Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando o meu primeiro PC - Processador i7-10700k ou i7-10700


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Olá pessoal!

Eu comecei a montar um PC. Irei usa-lo principalmente para fazer lives no YouTube e outras plataformas, edição de fotos (uso bastante o Photoshop), um pouco de edição de vídeos.

Estou com dúvidas sobre qual processador escolher: o i7-10700k ou i7-10700 . E, sobre a necessidade ou não de uma placa de vídeo dedicada.

 

Vou listar os componentes que já tenho.

- placa-mãe: Asus TUF GAMING B460M-PLUS (WI-FI) Micro ATX LGA1200

- Memoria RAM: Corsair Vengeance LPX 16 GB (2 x 8 GB) DDR4-3200 CL16 Memory

- SSD: Samsung 860 Evo 250 GB M.2-2280

- SSD: Crucial MX500 500 GB 2.5"

- Fonte: Corsair CV 650 W 80+ Bronze Certified ATX

- Gabinete: Thermaltake V100 ATX Mid Tower Case


De início eu não pretendo fazer overclock (tanto é que comprei uma placa B460). A minha dúvida é, se vale a pena comprar o i7-10700k por causa da sua frequência 3.8 turbo 5.1 Ghz. Enquanto que a do i7-10700 é 2.9 turbo 4.8 Ghz.

Eu não jogo. Para fazer lives no YouTube e outros, edição de fotos, um pouco de edição de vídeos... seria necessário uma placa de vídeo dedicada?

Todas as opiniões são bem vindas.

Abs.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Pra mim, não vale a pena, não. Só se a diferença de preço estiver abaixo de R$ 100.

 

Se você comprou suas peças há menos de uma semana, recomendo a troca para a plataforma AMD Ryzen. São processadores melhores em multitarefa e tem compatibilidade com ao menos quatro gerações de produtos. Você poderia, por exemplo, comprar o Ryzen 7 3700x agora e trocar para um 5700x ou 5900x no futuro. Na plataforma dos Intel Core 10, você não tem essa possibilidade - poderia trocar para o 10900, é verdade, mas logo este será um processador obsoleto e raro, portanto caro, uma vez que a próxima geração lançar.

 

30 minutos atrás, Lunameg disse:

E, sobre a necessidade ou não de uma placa de vídeo dedicada.

 

O 10700 tem gráficos integrados, que servem pro uso do dia a dia. Como você vai trabalhar com o PC - inclusive com programas gráficos -, é bom ter uma placa de vídeo dedicada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Lunameg disse:

De início eu não pretendo fazer overclock (tanto é que comprei uma placa B460). A minha dúvida é, se vale a pena comprar o i7-10700k por causa da sua frequência 3.8 turbo 5.1 Ghz. Enquanto que a do i7-10700 é 2.9 turbo 4.8 Ghz.

 

Lembrando que esse clock máximo é em apenas um núcleo, quando o clock sobe em todos os núcleos ele fica em frequências bem menores.

A não ser pra renderização de vídeo esses 300mhz não vão fazer tanta diferença, desde que a diferença de preço não seja maior que uns 100~120 reais vale a pena pegar a versão "K".

 

43 minutos atrás, Lunameg disse:

- Gabinete: Thermaltake V100 ATX Mid Tower Case

 

Seu gabinete é bem ruim pra uma configuração tão forte, principalmente pra usar em renderizações, isso pode te trazer problemas com a temperatura dos componentes, principalmente por usar um i7 em uma H460.

Se tiver condições recomendo que troque por um modelo focado nesse quesito.

 

46 minutos atrás, Lunameg disse:

Eu não jogo. Para fazer lives no YouTube e outros, edição de fotos, um pouco de edição de vídeos... seria necessário uma placa de vídeo dedicada?

 

O vídeo integrado do processador já funciona bem pra uso comum, creio que não será necessário uma placa dedicada, mas se o resultado não te agradar você pode investir em uma placa básica futuramente.

