Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal!

Me mudei para um apartamento recentemente, e instalei a internet em um quarto que vou usar como escritório.
É uma internet de fibra, 200mbps, com a fibra vindo até o apartamento e sinal ligado num roteador intelbras RG1200 que o provedor me forneceu em comodata.

Desse escritório, puxei um fio ethernet (saindo do roteador) para a sala, onde pretendo instalar um repetidor dualband, para fornecer sinal 5GHz para a sala (videogame + tv) e 2.4Ghz para cozinha e outros cômodos.

Aqui, minha primeira pergunta: estou na dúvida entre o D-Link Dap-1610 (R$260) e o TP-Link RE305 (R$300).

Pelo que entendi, os dois são bem equivalentes em recurso, certo? Entre esses dois, qual vocês recomendam? Algum deles é bem melhor que o outro?

Porém, pesquisando modelos e tópicos em fóruns, hoje, me deparei com o tal do PowerLine. Pelo que eu entendi, eu instalaria um no escritório pelo cabo ethernet, e ligaria outro na tomada da sala e ele já repetiria a rede, certo? Mas não entendi completamente e aí gostaria da ajuda de vocês: O PowerLine não precisa do cabo ethernet para repetir esse sinal com toda sua força? É estável? Ele solta sinal wi-fi 5GHz também ou só 2.4Ghz? Tem modelos acessíveis até essa faixa dos R$300?

E aí, como última pergunta, para resumir: Nessa minha situação (roteador no escritório, cabo ethernet puxado pra sala, precisando repetir sinal 2.4 e 5GHz), o repetidor instalado via cabo é melhor ou pior que o powerline? O que vocês me sugerem?

Obrigado e abraços! :)

Postado
2 horas atrás, edu.dnb disse:

esses repetidores são só wifi com porta lan.

ué, sério? se eu ligar um cabo, saindo do meu roteador, na porta LAN desses repetidores, eles não pegam o sinal do roteador e repetem pra wifi?

Postado
3 minutos atrás, jonezzz disse:

ué, sério? se eu ligar um cabo, saindo do meu roteador, na porta LAN desses repetidores, eles não pegam o sinal do roteador e repetem pra wifi?

funciona, erro meu

Modos de Operação

Repetidor

Ponto de Acesso

Postado

@edu.dnb Ufa! hahahaha

e, nesse caso, entre os dois modelos de repetidor que passei, você tem alguma preferência? ou pela marca ou por alguma característica que eu não tenha entendido?

• Membro VIP
Postado

Eu recomendo um roteador também, já que existe a conexão com cabo.

Primeiro porque os repetidores tem apenas porta Fast (100 Mbit), outro que eles geralmente tem menor capacidade de gerenciamento de conexões porque o principal é que faz todo o trabalho. Agora, a vantagem é que ele podem repetir por wireless.

Os PLC se forem gigabit devem funcionar para seu caso, mas são mais caros e em alguns casos ficam "lentos" sem motivo aparente. Geralmente um reset tirar e botar na tomada ambos, volta. (Eu acho que isso ocorre porque vizinhos podem usar PLC e gera interferência ou algo do tipo).

Postado

@dwatashi entendi.

então, entre um repetidor por cabo e um roteador, o roteador ainda é melhor, certo?

e aí pra configurar ele só como uma extensão (mesmo nome de rede, sem precisar trocar a conexão ao andar pela casa) é tranquilo, né?

alguma indicação de roteador para essa demanda?

• Membro VIP
Postado

@jonezzz Pra trocar entre os roteadores você precisa ou investir no roteador principal tipo mesh, ou então algum que tenha o roaming. (802.11k ou 802.11r ou 802.11v) que geralmente são mais caros porque podem criar vários hotspots. 

Com domésticos sem ser mesh, o melhor é usar 2 redes distintas, e configurar com menor potência. Assim quando perde, o que estiver com melhor sinal geralmente assume. (Nesse método sempre tem perda, no roaming na teoria você reconecta na mesma rede, mas usando outro AP)

Postado
18 horas atrás, dwatashi disse:

os repetidores tem apenas porta Fast (100 Mbit),

@dwatashi agora que vi isso. o que significa? como a minha internet é 200mbps, pelo cabo o máximo que o repetidor vai conseguir transmitir é 100?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!