Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Starbust 2014 No seu caso, o aterramento é importante, mas não obrigatório. A maioria dos surtos chega entre F-N.. você precisaria do terra em caso de descargas atmosféricas.

true  

O meu seria para caso de chuva que do nada pode cair um raio em algum lugar e mexer com a rede da minha casa, então para isso não serviria só com aterramento certo?

Postado

O meu seria para caso de chuva que do nada pode cair um raio em algum lugar e mexer com a rede da minha casa, então para isso não serviria só com aterramento certo?

true  

Também para que no caso de rompimento do neutro  a corrente não considere você uma parte por onde ela deva passar. Ao invés de chegar no seu corpo ou na carcaça do PC, a corrente vai ("escoa") para o terra.

https://instrutemp.com.br/o-que-e-terrometro/

por que em países de primeiro mundo onde existe chuveiro elétrico (não são muitos, pois a maioria é aquecida a gás) com aterramento e IDR, mesmo assim a resistência sempre é blindada? para evitar problema da resistência tocar na água com eletricidade, diminuindo a chance de você ser eletrocutado. A resistência blindada aquece sem que um pedaço de metal de que vai estar e 127v ou 220v entre em contato com a água. Em chuveiros comuns, a resistência vai ter eletricidade sempre, mesmo se sua casa tiver um excelente aterramento.

Carcaça de PC, principalmente as de metal e mal instaladas ou com placa-mãe/fonte tocando na carcaça metálica sem aterramento: você vai ver tensão ali, geralmente baixa, a grosso modo 12~36V (pode chegar a mais, claro). A grosso modo, se você estiver com um calçado de borracha, não irá sentir, mas as vezes há fuga de corrente nas partes de metal onde irá sentir de todo jeito, e isso é perigoso.

"Ah mas no meu PS4Pro ou XBOX Não tem terceiro pino". Correto. Deveria ter como medida de extra segurança, porém se você notar todo console é de plástico firme e ao menos 2 modelos que testei em diferentes apartamentos sem aterramento (por curiosidade) não havia fuga de corrente. Isso porque a fonte é construída com isolamento. As partes vivas (Neutro e fase, exemplo ou fase-fase) não irão entrar em contato com a carcaça de modo a dar choque no usuário, além do fato de na hora do projeto do console demonstrar que em caso de curto ou fuga, na hora de ser aprovado por agencias reguladoras, não existe risco para o usuário.

Isso tem a ver também com a questão de como a mudança de corrente AC para DC na fonte de modo que dependendo do valor da corrente, em lugares como a europa, estados unidos, japão, etc, aprovam o projeto elétrico de um console, por exemplo, sem aterramento. Essas questões são complicadas, no geral meu conhecimento é pouco, portanto se falei bobagem alguém me corrija

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!