Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3600 com picos de 85° é normal?


Ir à solução Resolvido por PlayerUzU,

Posts recomendados

Minha configuração é a seguinte:

R5 3600

5700 XT

Placa-mãe: B450 Aorus M

Gabinete Vinik Pyxis

Memória 16GB (8x2) T-Force Vulcan 3200MHz

Fonte CX550

 

 

É o seguinte, meu processador bate em pico 85 ºC no GTAV Quad HD com absolutamente tudo no ultra sem exceção, mas o FPS não cai de 60 por nada nem em explosão. Essa temperatura é aceitável visto minhas condições?

~~ CoolerBOX

~~ Pasta térmica branca 7$ (OBS: compreendo discuido da minha parte não ter comprado uma, esqueci disso. Inclusive aceito recomendações)

~~ Sem nenhum fan

~~ Moro no nordeste ta um calor inf3rnal aqui, acredito que também conte

 

Mas tipo, o uso dele no GTAV não passa de 40% porque ta tudo no ultra, então pesa mais pra GPU... GTAV é um dos jogos que mais puxa processador então não sei se devo me preocupar, até quantos graus é normal pra ele? vi que é bem esquentado ele.

 

Qual medidas devo tomar?

Vejam, momento de stress na cidade. Grande fluxo de veículos. Máxima temperatura:

PT57WSV.jpg

 

 

 

 

 

Acredito que vá melhorar mais quando comprar pasta térmica e fans estou certo ??

*** mais uma coisa

estou sem a tampa e sem acrílico pelo fato que já desencaixei o cooler umas 3x pra ver se ta certo. Realmente está bem fixado o problema não é esse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Totalmente normal devido as condições citada por você apesar de já estar preocupante a temperatura. Experimente abrir a lateral do gabinete para ver se a temperatura consegue dá uma caída até uns 75...

 

Um ponto importante, seu gabinete é esse aqui? porque se for, você tem um fogão a lenha invés de um gabinete. Acredito que só de trocar a pasta térmica você já consiga diminuir cerca de 15° facilmente apesar do gabinete ser bem ruim. Em relação a pasta térmica recomendo a Z5, Z9 e Nano da DeepCool. São baratas e muito eficiente.

 

E também ressalvo que seria interessante trocar de gabinete.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, IgorAlexandre disse:

Totalmente normal devido as condições citada por você apesar de já estar preocupante a temperatura. Experimente abrir a lateral do gabinete para ver se a temperatura consegue dá uma caída até uns 75...

 

Um ponto importante, seu gabinete é esse aqui? porque se for, você tem um fogão a lenha invés de um gabinete. Acredito que só de trocar a pasta térmica você já consiga diminuir cerca de 15° facilmente apesar do gabinete ser bem ruim. Em relação a pasta térmica recomendo a Z5, Z9 e Nano da DeepCool. São baratas e muito eficiente.

 

E também ressalvo que seria interessante trocar de gabinete.

 

 

Já estavam abertas as tampas, consigo reduzir pra 80 graus limitando o FPS a 60. Acredito que da pra ir jogando enquanto chega a pasta térmica (ainda vou comprar).

É, muito triste ouvir isso desse gabinete mas levarei como uma crítica construtiva visto que comprei ele não tem nem 15d kkk. Ainda tem a lei do arrependimento do CDC mas creio que não vou acionar.

Gostei dele, consegui organizar os cabos. Só me enrolei com a temperatura mas acho que consigo resolver trocando a pasta térmica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@Samuka_ Trocar a pasta térmica vai diminuir 5 a 8 graus no máximo, o problema ai é o cooler box do 3600 que não é feito para ele e o seu gabinete que é um forno.

Recomendo a troca de um dos dois.

Bom vou pedir pra devolve-lo então

Sabe me tirar uma duvida se precisa ter todos os parafusos que veio com ele pra devolver caso falte uns 2 eles faz conta disso também? Loja que explode

@IgorAlexandre@PlayerUzumaki

Vou jogar em bancada por enquanto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuka_

1 minuto atrás, Samuka_ disse:

Sabe me tirar uma duvida se precisa ter todos os parafusos que veio com ele pra devolver caso falte uns 2 eles faz conta disso também? Loja que explode

Não tem como devolver o coolerbox sozinho, teria que devolver o processador junto.