 

No geral é uma configuração bem forte, tende a durar muitos anos. De resto nada a comentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gabriel_Caldeira disse:

Bom dia!

 

Pra mim, não vale a pena, não. Só se a diferença de preço estiver abaixo de R$ 100.

 

Bom dia Gabriel_Caldeira!

 

Tenho acompanhado os preços de ambos há algum tempo e a diferença de preço está na faixa de R$300,00.

 

Citação

Se você comprou suas peças há menos de uma semana, recomendo a troca para a plataforma AMD Ryzen. São processadores melhores em multitarefa e tem compatibilidade com ao menos quatro gerações de produtos. Você poderia, por exemplo, comprar o Ryzen 7 3700x agora e trocar para um 5700x ou 5900x no futuro. Na plataforma dos Intel Core 10, você não tem essa possibilidade - poderia trocar para o 10900, é verdade, mas logo este será um processador obsoleto e raro, portanto caro, uma vez que a próxima geração lançar.

 

 

Eu já comecei a montar o PC, então essa opção nesse caso fica inviável.

 

Muito obrigada pelas dicas!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Lunameg disse:

Bom dia Gabriel_Caldeira!

 

Tenho acompanhado os preços de ambos há algum tempo e a diferença de preço está na faixa de R$300,00.


Então vá de I7 10700!

 

1 minuto atrás, Lunameg disse:

Eu já comecei a montar o PC, então essa opção nesse caso fica inviável.


Entendi... sem problemas, o i7 é um ótimo processador de qualquer forma, deve suprir sua necessidade por vários anos.
 

 

2 minutos atrás, Lunameg disse:

Muito obrigada pelas dicas!

 

 

Por nada! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, NIGHT FALL disse:

 

Lembrando que esse clock máximo é em apenas um núcleo, quando o clock sobe em todos os núcleos ele fica em frequências bem menores.

A não ser pra renderização de vídeo esses 300mhz não vão fazer tanta diferença, desde que a diferença de preço não seja maior que uns 100~120 reais vale a pena pegar a versão "K".

 

 

Olá  NIGHT FALL,

 

Obrigada pelos esclarecimentos. 

Inclusive, eu li algo à respeito nesse artigo: https://avalanchenoticias.com.br/processadores-intel/analise-do-intel-core-i7-10700-processador-dois-em-um/amp/  (Moderação: desculpe se não é permitido a postagem desse link).

 

Eu acho que o clock regular do i7-10700 é baixo; 2.9 ghz .

 

Citação

Seu gabinete é bem ruim pra uma configuração tão forte, principalmente pra usar em renderizações, isso pode te trazer problemas com a temperatura dos componentes, principalmente por usar um i7 em uma H460.

Se tiver condições recomendo que troque por um modelo focado nesse quesito.

 

Você teria sugestões de gabinetes mais apropriados para a minha configuração? (Eu não curto enfeites; RGB, leds, painel de vidro transparente... )

Quanto à  refrigeração na parte interna do gabinete; eu estou pesquisando sobre tanto para a configuração com o i7-10700k, quanto para o i7-10700.

 

* A placa é B460

Citação

O vídeo integrado do processador já funciona bem pra uso comum, creio que não será necessário uma placa dedicada, mas se o resultado não te agradar você pode investir em uma placa básica futuramente.

 

A minha ideia inicial seria primeiro usar o PC sem a placa de vídeo dedicada, para poder avaliar as minhas reais necessidades... 

 

Muito obrigada pelas dicas!  

 

 

2 horas atrás, concorenciamelhoraomercado disse:

@Lunameg Recomendo pegar uma Z490 para ter um melhor desempenho e estabilidade e temperatura, recomendo mais pegar um i5-10600K, que é um 10700 bem mais barato, as diferença de desempenho são pequenas.

 

Olá concorenciamelhoraomercado!

