Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos

Então, ao longo da minha vida eu tive alguns Notebooks e sempre cuidei da bateria deles da seguinte forma 

deixava ele carregar até 100% e desconectava e carregava novamente quando o sistema dava o aviso de bateria com baixa carga o que normalmente ocorre com 15%

eu sempre fiz isso

porém, com o passar do tempo eu vi várias pessoas falando coisas diferentes a respeito de como lidar com essas questões

e a grande maioria delas defendem duas formas

A Primeira é que se deve carregar a bateria do Notebook até 80,90% daí tirar o carregador e quando chegar a 20% colocar novamente (eu nunca fiz isso pra saber se é o correto)

E A Segunda forma que eu vi a maioria falar é que o ideal é deixar o Notebook sempre ligado na tomada, tirar apenas quando for sair com ele

eu nunca fiz isso por medo de danificar a bateria de alguma forma, mas não seria problema nenhum fazer isso pois raramente eu transporto meu Notebook, raramente meu notebook sai de dentro do meu quarto, de cima da mesa...

então eu poderia deixar ele ligado na tomada o tempo inteiro sem problemas nenhum e tirar ao ir dormir

A Questão é, qual método eu devo seguir? continuo fazendo o que eu sempre fiz

deixar carregando até 100% tirar e só conectar na tomada novamente quando o sistema acusar carga baixa

ou deixa-lo direto na tomada o tempo inteiro?

Estou com o Notebook novo e gostaria de saber a forma que devo agir quanto a isso para que  bateria tenha o máximo de vida útil possível, pois eu sei que é inevitável com o tempo ela vai perdendo a qualidade, mas qual desses métodos eu devo fazer pra ela durar o máximo possível?

• Coordenador
Postado

@MonitorDePc Se você pode deixar o notebook ligado na tomada, então deixe ligado na tomada para não desperdiçar trocentos ciclos de bateria sem qualquer utilidade, além de perder em desempenho. Assim sua bateria vai ter o máximo de vida útil.

Pelo menos uma vez por mês você usa a bateria quase até o final e recarrega novamente para consumir um ciclo e recalibrar.

Esse negócio de ficar desligando o equipamento da tomada toda vez que a bateria carregar para "preservar a vida útil" é a coisa mais ilógica e sem sentido. Você vai é gastar a bateria muito mais rápido, desperdiçando inúmeros ciclos.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@MonitorDePc O que eu sempre recomendo é: carregue a bateria até 100%, remova e deixe o note somente na tomada, só use a bateria quando for necessário ( como queda de energia, quando for para algum lugar onde não tem tomada disponível ou que não dê para carregar).

Como o colega @KairanD disse acima, ficar usando bateria enquanto você tem uma tomada disponível apenas serve para gasta inutilmente os ciclos dela.

Quanto a questão de carregar é o de sempre que recomendo ( inclusive para smartphones): manter a bateria entre 20-80%.

• Coordenador
Postado

@Frib 2K4 Não recomendo a remoção da bateria do equipamento. Essa dica baseava-se na argumentação de que o aquecimento excessivo do notebook poderia prejudicar a vida útil da bateria, assim como a sobrecarga. Contudo, trata-se de algo que vem de uma época em que a tecnologia das baterias era primitiva, os sensores eram falhos e os notebooks eram verdadeiras fornalhas mal projetadas e de alto consumo. 

Atualmente, as baterias, de Lítio, são equipadas com sensores extremamente inteligentes que, em comunicação constante com o carregador, determinam quando a carga está perto do limite e cessam o fornecimento de energia. Além disso, as baterias atuais são muito mais resistentes que as de antigamente. Ao remover a bateria do notebook para usá-lo conectado o tempo inteiro, você remove uma proteção elétrica muito interessante - para não ter desligamentos abruptos, usuários de desktop precisam pagar milhares de Reais por no-breaks online, enquanto usuários de notebook "ganham isso de graça" - sem ter qualquer benefício que justifique a ação. 

Recomendo a remoção da bateria apenas em situações onde o notebook irá ficar parado por muito tempo (meses ou anos), e nunca com a carga a 100%. Isso vale para qualquer eletrônico, na verdade. Para armazenar a bateria, distante do equipamento, de forma segura e sem prejudicar a sua vida útil, o ideal é manter a carga perto de 60%. É importante notar que, atualmente, boa parte dos notebooks possuem baterias não removíveis por fora, podendo ser necessária a desmontagem para desconectar a bateria. 

No dia a dia, simplesmente use o notebook, com a bateria, conectado na tomada sempre que for possível, da maneira que foi feito para ser. Assim você terá o melhor desempenho, a maior vida útil da bateria e mais proteção. Use a bateria quando precisar de mobilidade e carregue normalmente. Se não for necessário usá-la, tente descarregar e recarregar pelo menos uma vez a cada 15 dias (no mínimo uma vez por mês) para movimentar os íons e recalibrar. Contudo, não deixe a bateria chegar a níveis críticos ao fazer isso (não deixe o notebook "desligar sozinho" por ter esgotado a energia útil da bateria).

• Curtir 3
  • Amei 1
  • Coordenador
Postado

@Frib 2K4 Isso. Passa a ocorrer um "by-pass" da bateria e a fonte começa a alimentar somente o computador. Ou seja, o notebook passa a atuar como um desktop com no-break. A bateria só vai ser ativada se o fornecimento de energia da tomada cessar.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!