Ir ao conteúdo

Ryzen 7 3700X placa de vídeo para renderização 3D

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, então, estou pensando em montar um PC com as seguintes configs, para usar principalmente os programas Zbrush, Maya, Keyshot, Premiere, Photoshop e Illustrator.

-Ryzen 7 3700x                                        -32gb RAM - 3000Mhz (2x16)

-Asrock Fatal1ty B450 Gaming K4           - HD 1Tb

-SSD 256Gb                                             -Fonte Gamemax GM500 500W, 80 Plus Bronze

- Placa de video ?????

Ps: se acharem que estou gastando à toa, ou tiver algo que não bate, me falem por favor rsrs

Minha duvida é, qual placa de vídeo devo usar? O que conta numa renderização 3D? VRAM? Estou entre GTX1650 Super 4gb , RX 580 8gb; RX 5500XT 8gb (essa está um pouquinho mais cara)

OBRIGADO!!

• Solução
Postado

@Gabriel FG Para a atividade citada recomendo que invista no Ryzen 5 5600X. Procure benchmarks dele nos programas citados e verá que ele tem desempenho ligeiramente superior ao 3700X na maioria dos programas. Além disso observe que as CPUs Ryzen se beneficiam muito de velocidades de memórias mais altas. Recomendo no mínimo 3200 MHz (para 5ª geração de Ryzen é recomendado 3600 ou mais), marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG. SSD pode ser das mesmas marcas, adicionando WD, Intel e Samsung, preferencialmente M.2 NVMe. A placa-mãe seria melhor uma B550M DS3H. Não se impressione com placas mãe cheias de firulas, pegue uma sólida e durável, sendo que a gigabyte que citei inclusive tem maior compatibilidade com memórias. Fonte gamemax para um PC desse calibre que ficará horas a fim ligado sob load não faz o menor sentido. Além de aumentar sua conta de luz ainda vai durar pouco pelo workload pesado. Pegue uma Super Flower Leadex III 650W ou uma XPG Core Reactor 650W (esta segunda costuma aparecer em promoção uma vez por semana). Estou sugerindo a potência mais alta do que necessário por causa do seu tipo de workload. Além disso elas tem 7 e 10 anos de garantia respectivamente.

Por fim a GPU. Para os aplicativos que citou eu recomendaria a RTX 2060 Super. Por ter CUDA será a melhor opção. Não será necessário uma GPU mais potente do que isso, mas se quiser jogar na máquina também e tiver dinheiro para gastar, uma 3060 seria a segunda opção (bem mais potente, bem mais cara).

Algum tempo atrás eu recomendaria uma GPU Quadro, mas não tenho visto elas sendo indicadas nos sites especializados. O argumento é de que as GPUs gamer hoje são tão potentes que não justifica mais o investimento em GPUs profissionais a menos que o workload seja muito específico. A 1660 seria uma opção também, mas com pouca VRAM e bem menos CUDA cores, será proporcionalmente inferior no desempenho. Lembre-se de que CUDA aumenta consideravelmente seu desempenho. Veja testes de render com os programas desejados e verá a diferença efetiva entre elas. Seja qual a GPU que escolher, lembre-se de procurar marcas como Gigabyte, MSI, Asus, Galax e EVGA para maior durabilidade. As Gigabyte costumam vir com cooler windforce e ele é melhor para ventilação e consequentemente a durabilidade da GPU.

Além de tudo isso, resta escolher ainda seu gabinete, que recomendo o Matrexx 55 Mesh (ótimo preço em promoção na Kabum), ventoinhas para ventilação poderiam ser as da Deepcool de 120 mais baratas e com melhor fluxo de ar que achar nesse link: filtro de ventoinhas kabum

O cooler da CPU pode ser um Hyper 212 Turbo se pegar o Matrex 55 Mesh (mas lembre que ele não cabe em qualquer gabinete, então se mudar o gabinete terá que escolher outro cooler provavelmente). 

7 horas atrás, Gabriel FG disse:

Minha duvida é, qual placa de vídeo devo usar? O que conta numa renderização 3D? VRAM? Estou entre GTX1650 Super 4gb , RX 580 8gb; RX 5500XT 8gb (essa está um pouquinho mais cara)

O que conta para renderização 3D é poder de processamento, volume de memória RAM, presença de CUDA cores (dependendo do programa) e volume de VRAM também. Tudo isso é importante, mas a ordem que eu priorizaria seria primeiro a CPU, segundo a RAM e terceiro a GPU. A GPU será importante, mas se só puder investir pesado em um item agora, invista então na CPU. Posteriormente eu penso que você vai se beneficiar muito de uma GPU como a 2060 ou a 3060, mas já dá para começar a trabalhar com a 1660.

Postado
9 horas atrás, Gabriel FG disse:

Preferencialmente, alguma da NVIDIA, pois o suporte pra esse tipo de aplicação é BEM melhor, que AMD..

De resto, força bruta da GPU e VRAM.. O quanto de cada um, depende do que você for fazer exatamente, mas diria pra mirar, como MÌNIMO, uma 1660 Super, por ser uma boa placa intermediária e já vir com 6GB de VRAM..