 

Antes de comprar a ASUS TUF B460M plus Wifi, eu fiquei muito na dúvida  e quase comprei uma Z490. Bom, se necessário eu faço um upgrade mais adiante.

 

Obrigada!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lunameg disse:

 

Olá  NIGHT FALL,

 

Obrigada pelos esclarecimentos. 

Inclusive, eu li algo à respeito nesse artigo: https://avalanchenoticias.com.br/processadores-intel/analise-do-intel-core-i7-10700-processador-dois-em-um/amp/  (Moderação: desculpe se não é permitido a postagem desse link).

 

Eu acho que o clock regular do i7-10700 é baixo; 2.9 ghz .

 

Matéria interessante, apesar de achar que ela mais confundi que esclarece.

A diferença entre eles quando modo turbo do 10700 está ativada é muito pequena (Justamente aqueles 300mhz de clock) como a própria matéria mostra.

 

image.png.f5b2ae7f91c1ee76dc0c1cfacf866101.png

Acho interessante esse modo "economico", pois é um processador bem robusto, mas nem sempre está sendo exigido.

 

2 horas atrás, Lunameg disse:

Você teria sugestões de gabinetes mais apropriados para a minha configuração? (Eu não curto enfeites; RGB, leds, painel de vidro transparente... )

 

Qualquer gabinete que tenha a frente em grade ou malha resolve o problema.

Vou deixar alguns exemplos (Ambos vem sem fans, logo é necessário a inclusão de no mínimo duas).

 

Opção 1

Opção 2

 

2 horas atrás, Lunameg disse:

Quanto à  refrigeração na parte interna do gabinete; eu estou pesquisando sobre tanto para a configuração com o i7-10700k, quanto para o i7-10700.

 

Como vai usar pra renderizações, acredito que um Water Cooler de 240mm seja o ideal, porém eu não acompanho muito o cenário de refrigeração líquida a ponto de recomendar.
Talvez os colegas @Ornitotheuse @Shaman93 tenham mais propriedade pra falar do assunto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito obrigado pela menção @NIGHT FALL, fico muito agradecido. Sobre refrigeração líquida pra render, geralmente eu indico um 240/280mm, e tenho um novo "favorito" custo/benefício, o PCYes Sangue Frio 2, é um dos melhores water coolers que eu já testei custando na faixa de R$ 499, eu não tinha um i9-10900K para testes a 5GHz mas testei o i5-10600K que pra mim, é o melhor processador da LGA1200, o overclock dele a 4.8GHz chega a quase um desempenho do 10900K e com o sangue frio 2 ele segurou tranquilamente, mas infelizmente está indisponível no momento. Outro ótimo water cooler custo/benefício é o MasterLiquid ML240L só que a versão V2 que é a mais recente, um refresh desse consagrado water cooler da Cooler Master, custa na faixa de R$ 560 atualmente também, fora esses, o resto está: ou com preço estratosférico, ou focado muito em "design" e RGB do que a "eficiência" da refrigeração de um AIO de qualidade, então não recomendo. Se o Sangue Frio 2 voltar para o estoque, pegue-o, vou deixar um link do Peperaio testando um i9-10900K em OC com ele:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, NIGHT FALL disse:

 

Matéria interessante, apesar de achar que ela mais confundi que esclarece.

A diferença entre eles quando modo turbo do 10700 está ativada é muito pequena (Justamente aqueles 300mhz de clock) como a própria matéria mostra.

...

Acho interessante esse modo "economico", pois é um processador bem robusto, mas nem sempre está sendo exigido.

 

 

Concordo quanto a matéria.

 

O que está me intrigando é o clock base do i7-10700 que é 2.9, enquanto que o do i7-10700k é 3.8 . Mas por falta de conhecimento e experiência, não sei como na prática isso funciona.

 

Citação

Qualquer gabinete que tenha a frente em grade ou malha resolve o problema.

Vou deixar alguns exemplos (Ambos vem sem fans, logo é necessário a inclusão de no mínimo duas).

