Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Nessa dica vou explicar como habilitar o suporte a caminhos longos no Windows 10. Isso vai permitir que você crie arquivos e pastas que tenham caminhos com mais de 260 caracteres:

Pelo Registro do Windows:

Pressione as teclas WINDOWS + R para abrir o comando Executar e digite o seguinte comando: regedit e pressione ENTER

Dentro do registro do Windows siga até o seguinte local:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\FileSystem\

Dentro de FileSystem localize o valor LongPathsEnabled, clique duas vezes sobre ele e defina seu valor igual a 1

* Pode ser que seja necessário reiniciar o computador para que as alterações tenham efeito.

Pelo Editor de Diretivas Locais: (Isso só funciona nas versões pro do Windows 10)

Pressione as teclas Windows + R para abrir o comando executar, digite: gpedit.msc e pressione ENTER

Dentro do Editor de Diretivas Locais siga até o seguinte local:

Configurações do Computador \ Modelos Administrativos \ Sistema \ Sistema de Arquivos

Clique sobre o a opção: "Habilitar caminhos longos Win32" e marque como Habilitado

* Pode ser que seja necessário reiniciar o computador para que as alterações tenham efeito.

• Curtir 1
  • Confuso 1
  • 1 ano depois...
  • Membro VIP
Postado

O aplicativo precisa dizer que suporta nomes longos (longPathAware), do contrário a API "nova" não será exposta pelo Windows. Resta saber se os desenvolvedores de aplicativos estão se preocupando em tornar seus programas compatíveis...

Postado
18 minutos atrás, Marcos FRM disse:

O aplicativo precisa dizer que suporta nomes longos (longPathAware), do contrário a API "nova" não será exposta pelo Windows. Resta saber se os desenvolvedores de aplicativos estão se preocupando em tornar seus programas compatíveis...

Estamos em 2022. Não seria por demais absurdo o próprio Explorador de Arquivos da Microsoft não suportar isso nativamente? Vamos além: Microsoft Word, Microsoft Excel e Adobe PDF também não o suportam. Simpeslemente os principais programas de escritório do mercado. Nem o mesmo o OneDrive da Microsoft suporta esse recurso de long path.. Não faz muito sentido. Adotei a solução Google Drive, ela adicionou 60 caracteres ao cominho do compartilhamento de arquivos nas máquinas, e o resultado: está dando problemas na aberturar de quase todas a pastas de arquivos (pdf, word e excel). Tá sendo um porre tentar explicar essa questão dos caminhos longos.

Executei o mesmo procedimentos nos meus 3 computadores pessoais (W10 e W11), e essa limitação de 260 caracteres ainda persiste.

Reza a lenda que a limitação passaria para 31000 caracteres... para criação de pastas e arquivos....

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Alan Cardeque disse:

Estamos em 2022. Não seria por demais absurdo o próprio Explorador de Arquivos da Microsoft não suportar isso nativamente? 

Não tenho ideia. Uma coisa é clara pela documentação: sem o elemento longPathAware declarado como "true" no manifesto do binário, mesmo com a opção ativa no registro, a API não será modificada (para o aplicativo em questão) removendo o limite dos 260 caracteres. Caso seja "true", ainda requer a API Unicode (com final "W", como CreateFileW, MoveFileW, etc).

Concordo que é um absurdo nos dias de hoje, porém a plataforma Windows é assim: os caras estão sempre pisando em ovos para não quebrar compatibilidade com programas bugados. O motivo para tal recurso não ser habilitado automaticamente para todos os programas é que a API teve o limite de 260 caracteres por várias décadas e a Microsoft teme nem todos os códigos saibam lidar com o novo limite -- imagine que, num programa qualquer de terceiros, as rotinas que, por exemplo, alocam memória para armazenar o caminho (uma string da linguagem C, digamos) tenham limite rígido de 260 caracteres, ou explodam ao alocar 32767 caracteres (o novo limite, a propósito). Então tem que ser opt-in: o aplicativo precisa dizer que suporta. Mesmo assim, é evidente que os aplicativos da própria Microsoft deveriam ser os primeiros a suportarem isso. 😡

Esse recurso é suportado desde o Windows 10 1607. As coisas se moverem muito lentamente. 🐌 Por um lado é bom pois é difícil haver quebradeira. Por outro, uma mudança bem-vinda com essa demora uma eternidade para popularizar.

https://github.com/pbatard/rufus/blob/v3.17/src/rufus.manifest#L8

https://github.com/qbittorrent/qBittorrent/blob/release-4.4.0/src/qbittorrent.exe.manifest#L40

Alguém teria que descobrir por que cargas d'água a Microsoft não implementou pelo menos no Windows Explorer... 🤯 ?

• Curtir 1
  • Amei 1
  • 2 meses depois...
Postado

Como disseram acima, estes métodos não surtem efeitos no Windows 10 mais recente, pelo menos não para o Explorer, que é o que mais interessa.