9 horas atrás, Gabriel FG disse:

Ps: se acharem que estou gastando à toa, ou tiver algo que não bate, me falem por favor rsrs

Passe os preços dessas peças.. Ficaria mais fácil fazer isso..

Postado

@WOZ Dods Vi que pela potencia, o 5 600x consegue pelo menos empatar com os 2 núcleos a mais do 7 3700x. No meu workflow, uso pelo menos dois programas ao mesmo tempo, a maior quantidade de núcleos não me beneficiaria mais? No site que vou comprar (terabyte, pois vou montar um do 0) só tem as memorias 16gb 3200MHz da OLOy (diferença de 20 reais de uma 3000MHz da Geil, faz muita diferença??) essa marca é boa? 

Vou deixar um print aqui das especs mais exatas.

image.png.632b47a234738c17dcf6030357955849.png

Também montei o setup que você indicou mas fugiu bastante do orçamento. Escolhi essa placa-mãe por conta dos 4 slots de RAM que pode ser UP bem provável que eu tenha que fazer daqui uns anos e também suporta até 3200Mhz de RAM, o preço me chamou a atenção também. Conhece alguma que pode substitui-la? Realmente não conheço nada de fontes, então sua indicação me ajudou muito, mas sabe se existe alguma mais em conta? A Super Flower LEADEX III ARGB 650W, 80 Plus Gold ta saindo por 729,93 e lá na Tera não tem da XPG :(

Citação

O que conta para renderização 3D é poder de processamento, volume de memória RAM, presença de CUDA cores (dependendo do programa) e volume de VRAM também.

Entendi mano! Muito obrigado! Uma PCyes GeForce GTX 1660 Dual 6GB ta saindo por 1600 reais, R$211 a mais da 1650 super, vale o investimento? Já procurei review mas é muito difícil achar review para render. Sei que o ideal seria pelo menos uma RTX 2060 mas os preços estão absurdos cara, dá não.

Muito obrigado pela ajuda e pelo seu tempo !! :)

@RS Faria Bom saber!!

Aqui está as espcs mais exatas do PC que estou montando:

image.png.4ddbcc6f5c46aca6a779496fb21d15e9.png

Obrigado pela ajuda!!

• Curtir 1
Postado

@Gabriel FG o IPC (instructions per clock) do 5600 é superior, por isso ele consegue ter desempenho maior mesmo com menor número de threads. O número de threads em si não é tão importante a menos que o programa exija isso especificamente. O que importa é o desempenho real, e nisso o 5600 supera o 3700, sendo de uma geração mais nova e com outros benefícios adicionais.

14 minutos atrás, Gabriel FG disse:

No site que vou comprar (terabyte, pois vou montar um do 0) só tem as memorias 16gb 3200MHz da OLOy (diferença de 20 reais de uma 3000MHz da Geil, faz muita diferença??) essa marca é boa? 

Você não vai monta-lo você mesmo? Recomendo que pondere. Compre os componentes na terabyte e na kabum, monte em casa. OLOy não é marca boa, sequer conheço. Compre marcas boas para certificar-se não só do desempenho, mas também da durabilidade. Geil e as demais marcas que indico são de alta qualidade e durabilidade. Vão durar até o computador acabar e provavelmente muito tempo depois (a maioria dessas marcas tem garantia vitalícia fora do Brasil, algumas dentro também).

16 minutos atrás, Gabriel FG disse:

Também montei o setup que você indicou mas fugiu bastante do orçamento. Escolhi essa placa-mãe por conta dos 4 slots de RAM que pode ser UP bem provável que eu tenha que fazer daqui uns anos e também suporta até 3200Mhz de RAM, o preço me chamou a atenção também. Conhece alguma que pode substitui-la? Realmente não conheço nada de fontes, então sua indicação me ajudou muito, mas sabe se existe alguma mais em conta? A Super Flower LEADEX III ARGB 650W, 80 Plus Gold ta saindo por 729,93 e lá na Tera não tem da XPG :(

Pegue a B550M DS3H. Não gaste a mais a menos que tenha algum propósito específico em mente. É muito comum meus clientes se apaixonarem por placas mãe cheias de possibilidades de expansão e 8 anos depois não terem usado nem uma expansão sequer. Isso ocorre mesmo com os clientes profissionais por sinal. As placas mãe B450 suportam memórias de 3200 MHz apenas com OC, o que pode causar instabilidade (comum de acontecer). As B550 não requerem OC e tem maior estabilidade. Não economize em fonte. Quanto mais você gasta no PC, mais importante é proteger seu investimento. A fonte que indiquei vai durar e fazer todos os demais componentes durarem muito. 

O preço da Leadex III que indiquei é 613 reais à vista, e eu recomendo que junte o dinheiro e compre tudo à vista. O desconto é muito importante e muitas vezes ele vale tanto a pena que sai mais barato você pegar um empréstimo do que comprar à prazo, especialmente se for consignado. Faça as contas e verá.