 

Opção 1

Opção 2

 

Quanto ao gabinete V100 da Thermaltake, apesar de não possuir a frente em grade ou malha, oferece alguns prós: https://br.thermaltake.com/v100.html  Já pude perceber que o manuseio e organização de cabos, não será um problema nele.  Conforme for, posso tentar fazer uma adaptação na frente dele, utilizando grade ou malha.

 

Obrigada pelas indicações.

Citação

Como vai usar pra renderizações, acredito que um Water Cooler de 240mm seja o ideal, porém eu não acompanho muito o cenário de refrigeração líquida a ponto de recomendar.
Talvez os colegas @Ornitotheuse @Shaman93 tenham mais propriedade pra falar do assunto.

 

Um Water Cooler não estava nos meus planos, ou melhor; no meu orçamento. Mas farei o necessário.

 

3 horas atrás, Ornitotheus disse:

 

 

 

 

 

3 horas atrás, Ornitotheus disse:

Sobre refrigeração líquida pra render, geralmente eu indico um 240/280mm, e tenho um novo "favorito" custo/benefício, o PCYes Sangue Frio 2, é um dos melhores water coolers que eu já testei custando na faixa de R$ 499, eu não tinha um i9-10900K para testes a 5GHz mas testei o i5-10600K que pra mim, é o melhor processador da LGA1200, o overclock dele a 4.8GHz chega a quase um desempenho do 10900K e com o sangue frio 2 ele segurou tranquilamente, mas infelizmente está indisponível no momento. Outro ótimo water cooler custo/benefício é o MasterLiquid ML240L só que a versão V2 que é a mais recente, um refresh desse consagrado water cooler da Cooler Master, custa na faixa de R$ 560 atualmente também, fora esses, o resto está: ou com preço estratosférico, ou focado muito em "design" e RGB do que a "eficiência" da refrigeração de um AIO de qualidade, então não recomendo. Se o Sangue Frio 2 voltar para o estoque, pegue-o, vou deixar um link do Peperaio testando um i9-10900K em OC com ele:

 

 

Citação

 

 

Olá  Ornitotheus,

 

Muito obrigada pelas dicas.

Vou ver o vídeo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Bom dia jovens!

 

Eu estava analisando o processador i5-10600K, que os colegas @concorenciamelhoraomercado  e @Ornitotheus comentaram e na minha opinião é uma opção bem interessante, também se comparado ao i7-10700 para o uso na minha configuração. Porém, estive pesquisando os preços dele e está custando na faixa de R$ 1.824,00 (Kabum). Enquanto que o i7-10700 está R$ 2.248,00 (Pichau, menor preço q encontrei). Lembrei que no mês passado encontrei o i7-10700k por R$ 2.310,00 na Pichau (hoje esta R$ 2.590,00!)

Vou optar pelo i7 mesmo. Estou bem mais inclinada para o i7-10700.

Agora com essas oscilações de preços... Para quem está contando com a BF, creio que seja difícil baixarem os preços dos processadores de décima geração. Estou acompanhando diariamente os preços e no momento em que baixar o preço, eu compro.

 

Quanto a placa de vídeo dedicada, não vou colocar... para primeiro poder analisar as minhas reais necessidades e o quanto/como os gráficos integrados podem suprir. E se necessário, mais adiante adiciono uma.

 

No mais, agradeço novamente a todos que me ajudaram aqui. Esse fórum é incrível, com bastante conteúdo e pessoas dispostas a ajudar.

 

Abs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lunameg Você não tem interesse em montar uma plataforma AMD? Para lives e para Photoshop você terá excelente custo/benefício. Com a chegada da 5ª geração, mais ainda. A previsão é que a quinta geração esteja com estoques bem estabelecidos no início de 2021, mas a 3ª geração já terá bons preços na BF semana que vem. 

