Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como calcular duração de uma bateria?


Blumer Celta

Posts recomendados

Quanto pode durar uma bateria CR2032 com uma memória destas?

Levando em conta uma bateria comum, nova, pretendo liga-la em uma memória SRAM.

de duas formas (ou direto ou em stand-by)

as informações da memória são estas:

FEATURES
* Low power consumption:
* Operating : 40 mA (typical.)
* Standby : 3mA (typical) normal
* Single 5V power supply
* Data retention voltage : 2V (min.) 

Acredito que com os 3v da bateria ela nem poderia funcionar pois diz que a memória funciona com 5v.

Então, mantendo ela em stand-by, através da bateria, quanto tempo será que ela aguenta? será que dura um ano com os dados?

 

obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Blumer Celta Tudo bem jovem?

 

Uma artigo que pode te interessar:

https://www.sta-eletronica.com.br/artigos/baterias-em-geral/informações-basicas/como-calcular-quanto-dura-uma-bateria

 

Especificações da CR2032

https://data.energizer.com/pdfs/cr2032.pdf

 

Calculadora:

https://br.mouser.com/technical-resources/conversion-calculators/battery-life-calculator

 

 

Na teoria, 78,3h, na prática aproximadamente 54h. Para um ano você vai precisar de uma bateria "muito maior"!

 

  • Obrigado 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu obrigado pessoal. estava tentando reaproveitar umas memórias destas que achei aqui. Sei que existia uns circuitinhos BA6162 que serviam para gerenciar baterias e memórias SRAM, mas não sei como eles fazem para poupar por mais tempo...

existe alguma forma de gastar menos que deixando em stand-by?

 

Meu objetivo de ligar a bat direto na memória em stand-by é que estes circuitinhos já esstão obsoletos e mais pra frente não vão existir mais.

 

anexo datasheet da memória em questão

UT62256CSC-70LL.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
35 minutos atrás, Blumer Celta disse:

alguma forma de gastar menos

Nas (novas) condições de Data retention: 1...50uA. Bem... talvez tenham alguma afinidade... refaça as contas na calculadora do amigo @GusGraf

Dica: tal memória tá valendo pra exercício do intelecto. Pra uso prático tem melhores opções. (não indico)

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou estudando sistemas antigos, mas muitos componentes já não são encontrados de forma fácil.

achei esta foto na net:

ep4fL29.jpg

Neste caso precisaria da bateria, segundo perguntei por aí estas baterias neste sistema duram anos.

pesquisei o datasheet desta memória e vi que ela gasta (segundo o que eu entendi) maus uA do que a que eu propus no primeiro post quando em stand-by.

Pelo que entendo vendo na foto esta placa deve fazer o seguinte:

quando desligada ela fica em stand-by com a bateria e quando ligada o sistema corta o stand-by e alimenta a sram com os 5V do canector.

E o responsável por isso seria este BA6162.

Entretanto já vi outras configurações de placas semelhantes usando um esquema de diodos e transistor para suprir a falta deste BA6162.

 

O que estou perdendo aqui, como pode esta bateria durar tanto com esta memória que deve ser mais antiga e gastar mais?

 

16 horas atrás, Renato.88 disse:

Nesse caso seria melhor o uso de memórias não voláteis. 

Sim, sem sobra de dúvidas, com as eeproms de hoje em dia.

Ocorre que:

tenho muitas memórias como a da foto acima, retiradas de computadores antigos, e quero utiliza-las para meus projetinhos.

E também, como gosto de estudar estes PCs e aparelhos antigos gostaria de aprender o sistema.

O que estou tentando desenvolver é um projetinho que mantenha os dados na SRAM (destas antigas como a da foto),

e que quando corte a alimentação fique em stand-by mas que eu não precise trocar a pilha a cada mês.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Blumer Celta disse:

O que estou perdendo aqui, como pode esta bateria durar tanto com esta memória que deve ser mais antiga e gastar mais?

Da mesma forma que as novas essas memórias tem um sistema que deixa somente um estágio funcionando pela bateria, tornando possível a economia de energia. 

Nunca estudei uma dessas, mas suponho que a bateria tenha um pino exclusivo ou então existe um pino para desativar os estágios de leitura/escrita quando a alimentação principal é cortada. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Blumer Celta disse:

O que estou perdendo aqui, como pode esta bateria durar tanto com esta memória que deve ser mais antiga e gastar mais?

Por acaso deste uma olhadela na informação de

Em 09/12/2020 às 16:28, .if disse:

condições de Data retention: 1...50uA.

do seu d.s. pra conferir? De fato nao vi no seu (não gosto de baixar) e sim num da net. Sabe que 1uA é a milionésima parte de 1A? Alimentaste a calculadora fornecida pelo amigo la de cima como lhe sugeri lá atrás?

3 horas atrás, Blumer Celta disse:

O que estou perdendo aqui,

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, .if disse:

Alimentaste a calculadora fornecida pelo amigo la de cima como lhe sugeri lá atrás?

Até tentei, mas tem alguns campos que fiquei em dúvida.

 

Obrigado pelas respostas pessoal.

 

Consegui acesso a uma placa de um amigo e tirei o esquema, como não entendo muito sobre a parte técnica, acho que preciso (por enquanto) copiar um esquema e tentar modernizar.

Este esquema da placa usa apenas um transistor (talvez um mosfet) só que ele não existe mais (na versão "F") que trabalha na faixa de tensão desta bateria.

Pelo que entendi, preciso das memórias que tenham "LL" no nome, estas gastariam menos em stand-by.

No esquema aparece um pino da memória chamado CS2 (pelo que entendi ele é responsável por fazer a memória entrar em modo de stand-by. (a memória tem CS1 e CS2).

No esquema tem também "Positivo do barramento", e este só seria alimentado quando a placa é conectada no sistema, fora isso a bateria deveria entrar em ação.

Neste esquema, o positivo do barramento refere-se a 5V.

Alguém sabe o que eu poderia usar no lugar deste "transistor" que não existe mais em larga escala para venda? (datasheet anexo).

Desculpem pelo desenho do esquema, é o melhor que pude fazer.

Obrigado

 

 

 

Esquema placa BATERIA.bmp PST529.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

FSsKC6O.png

Quebrei seu galho e fiz pra você. Dá quase 20 anos. Tá bom procê?

48 minutos atrás, Blumer Celta disse:

alguns campos que fiquei em dúvida

 

 

Quebrei mais um e baixei seu desenho...

nbWiA4O.png

E também isso...

page1.png

Seu "transistor" é um ci. Seu "equivalent circuit" pode te iluminar. O minimalismo da iluminação é algo como: ele sente que o vcc (1) caiu e conecta o out (3) ao gnd (2). ok.. .. tá explicado um pouco em inglês mesmo...

 

 

  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, .if disse:

Dá quase 20 anos. Tá bom procê?

Muito obrigado. 20 anos está muito mais que ótimo.

28 minutos atrás, .if disse:

Quebrei mais um e baixei seu desenho...

Eu cliquei em adicionar e ele colocou como link para baixar.

 

Muito obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!