Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

PREZADOS(AS) AMIGOS(AS)

Adquiri um sensor de nível sem contato que funciona com 12 volts, quando chega no nível aciona um led. porém na saida dele tenho um fio amarelo que  é o OUT e um preto que é inversão de sinal de saída.

A polaridade é NPN

A corrente consumida de 200uA

Dizem que a tensão de saída é igual a tensão de alimentação

Meu problema é que meço na saída e tenho 12volts com o fio amarelo e o negativo da fonte, porém ele só consegue acionar um led e eu precisava que acionasse um buzzer ou um relê.

Alguém poderia me ajudar a resolver isso, estou começando e preciso muito de ajuda. 

Obrigado 

Postado

Ola.

Já precisei resolver algo assim com um sensor indutivo que só tinha 100mA na saída e eu precisava acionar um relê automotivo.

Uma solução simples é jogar esse sinal do sensor na base de um transistor como o TIP122 e  terá na saída dele uma corrente necessária para o relê.

'_'

• Curtir 2
Postado
28 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Uma solução simples é jogar esse sinal do sensor na base de um transistor como o TIP122 e  terá na saída dele uma corrente necessária para o relê.

Complementando....

Resistor de no mínimo 1k em série na base do transistor e diodo 1N4148 ou 1N4007 anti paralelo com o relé, se for pra ligar o buzzer diretamente no transistor não precisa de diodo.

gLLHX.gif

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Publique desenho/esquema/link do seu sensor. De repente ele já está preparado pra acionar relé ou triac e você nem sabe...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, Alexandre Venci disse:

O sensor a que me refiro é este, obrigado.

então vá de ...

gLLHX.gif😁

de nada.

• Curtir 1
Postado

Meus amigos montei o circuito e deu certinho, no primeiro momento o rele ficava acionado direto só na hora que o liquido passava pelo sensor ele desligava, função inversa, coloquei em um relê polarizado e funcionou certinho. Muito obrigado a todos valeu mesmo.