Ir ao conteúdo

Como fazer banco de memória de 6Kb e sua interface com a CPU?

Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Postado

@aphawk Hahaha pode deixar amigo. Vou ligar tudo certinho aqui. E sobre o que disse a respeito de minha base é pura verdade amigo. Desculpe não fazer bom uso de suas dicas. Juro que não foi por falta de desleixo ou desinteresse mas sim falta de conhecimento básico de minha parte mesmo. Vou estudar mais para não dar tanta mancada.

13 minutos atrás, aphawk disse:

Estude lógica digital, microprocessadores de 8 bits, microcontroladores de 8 bits, e só depois tente aprender 16 e 32 bits. 

Nenhuma construção será melhor do que a fundação dela.

Verdade. Pode deixar amigo. Obrigado mesmo por tudo. 

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Só me permita tentar remendar Paulão caso sua professora alguma dia veja esta discussão...

Peço perdão por alguma eventual interpretação errônea das palavras de Paulão. Ele fala mais pela lógica e não de coração que aliás é bem grande e bondoso. Suas palavras não foram a tua pessoa mas sim generalizadas ok? Sabemos que você fez o que pode e se dedica bastante dentro dos seus recursos e limites à sua honrosa profissão. E não te acanhes em se corrigir ou nos corrigir. Estamos aprendendo juntos!  Ou explique a teu simpático aluno a solução que propuseste. Ele ficará feliz em nos partilhar! De repente é algo novo pros velhos. 😁

abç

• Amei 1
  • Haha 1
Postado

Bom dia galera. Falei com minha professora e ela esclareceu como queria o exercício.

Segue abaixo pergunta e resposta do mesmo ao ver de minha professora para registro caso alguém se depare com isso no futuro. 

Como fazer banco de memória de 6Kb e sua interface com a CPU?

Resposta:

QUESTAO3_resposta_professora.thumb.JPG.448359220751da67f068ffbc4fc9e0a2.JPG

@aphawk

Não estou de forma alguma discordando de sua solução, apenas quis mostrar como minha professora interpretou e resolveu o problema caso algum outro aluno de graduação como eu se encontre na mesma situação com um(a) professor(a) que pense da mesma forma.  

Mais uma vez muito obrigado @aphawk e @.if pela atenção e pelo tempo dedicado a esse iniciante de eletrônica aqui hahahah. Sem as dicas de vocês eu nunca teria saído da estaca zero. 

Forte abraço!

• Membro VIP
Postado

Paulão é o cara!...

... que deve conferir se a ausência do A0 do ls138 vai zoar a leitura

b4W2Xly.png

... mas acho que foi você que se confundiu como suspeitei no princípio 😁. O correto seria aterrar o A2, certo?

Agora a ausência de A0 no sistema é inusitada (pelo menos pra mim). No mínimo seu sistema vai ter que trabalhar apenas com endereços pares ou gravar o mesmo dado em endereços subsequentes... Mas enfim, cada mania com seu lôco 🤪

• Haha 1
Postado

@.if ,

Pois é .... contra a força da burrice professoral não existem argumentos .....

Será possível que inventaram uma CPU que não tem A0 e a gente não sabe ??????

E se a própria questão inicial dizia que a CPU era de 16 bits e precisava implementar um banco de memória de 6K, por quê que a solução dela tem apenas 3K de memória de 16 bits ?

Mas acho que entendi uma parte da confusão toda : repare o esquema, olhe que na porta U5A  entra o endereçamento A24 !!!!!!!

Meu Deus ..... CPU com endereçamento de 24 bits só pode ir de A0 até A23 !!!!!!!!!

Então essa "fessôra"  está ensinando que o bit de menor ordem no endereçamento é A1 , e não A0 !!!!

Contra tudo o que está escrito nos livros e em todos os sites ....

Se for isso ( Socorro vou jogar o diploma no lixo ... ) , o circuito de decodificação que ela apresentou funciona ......

Mas é uma incoerência absurda porque olha o DATA BUS, ele vai de D0 até D15 !!!!!! 

Para ser coerente, ela deveria apresentar de D1 até D16 !!!!!

Depois vem os "formandos"  sem saber P..... nenhuma e eu achava que era culpa deles .... parece que o problema é mais ... em cima !

@Julio Cesar Maia de Carvalho ,

Meu amigo, me desculpe, mas concordo totalmente com você, não dá para entender nada do que estão te ensinando ..... a culpa não é sua não !

Acho que esse curso não vai te ensinar muita coisa não....

Paulo

• Obrigado 1
  • Haha 1
Postado

7 horas atrás, .if disse:

... mas acho que foi você que se confundiu como suspeitei no princípio 😁. O correto seria aterrar o A2, certo?

Poxa eu tentei, mas CS3 ficou sem sinal, ou seja em baixa tensão. Por isso alterei desse jeito para que CS3 também recebesse sinal e CS0 não recebesse nada . Porém não sei se esta 100% certo :( . Vou revisar o circuito aqui e qualquer novidade eu posto aqui. 

Abraços!

Postado
9 horas atrás, .if disse:

Paulão é o cara!...

... que deve conferir se

Ops só vi agora isso .... tá errado !

Tem de mudar as saidas do

LS138... com a entrada A0 no GND  , ele só vai acionar as saídas pares, ou seja, Q0, Q2, Q4 e Q6. Não se deve usar as ímpares ... 

Paulo

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!