o Gabinete é só devolver o que veio na caixa dele, mas lembre se tiver passado mais que uma semana só se tiver com defeito que você pode devolver um produto, a não ser que a loja seja muito boazinha (que eu duvido muito).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano essa temperatura e normal porém não é ideal os motivos de seu processador está assim é a pasta térmica de mal qualidade e o seu cooler box tenta trocar ele por um Dex-2000 ele tem 3 heat pipe de cobre para melhor condução de calor e ele ainda vem com uma pasta térmica cinza de boa qualidade eu uso o Dex - 2000 a 4 meses já e meu processador não sai mais de 65°, isso é em tudo que eu faço e além do Dex-2000 se universal ele tem uma base que pega em todos os modelos de placa-mãe e tenta troca esse gabinete pois a circulação de ar dele e pouca para quantidade de peças que você tem 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@Samuka_

Não tem como devolver o coolerbox sozinho, teria que devolver o processador junto.

o Gabinete é só devolver o que veio na caixa dele, mas lembre se tiver passado mais que uma semana só se tiver com defeito que você pode devolver um produto, a não ser que a loja seja muito boazinha (que eu duvido muito).

Não falei de devolver o cooler e sim o gabinete.

Mas como passou os 7d já era, vai ter que dar certo trocando a pasta térmica mesmo. Vou ver se acho alguma no AliExpress e posto mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuka_

agora, Samuka_ disse:

Mas como passou os 7d já era, vai ter que dar certo trocando a pasta térmica mesmo. Vou ver se acho alguma no AliExpress e posto mais

Eu não compraria pasta térmica da china se fosse você, a minha não chegou faz 1 ano ou mais.

Outra coisa, recomendo muito pegar aquele cooler que disse acima, o preço normal dele é 200 reais e ele raramente fica em promoção, seria desperdício não aproveitar ela assim (e ele vem com uma pasta térmica melhorzinha).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arctic MX-4 8 gramas por 60 reais ta caro?

@IgorAlexandre

agora, PlayerUzumaki disse:

@Samuka_

Eu não compraria pasta térmica da china se fosse você, a minha não chegou faz 1 ano ou mais.

Outra coisa, recomendo muito pegar aquele cooler que disse acima, o preço normal dele é 200 reais e ele raramente fica em promoção, seria desperdício não aproveitar ela assim (e ele vem com uma pasta térmica melhorzinha).

É só recorrer a garantia do AliExpress se não chegar. Sempre comprei no aliexpress e nunca tive problema.

Inclusive o processador foi de lá. Kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Samuka_ Cara gastar 60 reais em uma pasta térmica que vai diminuir uns 8 graus no máximo é falta de senso comum, o cooler que eu falei deve manter o 3600 stock em menos de 75 Graus o tempo todo (e se der um undervolt a situação melhora ainda mais).

2 minutos atrás, Samuka_ disse:

É só recorrer a garantia do AliExpress se não chegar. Sempre comprei no aliexpress e nunca tive problema.

Inclusive o processador foi de lá. Kkkk

A garantia deles era "não podemos ajudar", com produtos baratos eles tão nem ai.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@Samuka_ Cara gastar 60 reais em uma pasta térmica que vai diminuir uns 8 graus no máximo é falta de senso comum, o cooler que eu falei deve manter o 3600 stock em menos de 75 Graus o tempo todo (e se der um undervolt a situação melhora ainda mais).

A garantia deles era "não podemos ajudar", com produtos baratos eles tão nem ai.

Como faz undervolt?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, PlayerUzumaki disse:

@Samuka_ Tanto faz o que escolher, use o que for mais fácil para você.

Mas no Ryzen master pode ser mais rápido já que não precisa desligar e ligar o PC toda vez que diminuir a tensão.

Eu faço isso, daí se ficar numa temperatura menor fica suave. Mas se ainda tiver quente compro o cooler né isso? 

Vou deixar o boleto pronto pra qualquer coisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuka_

1 minuto atrás, Samuka_ disse:

Eu faço isso, daí se ficar numa temperatura menor fica suave. Mas se ainda tiver quente compro o cooler né isso? 

Diminuir vai mas não é milagre e eu recomendo comprar o cooler de qualquer maneira, além de suportar upgrades futuros te da uma capacidade de overclock monstruosa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@Samuka_

Diminuir vai mas não é milagre e eu recomendo comprar o cooler de qualquer maneira, além de suportar upgrades futuros te da uma capacidade de overclock monstruosa. 

beleza me convenceu

Vou comprar quando chegar ou eu fizer undervolt posto resultados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Samuka_ disse:

Vou ver se acho alguma no AliExpress e posto mais

A qualidade da pasta térmica está na composição. A maioria das genéricas à venda no ali são de má qualidade e sua composição não é adequada ou durável. Quer pasta térmica boa? As de 30 reais de marcas confiáveis são suficientes para mais de uma aplicação e vão durar a vida útil do produto inteiro (tire isso da cabeça que tem que ficar trocando pasta térmica regularmente, isso é coisa de 20 anos atrás).

