tempo eu fui no Big aqui da minha cidade e vi um home theater da JVC 5 caixinha mais um subwoofer na hora eu não acreditei no som que ele dava era excelente B) perguntei pro cara da loja quanto que era ai ele me disse 399,00 :ahh: , ai eu falei vou leva, mas só depois eu percebi que aquele preço era só as 5 caixinha sem o SUB :( então perguntei o preço do SUB 999,00 :wow::cry: , que ***** tava quase levando.

Bom, esse é o som que eu montei no meu quarto

O som do meu quarto ta legal mais eu queria que fosse 5.1 :cry:

Abraços :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Construir uma caixa de som não é nenhum bicho de sete cabeças, pelo contrario! Basta você ter um pouco de experiencia em marcenaria (para fazer a caixa) e um pouco em eletrônica (para "conectar" os falantes). Quanto a construir um receiver ou amplificador ai sim é complicado. Pois para isso você tera que ter alto conhecimento em eletrônica.

Quanto a usar alto-falantes que você possui em casa é uma boa ideia, mas tambem não adianta se estes forem de baixa qualidade. E uma caixa de som para ter bom rendimento tera que ter no minimo tres canais, ou seja, agudos, medios e graves. Para isso você tera que ter um tweeter, um mid-range e um woofer.

Se você quiser lhe passo mais algumas informaçoes de como montar, qual alto-flante usar e etc...

Teh! :ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por TunedCase@08 nov 2004, 18:36

Construir uma caixa de som não é nenhum bicho de sete cabeças, pelo contrario! Basta você ter um pouco de experiencia em marcenaria (para fazer a caixa) e um pouco em eletrônica (para "conectar" os falantes). Quanto a construir um receiver ou amplificador ai sim é complicado. Pois para isso você tera que ter alto conhecimento em eletrônica.

Quanto a usar alto-falantes que você possui em casa é uma boa ideia, mas tambem não adianta se estes forem de baixa qualidade. E uma caixa de som para ter bom rendimento tera que ter no minimo tres canais, ou seja, agudos, medios e graves. Para isso você tera que ter um tweeter, um mid-range e um woofer.

Se você quiser lhe passo mais algumas informaçoes de como montar, qual alto-flante usar e etc...

Teh! :ahh:

ok, eu me interreso pelas dicas, agradeço pela sua ajuda!

-----------

Pergutando um pouco mais, quanto será que irei gastar para montar todo home theater?!

Quanto custa um home theater novo?

Me parece que aquelas caixas de som perebas muitas pessoas usam em seus pcs, com som 2.0, só tem um autofalante que faz o papel do tweeter, do mid-range e do woofer ao mesmo tempo, e nem por isso o som delas é tão ruim.

será que para ter um som de qualidade é realmente necessario o uso dos seguintes autofalantes: tweeter, um mid-range e um woofer?

Caso eu tivesse apenas uma caixa de som no meio da sala com o autofalante woofer (ideal para os sons graves, bass), eu teria uma boa qualidade de som? Pois uso uma caixa de som 2.1 onde só existe um woofer, o qual se localiza entre as caixas de som. Mas mesmo asssim o som dessa minha caixa de som 2.1 é de grande nitidez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por psYco+08 nov 2004, 20:17QUOTE (psYco @ 08 nov 2004, 20:17) TunedCase@08 nov 2004, 18:36

Construir uma caixa de som não é nenhum bicho de sete cabeças, pelo contrario! Basta você ter um pouco de experiencia em marcenaria (para fazer a caixa) e um pouco em eletrônica (para "conectar" os falantes). Quanto a construir um receiver ou amplificador ai sim é complicado. Pois para isso você tera que ter alto conhecimento em eletrônica.

Quanto a usar alto-falantes que você possui em casa é uma boa ideia, mas tambem não adianta se estes forem de baixa qualidade. E uma caixa de som para ter bom rendimento tera que ter no minimo tres canais, ou seja, agudos, medios e graves. Para isso você tera que ter um tweeter, um mid-range e um woofer.

Se você quiser lhe passo mais algumas informaçoes de como montar, qual alto-flante usar e etc...

Teh! :ahh:

ok, eu me interreso pelas dicas, agradeço pela sua ajuda!

-----------

Pergutando um pouco mais, quanto será que irei gastar para montar todo home theater?!

Quanto custa um home theater novo?

Me parece que aquelas caixas de som perebas muitas pessoas usam em seus pcs, com som 2.0, só tem um autofalante que faz o papel do tweeter, do mid-range e do woofer ao mesmo tempo, e nem por isso o som delas é tão ruim.

será que para ter um som de qualidade é realmente necessario o uso dos seguintes autofalantes: tweeter, um mid-range e um woofer?

