Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Qual IDE ou outro programa usar, melhor que a IDE do Arduino


Posts recomendados

Boa Tarde

Como meus programas estão ficando grandinhos, a IDE do Arduino se tornou ruim, principalmente pela pouca estrutura para debug, navegar entre voids e outras coisas.
Soma-se isso, o fato do pessoal dizer que o que o software em Arduino fica lento.
Queria a recomendação de qual software usar vocês me dão para começar a usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até o momento só tive contato com Arduino(ATMEGA)

A parte do chip de interesso é meio difícil precisar também. Achei legal as vantagens de conectividade dos ESP
Mas também penso em controladores de custo barato. Ouço falar bastante dos PICs, mas não sei se ainda existe tanta diferença entre eles o ATMega do Arduino que se tornou muito popular e barato.

Quanto a nível de conhecimento é algo difícil de mensurar. Eu responderia Intermediário


Durante a pandemia eu comprei um Arduino Uno e e comecei a brincar com o mesmo.
A parte lógica considero que estou com bom domínio. 
(Construí nesses últimos meses, menus de navegação via display e teclado com regulagens que mudam o funcionamento do programa principal)
Vários desafios que eu mesmo me fiz, consegui fazer funcionar usando, alguns achei um exemplo no google e após ler, entender o que o programa fazia e modificar para minha necessidade, consegui.

Um negócio que não entendo nada ainda é quando a comandos para endereço de memória, tipo " DDRB  = 0b00100000;"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Thiago Miotto , você tem mais experiência do que eu. Vou opinar assim mesmo, ainda que brevemente.

 

Pelo que entendi, você quer aprofundar-se e aprender a otimizar software, saindo da "plataforma de programação Arduino" e entrando na codificação em C, escovando os bits conforme o documentado em datasheet do microcontrolador.

 

É um caminho natural...

 

Então minha sugestão começa assim: primeiro escolha a "família" do uC.

 

Renesas, PIC, ATmega, ATtiny, STM, outro?

 

Não adianta querer aprender tudo de uma vez! São "diferentes". Fabricantes concorrentes. Pelo que me consta, o custo-benefício de mergulhar em Microchip ainda está melhor; pois tem muito tutorial e muito mercado para alimentar um "auto-suporte técnico continuado".

 

Minha sugestão, finalmente: se já experimentou o ATmega standalone, volte, eleja um ATtiny e aprofunde. Pra começar...

 

Talvez você já conheça um bocado do ATmega. Minha sugestão estaria "colocando você pra marchar". O que me fez ousar dar o pitaco foi perceber uma certa lacuna de introduções, na sua fala.

 

Digo, separando o mundo PIC do mundo Arduino (mesmo que exista placa Arduino com PIC). Já que pelo que observo nas suas postagens, foi estranho parecer que você não faz ideia de que PIC e ATmega não são irmãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto ,

 

As portas dos Avrs podem ser configuradas como Entrada ou como Saida, e ainda podemos configurar ou não o Pull-up interno.

 

voce vai ver DDRA, DDRB,DDRC e outros conforme a quantidade de pinos de seu microcontrolador, que são os comandos para se configurar os Ports A,B e C respectivamente.

 

Mas você pode também configurar alguns pinos de um Port como entrada e outros como saída, conforme seu projeto.

 

A IDE do Arduíno comporta programas bem grandinhos, e não é isso que faz os programas lentos. Mas a IDE deixa os programas maiores do que seriam se escritos em C puro.

 

Por outro lado, visando o aprendizado, eu continuaria usando essa IDE, pois você encontra muito programa para quase tudo que é aplicação escrita nessa IDE, além de ser tudo grátis ....

 

Pesquise aplicações usando módulos baratinhos que você compra até no Mercado Livre, e quando se sentir confiante quanto a saber usar quase tudo que tem dentro de um simples Atmega328, então sim chegou a hora de você ir para o C puro.

 

Alias se eu fosse uns 30 anos mais novo é o que eu teria feito kkkkkk

 

Paulo

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Particularmente utilizo o VS Code com a extensão PlatformIO.

 

Para mim as principais vantagens são: modularização, auto completar e Intellisense. Os arquivos são em C++ mas você continua com o framework do Arduino.

 

É possível utilizar o C puro mas como nunca testei, não posso recomendar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!