Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal.

Preciso de um auxílio em uma questão. Quais componentes de dados posso utilizar em processador de uma balança para calcular o imc de uma pessoa após receber o seu peso e altura ? É possível vocês especificarem para valores de entrada de 16 bits ?

Agradeço. 

• Membro VIP
Postado

Tenho dúvida sobre sua dúvida. O imc não é apenas IMC = Peso ÷ (Altura × Altura) ? Sim é possível usar variáveis de 16bits e uma técnica simples especial. Mas como a maioria dos mc's tem boa capacidade de processamento e memória, facilite nossa vida e use variáveis tipo float (32 bits) mesmo. A não ser que estejas a utilizar um pic10f ou attiny10 p.ex. (Apesar que duvido que alguém os usaria em balança...)

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Y.T disse:

projetar o processador

Neste caso estás a anos luz à minha frente. Projetar um mc não é trabalho pra meros mortais. Seu projeto me empequenina (inventei isso agora) me pondo em meu lugarzinho à tua sombra que me assombra (poetizei isso agora 😁)

Sucessos!

• Haha 3
Postado
22 horas atrás, Y.T disse:

Quais componentes de dados posso utilizar em processador de uma balança para calcular o imc de uma pessoa após receber o seu peso e altura ?

20 horas atrás, Y.T disse:

Entretanto, eu preciso projetar o processador e não usar um pronto.

tá parecendo mais um trabalho escolar.. (curso tecnico: eletronica, mecatronica...) se for o caso coloque o enunciado e explique qual é a sua duvida para que o pessoal te ajude a fazer o exercicio...

• Curtir 2
Postado

É um trabalho da universidade. Preciso projetar um processador para uma balança que mede a massa em gramas e captura a altura em milímetros e depois devolve o imc através de um display. O problema é que não consigo pensar em uma maneira de combinar subtratores e deslocadores (componentes de dados) para criar um algoritmo para a balança efetuar este cálculo. 

Postado

Eu aprendi como é a estrutura interna antes de começar a fazer o trabalho, mesmo assim não estou muito perto da resposta, e um dos motivos é que não sei como efetuar a divisão entre massa e o quadrado da altura, tendo em vista que o imc é dado por massa/(altura)^2. 

Postado

pra dividir você pode usar um contador e multiplicar pelo valor da altura² e parar a contagem quando o valor da multiplicação for igual (ou bem próximo) ao valor da massa medida.

como o valor da imc não é muito grande você conseguirá um resultado rápido mesmo que use um clock lento, para um MC (algo em torno de MHz) acontecerá antes que a pessoa que esta em cima da balança perceba.

• Curtir 1
Postado

Interessante Eder. Aplicando a sua ideia eu poderia matar tanto o problema da divisão quanto de números de ponto flutuantes, isso porque o valor seria em inteiros e aproximado. Você propõe o uso de deslocadores para a multiplicação ? (Já que estou falando de entrada na casa do milhar(decimal) teríamos que usar números de 32 bits para representar os valores de massa(principalmente massa) e altura, e sabendo que a cada valor do contador iremos executar uma operação de produto com altura^2, usar multiplicadores poderia ocasionar em operações de soma muito...demoradas.)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!