Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensão negativa como excesso de elétron


Ir à solução Resolvido por rjjj,

Posts recomendados

Eu não consigo entender a relação lógica da tensão negativa, porque se eu tenho um pilha com a parte positiva 10V e outra negativa 5V a ddp da pilha é 5V (positivo menos negativo)e  se pego também outra pilha com parte positiva 5V e negativa 10V tenho ddp de -5V (positivo menos negativo)

E se eu faço uma outra pilha juntando a ddp de 5V na parte positiva e a de -5V na negativa tenho 10V (positivo menos negativo) Essa é minha dúvida : Eu ter essa ddp maior na pilha conjunta , isso é, por trabalhar com esses valores negativo e positivo significa que esse -5V veio de uma pilha que tinha mais elétron por isso se sobressaiu os elétrons na pilha que se juntou e  que por sua vez a outra sobressaio os prótons por isso +5V e como tenho mais prótons (+5V) e mais  elétrons (-5V)  por isso uma ddp maior ? Desculpa se ficou confuso sou iniciante nessa área, e por isso também, peço que me expliquem detalhadamente, desde já agradeço muitooo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais simples raciocinar em termos de potencial. A DDP é medida em relação a um ponto comum. Se existe um potencial de 10V e outro de -5V em relação a um ponto comum a DDP é 10 -(-5) = 15 V e não 5V . Da mesma forma 5 - (-10) = 15 V. 

Numa pilha comum de 1,5V o potencial geralmente é medido em relação ao pólo negativo, ou seja consideramos o negativo como zero . Assim o potencial do pólo positivo em relação ao negativo é de 1,5 - 0 = 1,5V.

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Enzo Henrique Tonello disse:

esse -5V veio de uma pilha que tinha mais elétron

O que está relacionado ao número de elétrons é a corrente, não a tensão. A tensão está relacionada à quantidade de trabalho que cada elétron poderia executar.

A unidade de corrente é Amper, que é Coulomb por segundo. Um elétron, por sua vez, tem a carga de 1.6 × 10^-19 C. Portanto, 1 Amper significa 6.24 × 10^18 elétrons por segundo passando.

Dá pra pensar numa analogia com um reservatório de água. A vazão, o quanto passa de água efetivamente, é como se fosse a corrente, enquanto a pressão, ou altura do reservatório de onde vem a água, seria a tensão.

  • Curtir 1
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

O potencial e a tensão são uma simplificação de um conceito mais extenso e complexo: o campo elétrico. Uma bateria gera um campo elétrico em torno de si através de reações químicas. Esse campo, ao ser confinado em fios, é aplicado em uma única direção e sentido relativamente a um volume de condutor F5Rua4D.gif:

 

 

 

QmNOIjE.png

 

 

 

Fisicamente, o que uma ligação em série de baterias faz é a soma vetorial de campos elétricos distintos. O tipo de resultante fica a depender das direções e sentidos dos vetores de campo, o que remete às polaridades convencionadas das baterias.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rjjj Muito obrigado, me deu uma esclarecida, mas ainda fico na dúvida na seguinte coisa: se eu pego duas pilhas, uma que tem o polo positivo o GND(0v) e o negativo 5V e outra com o negativo o GND(0v) e positivo 5v , a  ddp daquela que tem GND positivo terá -5V e a de GND negativo 5V(porque acredito que o padrão para ver DDP é positivo menos negativo), se eu pego as duas e coloco em série certinho, positivo com negativo as tensão irão se somar e desconsidero o -5 e ficará 10v? ou mesmo as baterias estando em posição certa para ligação em série ficará 0v porque a ligação em série é a soma das voltagens e como tenho 5V +-5V dá 0?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!