 

Em 13/11/2020 às 10:29, Lunameg disse:

Quanto a placa de vídeo dedicada, não vou colocar... para primeiro poder analisar as minhas reais necessidades e o quanto/como os gráficos integrados podem suprir. E se necessário, mais adiante adiciono uma.

Observe se sua CPU tem vídeo integrado. Acredito que nenhuma das opções de CPU de alto desempenho hoje tem, e com isso você vai precisar de uma GPU sim, mesmo que básica.

 

Sobre o uso de Photoshop, você pretende fazer edições pesadas ou apenas trabalho gráfico padrão? Se for editar imagens e resoluções muito elevadas, pode se beneficiar de mais memória RAM e de uma boa GPU.

 

Acompanhando tanto esse e o outro tópico, não vi se você já tem esse gabinete ou se ainda vai adquiri-lo. Hoje temos opções bem melhores em todos os quesitos (inclusive organização de cabos) com preços razoáveis. O Aero One Frost por exemplo já vem com quatro ventoinhas de qualidade pré-instaladas. O mesmo vale para o Corsair Carbide Spec Delta, o Thermaltake Versa J24 e o Thermaltake Core X31 (esse tem preço salgado fora de promoção). A frente em mesh se paga na minha opinião. Desde que comecei a usar gabinetes mesh nos PCs de clientes, as temperaturas máximas despencaram drasticamente. Isso aumenta a durabilidade de todos os componentes.

Em 11/11/2020 às 12:35, Lunameg disse:

Você teria sugestões de gabinetes mais apropriados para a minha configuração? (Eu não curto enfeites; RGB, leds, painel de vidro transparente... )

 

  • Aerocool Aero 500G RGB BK
    Aerocool Aero One 
    Aerocool Aero One Frost
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
    Corsair Carbide SPEC-04
    Cougar MX330-G
    Cougar MX410 Mesh-G
    Deepcool E-Shield
    Deepcool Matrexx 55 Mesh
    Galax Nebulosa (Micro ATX)
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB
    Thermaltake Core X31
    Thermaltake Versa J24

Todos esses tem painel de vidro, o que é meio que padrão no mercado hoje. Sendo de vidro fumê, não é tão gritante. 

@Lunameg Lembrei desse vídeo e recomendo que assista:

Spoiler

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Lunameg Você não tem interesse em montar uma plataforma AMD? Para lives e para Photoshop você terá excelente custo/benefício. Com a chegada da 5ª geração, mais ainda. A previsão é que a quinta geração esteja com estoques bem estabelecidos no início de 2021, mas a 3ª geração já terá bons preços na BF semana que vem. 


 

 

@WOZ Dods Confesso que eu tive interesse na AMD, mas agora é tarde demais... Meu PC já está praticamente todo montado; só falta a CPU (i7-10700) que já comprei e está chegando. 

 

Citação

Observe se sua CPU tem vídeo integrado. Acredito que nenhuma das opções de CPU de alto desempenho hoje tem, e com isso você vai precisar de uma GPU sim, mesmo que básica.
 

 

Tem. Gráficos UHD Intel® 630.  

Não comprei uma placa de video ainda, primeiro vou analisar as minhas reais necessidades. 

 

Citação

Sobre o uso de Photoshop, você pretende fazer edições pesadas ou apenas trabalho gráfico padrão? Se for editar imagens e resoluções muito elevadas, pode se beneficiar de mais memória RAM e de uma boa GPU.
 

 

Apenas trabalho gráfico padrão. Para essa finalidade, consigo me virar bem com o meu velho e fraco notebook i5-4210U / NVIDIA GeForce 830M.