Caso eu tivesse apenas uma caixa de som no meio da sala com o autofalante woofer (ideal para os sons graves, bass), eu teria uma boa qualidade de som? Pois uso uma caixa de som 2.1 onde só existe um woofer, o qual se localiza entre as caixas de som. Mas mesmo asssim o som dessa minha caixa de som 2.1 é de grande nitidez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Edvaldo J. Frederico+08 nov 2004, 20:34QUOTE (Edvaldo J. Frederico @ 08 nov 2004, 20:34)
Postado Originalmente por psYco@08 nov 2004, 20:17

TunedCase@08 nov 2004, 18:36

Construir uma caixa de som não é nenhum bicho de sete cabeças, pelo contrario! Basta você ter um pouco de experiencia em marcenaria (para fazer a caixa) e um pouco em eletrônica (para "conectar" os falantes). Quanto a construir um receiver ou amplificador ai sim é complicado. Pois para isso você tera que ter alto conhecimento em eletrônica.

Quanto a usar alto-falantes que você possui em casa é uma boa ideia, mas tambem não adianta se estes forem de baixa qualidade. E uma caixa de som para ter bom rendimento tera que ter no minimo tres canais, ou seja, agudos, medios e graves. Para isso você tera que ter um tweeter, um mid-range e um woofer.

Se você quiser lhe passo mais algumas informaçoes de como montar, qual alto-flante usar e etc...

Teh! :ahh:

ok, eu me interreso pelas dicas, agradeço pela sua ajuda!

-----------

Pergutando um pouco mais, quanto será que irei gastar para montar todo home theater?!

Quanto custa um home theater novo?

Me parece que aquelas caixas de som perebas muitas pessoas usam em seus pcs, com som 2.0, só tem um autofalante que faz o papel do tweeter, do mid-range e do woofer ao mesmo tempo, e nem por isso o som delas é tão ruim.

será que para ter um som de qualidade é realmente necessario o uso dos seguintes autofalantes: tweeter, um mid-range e um woofer?

Caso eu tivesse apenas uma caixa de som no meio da sala com o autofalante woofer (ideal para os sons graves, bass), eu teria uma boa qualidade de som? Pois uso uma caixa de som 2.1 onde só existe um woofer, o qual se localiza entre as caixas de som. Mas mesmo asssim o som dessa minha caixa de som 2.1 é de grande nitidez.

Bom esse alto falante que você falo que possui um tweeter, um mid-range e um woofer chame-se triaxiais (3 vias) ele são usado em carro geralmente de 6X9.

O que você que faze aproveita as caixinha de som do seu micro e colocar mais uma caixa para sons graves BASS (Subwoofer) ficaria bom :huh: deis de que as caixinhas do sei PC não for muito mais fraco que o SUB fica bom.

Um boa dica pra você :P

Adquira 2 alto falantes de 6" ou de 5" coaxias ou triaxiais instale numa caixa selada depois construa um caixa pra um subwoofer de 10 (não woofer), quando você compra um subwoofer ele vem com a litragem adquada p/ você tirar o maximo aproveito dele, pode ser selada, dutada ou band-pass.

Dos tres modelo de caixa mais fácil de construir é a selada ,pois possui uma tolerancia maior na litragem na hora de construir (se eu não me engano é +/- 10%)

Adquira um booster com 3 canais.

Depois é so você ligar esse booster ou amplificador na saida de algum radio com entrada auxiliar e ligar no PC :D como o som que eu montei.

Esse sitema de som que eu falei vai ter um otimo desmpenho e com qualidade e o maximo que você vai gasta é uns 250 reais até menos se bobia :blink: .

Abraços :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por psYco@08 nov 2004, 22:11

excelente ideia, pena que não etendo bem o sistema de som, mas posso falar com um amigo expert nisso, e pago uma merreca pra ele executar minha ideia...

Se você quiser mais aguma ajda pode entrarem contato comogo por e-mail, você pode compra tudo isso que eu falei no Mercado Livre :joia: .

Nãop esqueça tbem da fonte pra alimentar esse som no minimo 10 amperes certo :D .

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Oi galera!!

Gostaria de saber se alguém sabe onde posso conseguir mais um bom esquema de som(home theater) ou se alguém tem mais algum esquema pra me mostrar...

O que eu preciso saber é: dimensões das caixas, material pra confecção, quais os auto-falantes de cada caixa, distância que as caixas precisam ser instaladas... este tipo de coisa!