21 minutos atrás, Gabriel FG disse:

Entendi mano! Muito obrigado! Uma PCyes GeForce GTX 1660 Dual 6GB ta saindo por 1600 reais, R$211 a mais da 1650 super, vale o investimento? Já procurei review mas é muito difícil achar review para render. Sei que o ideal seria pelo menos uma RTX 2060 mas os preços estão absurdos cara, dá não.

Muito obrigado pela ajuda e pelo seu tempo !! :)

Não conheço nem confio na PCyes. O pessoal aqui do fórum é fã da marca, apesar de só ter uns poucos produtos efetivamente testados e cuja qualidade foi comprovada no mercado. Prefiro as marcas que citei acima. Se não se importar tanto com durabilidade, então a 1660 vale 211 reais a mais sim, apesar de durar menos.

Olha, PC não é como carro. Você pode comprar alguns componentes e depois ir melhorando aos poucos. O importante é comprar uma boa base que dure bastante e que possa receber os upgrades que você deseja e precisa.

Esquece isso de montar só na terabyte. Os preços da Kabum, para a maioria dos componentes, são melhores e a variedade é muito superior. O que é barato na terabyte vale a pena, como as leadex, mas fora isso não vale forçar a barra e pagar muito mais caro (ou pegar componentes inferiores) só para ter tudo de uma única loja. Veja o tópico abaixo. Nosso colega montou o PC sem experiência em fazê-lo, só com informações da internet e nossa ajuda aqui no fórum, e foi muito bem sucedido. O melhor PC que você pode ter é o que ou você ou um profissional de qualidade montou. O mais barato e melhor será o que você mesmo montar, sempre.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods então, a única vez que eu tive um PC foi a anos atrás, um da HP ( que ja vem pronto e etc), o que eu uso atualmente é um notebook então não tenho experiência nenhuma em montagem e escolha de hardware, essa config que mostrei foi resultado do tempo que dediquei vendo review, performace, compatibilidade e etc alinhado com o que eu preciso. Não sou fanboy da Tera nem nada do tipo, escolhi ela por conta dos preços em relação a outras lojas tipo Pichau, que além do mais andam tendo muitas reclamações. E também por conta da montagem, drivers e etc.

placa-mãe é realmente uma das minhas maiores duvidas, vou ficar de olho nesse modelo que você indicou. Te entendo nessa questão de acreditar em marcas mais famosas e consolidadas, porém a PCyes é a única disponível no momento 😆 . 

Muito obrigado pela ajuda novamente

Postado

@Gabriel FG memórias eu trocaria para ballistix. Pentes de 16gb com chips mícron e-die tem menos problemas de compatibilidade com Ryzen. Ainda mais em setups mais parrudos em que você está mirando nos 32gb direto e com memórias dual rank. Reitero também a placa-mãe DS3H ou aorus elite B550 ou mesmo a TUF B550m. Fonte pegue uma gold pelo menos...

https://m.kabum.com.br/produto/110091/mem-ria-crucial-ballistix-sport-lt-32-gb-2x16-3000mhz-ddr4-cl15-preta-bl2k16g30c15u4b

• Curtir 1
Postado

@Gabriel FG Montar o PC requer algum tempo e dedicação para aprender e implementar, mas não é mais difícil que montar um castelo de lego. Bem da verdade é mais fácil do que montar um castelo de lego, pois excetuando dois cabos tudo só encaixa no lugar certo. 
Outra opção é procurar um profissional de confiança para contratar o serviço de montagem. 

Saliento a importância de ter acesso aos estoques de mais de uma loja, pois restringir-se somente a uma é literalmente jogar dinheiro fora do ponto de vista de planejamento e execução de sua montagem. Leia os tópicos de montagem aqui no fórum e veja. Ademais, boa sorte.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Cara, poderia me tirar mais uma duvida  por favor? 

Você acha que a placa "Asus TUF Gaming B550M-Plusi, Chipset B550" pode substituir a que você mencionou ( B550M DS3H). A TUF também suporta a geração dos Ryzen 5000 e permite 3200MHz sem OC.

Ah, o setup está exigindo no mínimo 221W para funcionar e 421W com margem para upgrade. A fonte Super Flower "LEADEX III 550W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Full Modular" dá conta e protege meu setup?

Vou de Ryzen 7 3700x mesmo pelo menos por enquanto, o 5 5600x ta sem estoque.

Postado

@Gabriel FG Sobre a MB depende. Se você não pretende fazer OC e terá gabinete bem ventilado, as duas são a mesma coisa. Se pretende fazer OC ou negligenciar a ventilação, aí a TUF é um pouquinho, mixaria, melhor.
A fonte em questão é ideal na respectiva faixa de preço. Pagar mais de mil reais por algo desse nível era comum até outro dia.

Se vai de Ryzen 3rd gen pode pegar memórias 3200 MHz (a menos que tenha superiores custando muito barato). Pegue módulos baratos das marcas que sugeri e compare a diferença de preço de comprar duas individuais com um par que já vem casado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!