Pior que por causa dessa limitação estou tendo problemas com o Backup nativo do Windows, que deveria fazer cópias de sombra dos meus arquivos pessoais: quando o Windows tenta fazer o backup, devido o fato de o Windows acrescentar 27 caracteres no nome de todos os arquivos copiados (com data e horário em que o arquivo foi copiado), muitos arquivos passam a extrapolar o limite de 260 caracteres e então não podem ser copiados. E o pior: O Windows não avisa nada, simplesmente não copia e "fica quieto", deixando o usuário sem saber que vários de seus arquivos não foram copiados para o backup. Realmente é um serviço bem porco da MS!

O que não entendo é: Se o Windows tem esse limite de 260 caracteres, porque cargas d'água o Windows permite que, em algumas situações, esses arquivos sejam criados (com o limite extrapolado), só para apresentarem problemas depois????

Exemplo: Você tem uma estrutura de pastas com 250 caracteres. Aí você vai na sua 'Área de trabalho' e cria um arquivo qualquer com um nome que tenha 30 caracteres. Até aí tudo bem. Aí você move esse arquivo de 30 caracteres para a pasta de 250 caracteres (ficando um caminho total com 280 caracteres e portanto extrapolando o limite do Windows) e o Windows aceita isso normalmente, sem alertar nada o usuário. E o usuário que "se lasca" depois, quando for tentar fazer uma backup desse arquivo... Porque o Windows permite essa situação? Não faz nenhum sentido, deveria impedir que o arquivo fosse movido (pois estaria criando um caminho que iria extrapolar os 260 caracteres) e avisar o usuário do motivo! Mas não o faz.

Enfim, o backup de arquivos pessoais (também chamado de histórico de arquivos) do Windows 10 simplesmente não é nada confiável, justamente por causa dessas graves falhas do Windows em prevenir situações como as relatadas acima. (já que o backup precisa de mais 27 caracteres, o Explorer deveria limitar apenas 233 caracteres para caminho dos arquivos que o usuário cria - é a coisa mais lógica que deveria ter sido adotada).

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
18 minutos atrás, Rodrigo RDA disse:

Realmente é um serviço bem porco da MS!

Super porco. Pelo menos o robocopy (linha de comando) parece ser compatível.

• Curtir 1
  • 2 anos depois...
Postado

Vocês desistiram ou encontraram alguma solução e não voltaram para contar?

Tenho arquivos no BOX SYNC (nuvem) que consigo abrir no meu PC pessoal, mas não consigo abrir no notebook, via entender...

É um transtorno sem igual, já tentei de tudo.

Não posso usar esse redutor de nomes de arquivos, pois eles estão espalhados em centenas de pastas e os nomes são importantes para sua identificação (modelos de decisão, sentença, etc).

Postado
8 horas atrás, Daniel H4D35 disse:

Vocês desistiram ou encontraram alguma solução e não voltaram para contar?

Tenho arquivos no BOX SYNC (nuvem) que consigo abrir no meu PC pessoal, mas não consigo abrir no notebook, via entender...

É um transtorno sem igual, já tentei de tudo.

Não posso usar esse redutor de nomes de arquivos, pois eles estão espalhados em centenas de pastas e os nomes são importantes para sua identificação (modelos de decisão, sentença, etc).

Infelizmente o Windows é assim e acredito que não há soluções no sentido de "consertar" o Windows. Isso se arrasta desde os Windows bem antigos e não foi corrigido no Windows 11 (e acredito que também não será nos posteriores). O jeito é tentarmos contornar essa limitação do Windows.
No meu caso, abandonei (desativei) as cópias de Sombra do Windows, já que não serviam para nada, e passei a fazer meus backups com o robocopy: estudei a fundo o robocopy e agora tenho um backup rápido e prático, da maneira que eu sempre quis.

Já no seu caso, você já tentou mover esta sua pasta da nuvem diretamente para a raiz do Disco C? Tipo: "C:\box_snc\". Pois cada letra, espaço, acento e caractere especial, seja no nome do arquivo ou no nome da pasta, conta para a soma do limite de 240 caracteres. Esse caminho aí que sugeri (C:\box_snc\), por exemplo, conta como 11 caracteres. Evite caracteres com acento ou que não existam na língua inglesa (como o "ç", por exemplo) pois cada um deles conta como se fosse 2 caracteres, e busque usar nomes mais curtos possíveis - deixe para explicar melhor a função de tal pasta dentro dela, em uma arquivo .TXT com toda a descrição que você precisar fazer. Se mesmo assim tudo isso não resolver, ao invés de colocar espaços nos nomes de arquivos e pastas, escreva tudo junto em minúsculo e cada letra inicial de cada palavra em maiúsculo. Você pode ainda criar um sistema de códigos para o nome dos arquivos e pastas e deixar isso anotado (o significado de cada código) em uma planilha, por exemplo.

Enfim, o que quero dizer é que infelizmente a solução não virá da parte do Windows/Microsoft (eles não estão nem aí para esses problemas, que já deveriam ter sido corrigidos há décadas), mas sim que você precisará mudar sua mentalidade quanto à nomeação e organização das pastas e arquivos. Eu sei, vai dar um baita trabalhão, é muito chato de fazer e beira o absurdo, mas evitará novos problemas no futuro.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...