Gostaria de uma ajuda!

Obrigado a todos dês de já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fredxyz@11 nov 2004, 09:12

Fica melhor que um kit da creative?

Abraços!

dependendo do kit creative, e dependendo de como você montar e o que você usar para montar o seu, pode ficar melhor ou não.

Eu preferiria com certeza um kit creative ou logitech, do que qualquer coisa de som que eu montasse. Se for um receiver mais conjunto de caixas SONY então hehehe. só que com certeza sai mais caro comprar pronto, e talvez não faça tanto barulho, mas provavelmente a qualidade de som, do comprado pronto é melhor.

E ao edivaldo, o som que você montou no seu quarto que tem o esquema, você deixou os falantes soltos??? ou você contruiu as caixas acústicas pra eles??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por PedroFP@27 nov 2004, 23:01

Oi galera!!

Gostaria de saber se alguém sabe onde posso conseguir mais um bom esquema de som(home theater) ou se alguém tem mais algum esquema pra me mostrar...

O que eu preciso saber é: dimensões das caixas, material pra confecção, quais os auto-falantes de cada caixa, distância que as caixas precisam ser instaladas... este tipo de coisa!

Gostaria de uma ajuda!

Obrigado a todos dês de já!

Bom B) um subwoofer de 10" a maioria toca bem numa caixa selada de 30 litros +/-, mais é sempre bom procurar o manual pois la vem a litragem ideal :joia:

Agora pra um falante de 6", por exemplo um coaxial (falante e tweeter num unico produto) pode ser uma caixa selada de 3 litros e meio, pois é essa a litragem que eu uso pro meu Bravox de 6" coaxial 35WRMS.

Pra você calcular uma caixa quadrada por exemplo é só você fazer a Altura X Largura X Profundidade.

Exemplo uma caixa de 25 de altura por 32 de largura e 35 de profundidade vai ter 28000ml ou 28 litros :joia: .

Agora o materia ra fazer caixa um bom material seria madeira comprensada de 15mm pra falante de 10" ou 12", agora pra falantes de 6", 6x9", 5" madeira comprensada de 10mm.

Abraços :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Edvaldo J. Frederico@27 nov 2004, 23:46

Agora o materia ra fazer caixa um bom material seria madeira comprensada de 15mm pra falante de 10" ou 12", agora pra falantes de 6", 6x9", 5" madeira comprensada de 10mm.

Abraços :joia:

Caso eu usasse madeiras para fazer as caixas do meu home theater, eu acho que iria pintar as madeiras com tinta preta ou cinza.

Qual é a melhor maneira de fazer um corte em forma de círculo nas madeiras para alojar a saída dos autofalantes?

será que deve ter alguma brecha para o ar circular na caixa de som?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

a melhor maneira seria usando uma serra tico-tico... igual ao que o pessoal usa para montar som de carro... quanto a "brecha" para o som circular, depende do alto-falante que comprar tem um som mais gostoso com ou sem... no caso essa brecha seria um duto... eu pessoalmente prefiro com, ele dá uns graves menos secos e mais prolongados... mais gostosos de ouvir na minha opinião...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por psYco+30 nov 2004, 23:07QUOTE (psYco @ 30 nov 2004, 23:07) Edvaldo J. Frederico@27 nov 2004, 23:46

Agora o materia ra fazer caixa um bom material  seria madeira comprensada de 15mm pra falante de 10" ou 12", agora pra falantes de 6", 6x9", 5" madeira comprensada de 10mm.

Abraços :joia:

Caso eu usasse madeiras para fazer as caixas do meu home theater, eu acho que iria pintar as madeiras com tinta preta ou cinza.

Qual é a melhor maneira de fazer um corte em forma de círculo nas madeiras para alojar a saída dos autofalantes?

será que deve ter alguma brecha para o ar circular na caixa de som?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por fcontato@30 nov 2004, 23:16

a melhor maneira seria usando uma serra tico-tico... igual ao que o pessoal usa para montar som de carro... quanto a "brecha" para o som circular, depende do alto-falante que comprar tem um som mais gostoso com ou sem... no caso essa brecha seria um duto... eu pessoalmente prefiro com, ele dá uns graves menos secos e mais prolongados... mais gostosos de ouvir na minha opinião...

Pessoal de uma olhada neste link sobre :PC a i x a s A c ú s t i c a s

Abraços :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E ai Edvaldo, descolei um modulo/Amplificador Corzus 350w, um Falante 8" Bravox 400W, dois medios Arlen e dois Tweeter Arlen 120W.