 

Citação

Acompanhando tanto esse e o outro tópico, não vi se você já tem esse gabinete ou se ainda vai adquiri-lo. Hoje temos opções bem melhores em todos os quesitos (inclusive organização de cabos) com preços razoáveis. O Aero One Frost por exemplo já vem com quatro ventoinhas de qualidade pré-instaladas. O mesmo vale para o Corsair Carbide Spec Delta, o Thermaltake Versa J24 e o Thermaltake Core X31 (esse tem preço salgado fora de promoção). A frente em mesh se paga na minha opinião. Desde que comecei a usar gabinetes mesh nos PCs de clientes, as temperaturas máximas despencaram drasticamente. Isso aumenta a durabilidade de todos os componentes.

 

Aerocool Aero 500G RGB BK
Aerocool Aero One 
Aerocool Aero One Frost
Cooler Master MasterBox K500 ARGB
Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
Corsair Carbide SPEC-04
Cougar MX330-G
Cougar MX410 Mesh-G

Deepcool E-Shield
Deepcool Matrexx 55 Mesh
Galax Nebulosa (Micro ATX)
Thermaltake Comander C35 TG ARGB
Thermaltake Core X31
Thermaltake Versa J24
Todos esses tem painel de vidro, o que é meio que padrão no mercado hoje. Sendo de vidro fumê, não é tão gritante. 
 

 

Pois é, como você já leu em outro tópico; fui no Thermaltake V100 ATX Mid Tower CA-1K7-00M1NN-00. 

Confesso que por falta de conhecimento, fiquei reticente com esses de painel com vidro lateral (não curto mostrar os componentes do PC, haha). Mas é melhor os componentes a mostra, do que uma má refrigeração. Sim, o de vidro fumê não é tão gritante... 

Quase que eu peguei um da Corsair que voce citou:  MX330-G e MX410 Mesh-G. 

 

Novamente, muito obrigada @WOZ Dods !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lunameg disse:

Pois é, como você já leu em outro tópico; fui no Thermaltake V100 ATX Mid Tower CA-1K7-00M1NN-00. 

Confesso que por falta de conhecimento, fiquei reticente com esses de painel com vidro lateral (não curto mostrar os componentes do PC, haha). Mas é melhor os componentes a mostra, do que uma má refrigeração. Sim, o de vidro fumê não é tão gritante... 

Quase que eu peguei um da Corsair que voce citou:  MX330-G e MX410 Mesh-G. 

Se ainda tiver como devolver o gabinete, devolva. Um gabinete com frente em mesh, de qualidade, vai garantir maior durabilidade do seu sistema sem ter que fazer adaptações. Entendo a preferência por lateral de metal, sem visibilidade para os componentes, mas se você realmente quer durabilidade, as melhores opções hoje tem isso como padrão. É um toque estético suave que não agride demais a menos que você tenha mil luzinhas brilhando lá dentro, e isso vai da sua escolha dos demais componentes. Estou olhando para meu TT Core X31 aqui agora e não vejo nada dentro dele exceto as superfícies refletivas, como os dissipadores da CPU e GPU, mesmo assim bem levemente. Realmente ter uma ventilação dos componentes é o pior cenário, pois isos reduz a vida útil de todos eles. Costumo montar PCs que priorizam bom fornecimento de energia (fonte de qualidade) e boa ventilação, e realmente estou para ver um PC que montei durar menos que 8 anos sem defeitos prematuros. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Se ainda tiver como devolver o gabinete, devolva. Um gabinete com frente em mesh, de qualidade, vai garantir maior durabilidade do seu sistema sem ter que fazer adaptações. Entendo a preferência por lateral de metal, sem visibilidade para os componentes, mas se você realmente quer durabilidade, as melhores opções hoje tem isso como padrão. É um toque estético suave que não agride demais a menos que você tenha mil luzinhas brilhando lá dentro, e isso vai da sua escolha dos demais componentes

 

@WOZ Dods

 

Agradeço a sua vontade genuína em me ajudar. 🙂

 

Não quero devolver o gabinete. (Não vou jogar R$310,00 no lixo; já está praticamente tudo plantado nele

). Já estou conformada com o seu defeito e farei as adaptações que forem necessárias. 

 

Até aqui foi R$ 5.185,00!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!