Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações, a todos. Uso um equalizador há mais de 20 anos e jamais variei a posição dos seus 20 potenciômetros, os quais se acham numa posição que mais me agrada. Ocorre que quero adaptar a placa do equalizador dentro da caixa do meu amplificador e, para isso, preciso eliminar o inteiro painel dos controles dos potenciômetros deslizantes (são 10 por canal), substituindo cada potenciômetros por um resistor de valor fixo, valor esse que posso medir na posição em que cada um se encontra. Como não tenho conhecimento suficiente, nem mesmo teórico, venho inquirir aqui, a quem tenha competência bastante, sobre como posso fazer isso. Como eu já disse, eu uso sempre, sempre mesmo, o equalizador, mas jamais mexo nos controles deslizantes, exatamente porque a posição em que se encontram é a que mais me agrada. Sei que a substituição por resistores impossibilitará a função própria dos potenciômetros, mas quanto a isso não tenho nem dúvida nem preocupação. O que eu quero aprender é como fazer a substituição tendo em conta que o resistor só tem duas lides, enquanto que o potenciômetro tem três, sendo uma delas o terra da PCI. Ficarei muito grato pela ajuda.      

• Triste 1
  • Membro VIP
Postado

Permita-me registrar que o que queres fazer é um sacrilégio técnico mas enfim, cada 1 na sua.

Vais precisar de:

-boa visão pra ver o valor que está impresso no pot

-talvez tenha que desmontar/desoldar o pot

-um multímetro: coloque em um lide e no do meio. Meça o valor e anote. Dica faça um desenho de cada

-google como medir potenciometro com multímetro

-ache um resistor com valor próximo. Se exato, fechou. Se próximo maior (prefira) vais ter que colocar + resistor em paralelo até chegar no valor. Dica: se valor do resistor que achaste é perto do que mediste, o paralelo pode ser até 10X maior.

-faça o mesmo pro outro lide considerando que o do meio é comum pros 2.