Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Por favor, poderiam me ajudar a entender o que esta acontecendo?

Tenho um conversor 12V DC para 127V, 150W. Saida AC em onda quadrada em Khz. O fato é que quando ligo uma lampada FLC 10W os trigs ficam chaveando sem parar e a a lampada fica muito muito fraca, quase náo acende. Quando ligo uma lampada resistiva de 60W ela acende, porém não na  potencia total, porëm os trigs näo ficam mais chaveando, ficam constantes. O que pode estar acontecendo? O que posso fazer para funcionar com qualquer uma das lampadas, de forma que acendam normal e com o chaveamento constante? Minha forte 12V DC tem potencia para corrente de até 2.5A.

image.png.15f68e908f0a04b07dbcd243b2a59a82.png

image.thumb.png.931cc3968b0c2f76d37e28be7d397887.png

Postado

Se eu puder chutar.. Essa frequência AC alta aumenta muito a indutância da lâmpada, pode ser isso que está fazendo ela ficar fraca.

No segundo caso, não sei dizer, mas essa fonte não consegue entregar 60W.

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, MTALVES1974 disse:

12V DC tem potencia para corrente de até 2.5A.

... se alimenta com esta fonte só pra teste, a potência teórica máxima é 30W.🤪 Na prática dá menos ainda.

• Curtir 1
Postado

Concordo que não há potencia para deixar a lampada incandecente no brilho total, porém o que me deixa mais na duvida ´é que para a lampada FLC que tem 10W ou uma led 127V 9W, o trig fica disparado e mal ascedem. ´É uma fonte, não baterial. 

O jumper esta esta em 110V. Mas devido a alta frequencia não é possivel medir com o Multimetro. Não sei como resolver o caso.

Postado

@MTALVES1974 Essa fonte é muito fraca pra ligar esse aparelho, nunca que vai funcionar corretamente. Foi feito pra ligar com bateria.

Quanto a diferença no comportamento das lâmpadas é porque as florescentes e leds tem um circuito eletrônico interno, feito pra trabalhar corretamente em senoidal de 60Hz.

Quando liga nesse aparelho com frequência e formato de onda diferente e ainda com as interferências da fonte fraquinha, o circuito das lâmpadas junto com o do inversor fica meio doido e não se regula.

Para a lâmpada incandescente tanto faz, ela é só um resistor comum. Funciona de qualquer jeito.

Poderia ligar numa bateria, como tem corrente de sobra e não tem as proteções chatas de fonte chaveada deve funcionar.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!