Num to conseguindo fazer funcionar, pois quando ligo sai um som bem baixinho nos falantes.

O modulo estou ligando numa fonte 12v.

Fala ai, o que eu tenho que fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por mrkmal@14 dez 2004, 08:30

E ai Edvaldo, descolei um modulo/Amplificador Corzus 350w, um Falante 8" Bravox 400W, dois medios Arlen e dois Tweeter Arlen 120W.

Num to conseguindo fazer funcionar, pois quando ligo sai um som bem baixinho nos falantes.

O modulo estou ligando numa fonte 12v.

Fala ai, o que eu tenho que fazer?

Bom colega B) alem do positivo e o negativo da bateria tem mais um fio de alimentação que é responsavel pelo acionamento da potencia REMOTO que deve ser ligado junto ao positivo da fonte. :blink:

De uma olhada neste desenho que eu fez AQUI

Qualquer coisa é so da um toq :joia:

Abraços :natal:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O bruxo, é muito barbada, eu tenho um q tok muito, deve ter em torno de 250 WAtts de rms, no total, e foi montado só com pçs q eu tinah em ksa, yipo, 5.1 é barbada, porque precisa-se de 2 amplificadores de som, em ksa, eu tenho um philips, e mais um Cignus. o Cignus tok 2 caixas q tem 1 metro e 20 cm kda, são equipadas com 2 autofalantes de 10 '' , 1 de 8 '', 4twiteers e mais um super tweeers e um autofalante de 5,5'', no cignus, eu uso eles pra tokrem médios , o outro philips tem umas caixas frauqinha, nda demais, acho q kda tok 45 w de rms, é um som normal, pro sub, aí sim, tem q sepegar um autofalante bom, eu uso uma caixa TOP 500 da staner, com os graves bem reduzidos pra não detonar, a ksainteira...heheheh, e ainda tem mais aqueles sub com 2 aixas da iomega, q são uma smerdinha, nem dá pra dar muito gás, se não estora tudo, falou gente . Feliz natala todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazer 5.1 não é tão difícil....mas ter o resultado do 5.1 é difícil..... eu tenho um home teather na sala da minha casa....é um 5.1 que veio do japão da marca yamaha...a qualidade é excelente, fora de série...som cristalino.... com o tempo notei para que servia cada caixa e percebi que em um filme a central era para o dialogo do filme, o subwoffer para os sons graves, as laterais frontais para as trilhas e músicas do filme e efeitos, as surrounds são para os efeitos....então cada caixa do meu home teather tem formato diferente e altofalantes diferentes.....

vamos lá....a central são dois autofalante de 25 watts sem amortecimento, com dois dutos de diamêtros bem pequenos.....as laterais frontas tem autofalantes de 25 watts com grande amortecimento e um duto grande e também tem um tweeter bem pequeno......as surronds não tem duto nenhum e são autofalantes sem amortecimento de 25 watts, o sub é um autofalante com gigantesco amortecimento de 25 watts também com um duto gigantesco.....que no final o sub reproduz o som de 80 watts......isso é tecnologia.....o sub deve ter uns 40x60x20 centimetros com um autofalante de 6 polegadas parece piada.....as surronds que são as menores tem 10x15x8.....quer dizer......a muita tecnologia nos 5.1, não adianta por autofalantes e amplificadores.....o negócio é saber realmente que frequência cada caixa precisa responder......... e usar a litragem, divisores, e ótimos autofalantes...para um 5.1 ficar bom, com cara de 5.1 é melhor comprar um, ou se você conhecer bem eletônica ai sim...agora se quiser um som apenas para sair nas 5 caixas separadas mas, não restringindos as normas do 5.1 não adianta.....quer um exemplo real? Já ouviram falar do THX, é um padrão na qual, todo 5.1 que tem THX, ele tem as caixas respondendo as mesmas frequências que as que o editor musical do filme usou no estúdio....ou seja, você ouve como os criadores do filme realmente fez......boa sorte pra vocês...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha o meu esquema:

1 - DVD Sony

2 - Placa mãe abit AN7

3 - conjunto de caixas 5.1 Genius

Ligo o DVD da Sony na entrada SPDIF óptica que tem na minha AN7....daí ligo as caixas da Genius na saidas dela...

Funciona q é uma beleza...

pra quarto num tem melhor...

