Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul no notebook


Posts recomendados

Boa noite!

 

Tenho meu notebook (Acer Nitro 5) a 2 anos já e nesse último mês veio dando a famosa Tela Azul. Hoje foi a terceira vez.

 

Estou começando a me preocupar, pois trabalho com ele e não tenho condições de comprar outro. Tem algo que eu possa estar fazendo pra solucionar ou descobrir o que está dando ruim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso pode ser um problema relacionado à temperatura do notebook. Quando as temperaturas atingem um valor muito alto, é normal o notebook dar tela azul e depois desligar. Você pode usar programas como HWinfo pra checar as temperaturas. Caso estas estejam acima de 95oC, este pode ser o problema. Se este for o caso, você pode realizar a troca da pasta térmica do seu notebook (mas use uma pasta boa, como a Rise Frost ou melhor).

 

Meu notebook já chegou a desligar quando usei ele apoiado na cama, pois a fronha suprime a circulação de ar e acumula calor junto do note. Se você estiver usando ele com algum pano embaixo, esta pode ser a razão do superaquecimento, e consequentemente, da tela azul.

 

Caso não seja um problema térmico, você pode ir buscando soluções na internet até achar uma que se encaixe. Um bom primeiro passo é reinstalar o Windows. Caso você nunca tenha reinstalado o sistema, é muito provável que fazer isso resolva o seu problema. Se o problema persistir mesmo depois disso, talvez a solução seja um pouco mais complicada.

 

 

Resumo:

1. Verifique as temperaturas de seu notebook com o HWinfo;

2. Caso estejam muito altas, considere trocar a pasta térmica;

3. Se as temperaturas estiverem boas, tente reinstalar o Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@le_andro eu utilizo o Drive Booster para atualizar, e faço a verificação todo dia

@Acvale7 vou verificar a temperatura, mas o estranho é que hoje ele desligou após eu ficar um tempo sem mexer, quando peguei pra mexer ele só deu a tela azul, ou seja, não estava quente pois estava em modo suspensão. E eu utilizo ele com a parte da saída de ar bem livre 😕 

Na verdade, o notebook não desliga, ele dá a tela azul, carrega e reinicia sozinho, não sei se tem diferença

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa tela azul realmente é muito chata hehe.

se você tem o note a dois anos sem fazer uma manutenção(limpar as entradas e saídas de ar e troca da pasta térmica como o amigo disse) pode ser que ele esteja mesmo esquentando.

 

Se as temperaturas estiverem normais tente fazer uma verificação e reparação dos arquivos do sistema de acordo com o link:https://support.microsoft.com/pt-br/help/929833/use-the-system-file-checker-tool-to-repair-missing-or-corrupted-system

 

se nada resolver o próximo passo vai ser uma restauração do sistema, você pode manter os arquivos mas vai apagar todos os seus programas e jogos com isso, mas se restaurar do zero pode ser resolva seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Natália SarilhoSe você for reinstalar o sistema e precisar guardar muitos arquivos, você pode criar uma partição temporária e transferir os arquivos que quer manter para ela. Após a reinstalação, você copia os arquivos para a partição do sistema novamente e deleta a partição temporária. No entanto, isso não é tão válido para programas e jogos, é mais útil para arquivos mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Baixe o BlueScreenView, execute-o, clique em cada um dos arquivos ali (dump file), tire print das informações exibidas tanto na parte superior quanto na parte inferior do programa e poste aqui para podermos analisar.

 

https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html

 

Exemplo de como você deve enviar as prints:

D9n8NNP.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 horas atrás, Natália Sarilho disse:

@le_andro Oii, então, aconteceu meio que uma vez por semana, nessas ultimas três semanas, aproximadamente

Aparentemente temos um problema intermitente de memória RAM.

 

Sigas os procedimentos descritos nesse tutorial para baixar um software que faz uma análise na memória RAM.

 

Existe ali um procedimento que está dentro de uma caixa de citação, NÃO O FAÇA, faça somente o que vem depois dele.

image.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Abra o Visualizador de Eventos e veja quais erros em vermelho aparece.

2) Abra Menu Iniciar > pesquise por Histórico de confiabilidade > veja os erros que aparecem.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo. (pode ser usado em qualquer HD/SSD)

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable (pode ser usado em qualquer HD/SSD), em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, mick 07 disse:

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

No comando "sfc /scannow" apareceu a messagem:

A proteção de recursos do windows encontrou arquivos corrompidos e os reparou com êxito.

