Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações, a todos. Uso um equalizador há mais de 20 anos e jamais variei a posição dos seus 20 potenciômetros, os quais se acham numa posição que mais me agrada. Ocorre que quero adaptar a placa do equalizador dentro da caixa do meu amplificador e, para isso, preciso eliminar o inteiro painel dos controles dos potenciômetros deslizantes (são 10 por canal), substituindo cada potenciômetros por um resistor de valor fixo, valor esse que posso medir na posição em que cada um se encontra. Como não tenho conhecimento suficiente, nem mesmo teórico, venho inquirir aqui, a quem tenha competência bastante, sobre como posso fazer isso. Como eu já disse, eu uso sempre, sempre mesmo, o equalizador, mas jamais mexo nos controles deslizantes, exatamente porque a posição em que se encontram é a que mais me agrada. Sei que a substituição por resistores impossibilitará a função própria dos potenciômetros, mas quanto a isso não tenho nem dúvida nem preocupação. O que eu quero aprender é como fazer a substituição tendo em conta que o resistor só tem duas lides, enquanto que o potenciômetro tem três, sendo uma delas o terra da PCI. Ficarei muito grato pela ajuda.      

• Triste 1
  • Membro VIP
Postado

Permita-me registrar que o que queres fazer é um sacrilégio técnico mas enfim, cada 1 na sua.

Vais precisar de:

-boa visão pra ver o valor que está impresso no pot

-talvez tenha que desmontar/desoldar o pot

-um multímetro: coloque em um lide e no do meio. Meça o valor e anote. Dica faça um desenho de cada

-google como medir potenciometro com multímetro

-ache um resistor com valor próximo. Se exato, fechou. Se próximo maior (prefira) vais ter que colocar + resistor em paralelo até chegar no valor. Dica: se valor do resistor que achaste é perto do que mediste, o paralelo pode ser até 10X maior.

-faça o mesmo pro outro lide considerando que o do meio é comum pros 2.

Dica: pra quem tem zero conhecimento em eletronica, a tarefa é complexa e diria até arriscada. Considere pensar alternativas pra não cometer este "crime". Afinal, time que está ganhando (há 20 anos) não se mexe.😁.

Nada + lhe posso somar.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Nelsaraiva disse:

O que eu quero aprender é como fazer a substituição tendo em conta que o resistor só tem duas lides, enquanto que o potenciômetro tem três, sendo uma delas o terra da PCI

Vai precisar de dois resistores pra cada potenciômetro. 

É como se um dos pinos do potenciômetro fosse a emenda de dois resistores. 

Se tiver potenciômetro que fica no final do cursor, aí sim precisa de um resistor só, pois o outro lado vai direto. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Olá de novo... numa epifania de 6ª, resolvi permitir que você substitua seu pot deslizante por mini trimpots de mesmo valor.

trimpot%201k-228x228.jpg

Vantagens de não ter que procurar resistor certo, aprender código de cores, stresse da associação e sua matemática, tamanho reduzido e vários etc.

Desvantagem de ter que ter um pouco de habilidade pra adaptar, a de ter que reajustar tudo de novo. Se quiser passe um esmalte de unha pra travar. Vantagem de novo pela adrenalina de relembrar seus ouvidos de 20 anos atrás... saudade dos meus kk.

abç

• Obrigado 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
8 horas atrás, .if disse:

substitua seu pot deslizante por mini trimpots de mesmo valor.

@Nelsaraiva , este caminho é incomparavelmente mais seguro. Resistores comuns tem erro! Você não obteria, com apenas um par, o ajuste fino que os ouvidos requerem.

Postado

Fico muito grato a vocês, e achei ótima a ideia de usar trimpots. Agora o problema passou a ser saber qual a melhor marca de trimpot. Novamente solicito a sua experiência profissional. 

• Membro VIP
Postado

Olá de novo... Na verdade também não vejo empecilhos com relação à marca. Se esta informação lhe for muito muito importante, saiba que já trabalhamos com a marca bourns trimpot e não me lembro de ter tido problema

Um tipo multivolta é mais caro mas não deixa de lhe ser uma opção minimamente curiosa...

trimmer_cutaway.jpg?sfvrsn=904b6af6_4

• Amei 1
Postado

Ok. Vou ver se acho os trimpots lineares multivoltas dessa marca Bourns. Todos os 20 têm o mesmo valor de 25K.

Agradeço, de coração, a atenção e gentileza que tiveram para comigo.

Um forte abraço e até mais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...