As caixas são essas aí:

%7Boption%7Dhttp://www.geniusnet.com.tw/product/speaker/pic/sw5.1homtt_box_284.jpg' border='0' alt='' />

o link da Genius é ESSE AQUI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Bom B) um subwoofer de 10" a maioria toca bem numa caixa selada de 30 litros +/-, mais é sempre bom procurar o manual pois la vem a litragem ideal :joia:

Agora pra um falante de 6", por exemplo um coaxial (falante e tweeter num unico produto) pode ser uma caixa selada de 3 litros e meio, pois é essa a litragem que eu uso pro meu Bravox de 6" coaxial 35WRMS.

Pra você calcular uma caixa quadrada por exemplo é só você fazer a Altura X Largura X Profundidade.

Exemplo uma caixa de 25 de altura por 32 de largura e 35 de profundidade vai ter 28000ml ou 28 litros :joia: .

Agora o materia ra fazer caixa um bom material seria madeira comprensada de 15mm pra falante de 10" ou 12", agora pra falantes de 6", 6x9", 5" madeira comprensada de 10mm.

Abraços :joia:

lol o meu padrasto disse me que tinhamos que ter uma especie de filtro dentro da caixa do sub-woofer e eu queria saber como se constroi uma caixa de maneira a que o som saia certo me pode ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

bom vendo tua necessidade eu acredito que tu no primeiro instante tu tem ke desidir se tu que som de qualidade ou um som somente alto para festa..

eu criei um som que se divide por amplificador..

e um 5.1 somente que cada saida deste sistema e alimentada por 1 amplificador antigo mas com boa qualidade..amplificadores Gradiente, philips, sony etc.

sendo cada saida 'tuniada' ele fica mais forte nao exige tanto dos amplificadores como se fosse todas as saidas com um so amplificador..a manipulaçao de cada caixa e bem maior.com este jeito consigo manipular o filmi que eu vejo mais ao meu gosto conforme a manipulação do som.

quem faz a divição de cada canal e o DVD (5.1) ate mixer nos sub para render melhor..também e instalado um crossover para a diviçao das frequencias..igual que o mesmo DVD faza esse trabalho, quando o negocio e uma festa e o DVD nao faza a divição das frequencias (sendo ex: cd normal) o crossover me faz esse trabalho e podendo cada dos canas tudo de si..eu fiz as caixas também..e coloquei alto-falantes de boa qualidade

tentando misturar o antigo (boa qualidade) com alto-falantes de boa tecnologia..

obtendo uma otima mistura..

tentarei postar fotos para poder visualizar melhor..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
lol o meu padrasto disse me que tinhamos que ter uma especie de filtro dentro da caixa do sub-woofer e eu queria saber como se constroi uma caixa de maneira a que o som saia certo me pode ajudar?
]

OLA GALERA!

]TENHO VISTO MUITA GENTE UERENDO FAZER UM SUB WOOFER PARA SUA TV OU HOME ETC.. TENHO UM FILTRO DE GRAVES E SUB GRAVES MAS TEM QUE MONTAR, E O CARA QUE ME CONSEGUIO DISSE QUE TEM QUE SER COM SINAL(SOM) DE BAIXO NIVEL, OU SEJA PRE AMPLIFICADOR E DEPOIS AMPLIFICADOR.,, E QUE SE COLOCAR NA SAIDA DE UM AMPLIFICADOR QUEIMA NA HORA, TEM QUE SER USADO NA SAIDA DO DVD OU MESA, DE BAIXO SINAL,,USANDO UM AMPLIFICADOR SÓ P ESTE FILTRO(USA SE NA ENTRADA DO AMPLIFICADOR)PASSANDO também O SINAL SEM ESTE FILTRO P OUTROS SOM,,ASSIM COMO FIZ, DUAS CAIXAS NORMAIS DE 3 EM 1 E UMA DE SUB DA UMA TREMENDA QUALIDADE AO FILME, MUSICA OU CLIP,,,, TENHO O DESENHO DA PLACA E ESQUEMA DO FILTRO E DOS AMPLIFICADORES CASO ALGUEM QUEIRA,,,,,,[email protected] ESTAREI PRONTA A AJUDAR.

REGRA 4.12. Não poste em letras maiúsculas, isto é extremamente desagradável, equivale a GRITAR. Além de ser desagradável de ler, é injusto, pois faz com que sua mensagem tenha mais destaque que as demais. O uso de letras maiúsculas, em negrito é proibida na postagem de mensagens inteiras: o seu uso só é permitido em trechos de mensagens visando chamar a atenção para a informação ali contida. Também é proibida a postagem de mensagens inteiras com cores berrantes ou qualquer outra maneira de chamar a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!