 

29 minutos atrás, mick 07 disse:

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Abra o Visualizador de Eventos e veja quais erros em vermelho aparece.

2) Abra Menu Iniciar > pesquise por Histórico de confiabilidade > veja os erros que aparecem.

 

conf.thumb.png.46036e31d05b212a9762cac870310211.png

 

 

30 minutos atrás, mick 07 disse:

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

Apareceu OK

 

57 minutos atrás, mick 07 disse:

3) Se estiver usando um SSD

 

Não uso

 

Quanto ao restante é muita coisa, fiquei meio perdida kkk Mas com essas informações que passei já dá pra saber o que é ou ainda não? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Natália Sarilho disse:

Eu atualizo sempre pelo Drive Booster, todo dia verifico

Isso é desnecessário e o provável causador das telas azuis. Faça os testes no HD com o HD Tune e Data Lifeguard, conforme acima.

 

Assista os vídeos abaixo:

 

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mick 07 Removi todos os programas de otimização, fiz uma atualização de recursos do w10 nova, rodei o Acer Care Center e não tem nenhuma atualização pendente.

 

17 horas atrás, mick 07 disse:

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

O Health deu Ok e o Error Scan deu tudo Ok.

 

17 horas atrás, mick 07 disse:

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo. (pode ser usado em qualquer HD/SSD)

 

Esse daqui vou ter que fazer hoje a noite, quando eu terminar de trabalhar, pois vou precisar usar o pc. Mas dai já aproveito pra ver se dá algum erro ou se a tela azul volta e qualquer coisa eu comento aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, Natália Sarilho disse:

@mick 07 Removi todos os programas de otimização, fiz uma atualização de recursos do w10 nova, rodei o Acer Care Center e não tem nenhuma atualização pendente

Esse software é totalmente dispensável, e isso indica que você está utilizando o notebook da forma que ele saiu da loja, sendo que as fabricantes tem o péssimo costume de instalar bloatwares (programas dispensáveis) no notebook apenas para aumentar a receita delas, sendo que ao fazer isso, elas estão comprometendo o desempenho e as vezes a segurança do computador.

 

Não é necessário fazer o teste do WD Data Lifeguard.

 

O que eu recomendo a você fazer é utilizar o Fresh Start do Windows 10, ele irá remover todos os programas e instalar uma versão limpa do Windows.

 

Veja mais detalhes e como realizar o procedimento neste artigo:

https://www.baboo.com.br/windows-10/dicas-tutoriais-windows/como-utilizar-o-fresh-start-para-remover-bloatwares/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/11/2020 às 13:13, GabrielLV disse:

Esse software é totalmente dispensável, e isso indica que você está utilizando o notebook da forma que ele saiu da loja

Na verdade eu vi um vídeo quando comprei o notebook justamente falando os app que podem ser tirados e os que não, esse foi um dos que recomendaram deixar e rodar de vez em quando para ver atualizações entre outras coisas. Mas se ele é dispensável, quais outros app eu poderia estar removendo do meu computador?

 

E mesmo assistindo aos videos do Baboo, ainda não sei qual a melhor forma de saber se as atualizações dos drivers estão certas ou como atualiza-las.

 

 

Em 19/11/2020 às 13:13, GabrielLV disse:

O que eu recomendo a você fazer é utilizar o Fresh Start do Windows 10, ele irá remover todos os programas e instalar uma versão limpa do Windows.

 

Vou fazer isso, depois é suposto que não volte a dar erro, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
51 minutos atrás, Natália Sarilho disse:

E mesmo assistindo aos videos do Baboo, ainda não sei qual a melhor forma de saber se as atualizações dos drivers estão certas ou como atualiza-las.

Você deve baixar os drivers no site do fabricante (no seu caso, pesquise a marca e modelo do notebook no google, seguido por "drivers" (ex: acer nitro 5 an515-54 drivers) e baixe todos os drivers ali listados.

 

54 minutos atrás, Natália Sarilho disse:

Mas se ele é dispensável, quais outros app eu poderia estar removendo do meu computador?

No geral, todos os aplicativos pré-instalados pelas fabricantes são dispensáveis.

 

54 minutos atrás, Natália Sarilho disse:

Vou fazer isso, depois é suposto que não volte a dar erro, certo?

Se o problema das telas azuis tiver relação com a instalação do Windows e/ou os programas de terceiros, sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!