As temperaturas que você está vendo estão diretamente ligadas ao erro de manuseio do seu equipamento (além do cooler box e gabinete inadequados como citado por todos). A pasta térmica que acompanha seu cooler tem tempo de cura e uma vez que esse processo começa você não deve remover o cooler a menos que possa remover toda a pasta térmica e aplicar uma nova.

 

A melhor recomendação que li aqui foi a do @PlayerUzumaki , de comprar o Gammax 400 V2. Ele já vem com pasta térmica de alta qualidade, então comprar pasta térmica avulsa é jogar dinheiro fora. Compre o cooler e metade do seu problema terá sido resolvido. O gabinete você resolve retirando a tampa frontal e fazendo furos nela, de preferência acrescentando um filtro fino depois. Triste que tenha comprado ele, poderia revender, mas o transtorno é tão grande que é mais fácil só fazer os furos mesmo. Só para constar, o Matrex 55 mesh teria sido a opção ideal e custa pouco mais que esse gabinete... 

 

Outra coisa importante de se observar é a quantidade de ventoinhas que seu gabinete tem, a qualidade e a disposição delas. Para a qualidade, procure as marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe. Muitas vezes uma ventoinha deepcool de 19 reais vale mais do que uma genérica de 100. Observe se o ruído do modelo escolhido é inferior a 26 dB e o fluxo de ar superior a 40 CFM.

A quantidade é pelo menos 4, duas de admissão e duas de exaustão, podendo ser mais desde que você tente manter um fluxo de ar neutro (mesmo número de ventoinhas na admissão e na exaustão).

A posição e orientação delas deve ser como abaixo:

image.png.19d9f2c83c719b61dfde05534c0ae57b.pngimage.png.364990ac73de2526c7038b11e81fdcd4.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.png.c012209dbedf846b5b74163d65ddd66c.png

32 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

Cara gastar 60 reais em uma pasta térmica que vai diminuir uns 8 graus no máximo é falta de senso comum, o cooler que eu falei deve manter o 3600 stock em menos de 75 Graus o tempo todo (e se der um undervolt a situação melhora ainda mais).

Se ele usar pasta térmica de prata pura e tiver queda de 5° em relação à original da AMD (que é de alta qualidade) eu ficaria realmente impressionado. Uso nos PCs de cliente a microcerâmica que é similar à que vem de fábrica nos coolers. Entre ela e a de prata a diferença medida é de até 3° a menos que se faça OC.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

A qualidade da pasta térmica está na composição. A maioria das genéricas à venda no ali são de má qualidade e sua composição não é adequada ou durável. Quer pasta térmica boa? As de 30 reais de marcas confiáveis são suficientes para mais de uma aplicação e vão durar a vida útil do produto inteiro (tire isso da cabeça que tem que ficar trocando pasta térmica regularmente, isso é coisa de 20 anos atrás).

As temperaturas que você está vendo estão diretamente ligadas ao erro de manuseio do seu equipamento (além do cooler box e gabinete inadequados como citado por todos). A pasta térmica que acompanha seu cooler tem tempo de cura e uma vez que esse processo começa você não deve remover o cooler a menos que possa remover toda a pasta térmica e aplicar uma nova.

 

A melhor recomendação que li aqui foi a do @PlayerUzumaki , de comprar o Gammax 400 V2. Ele já vem com pasta térmica de alta qualidade, então comprar pasta térmica avulsa é jogar dinheiro fora. Compre o cooler e metade do seu problema terá sido resolvido. O gabinete você resolve retirando a tampa frontal e fazendo furos nela, de preferência acrescentando um filtro fino depois. Triste que tenha comprado ele, poderia revender, mas o transtorno é tão grande que é mais fácil só fazer os furos mesmo. Só para constar, o Matrex 55 mesh teria sido a opção ideal e custa pouco mais que esse gabinete... 

 

Outra coisa importante de se observar é a quantidade de ventoinhas que seu gabinete tem, a qualidade e a disposição delas. Para a qualidade, procure as marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe. Muitas vezes uma ventoinha deepcool de 19 reais vale mais do que uma genérica de 100. Observe se o ruído do modelo escolhido é inferior a 26 dB e o fluxo de ar superior a 40 CFM.

A quantidade é pelo menos 4, duas de admissão e duas de exaustão, podendo ser mais desde que você tente manter um fluxo de ar neutro (mesmo número de ventoinhas na admissão e na exaustão).

A posição e orientação delas deve ser como abaixo:

image.png.19d9f2c83c719b61dfde05534c0ae57b.pngimage.png.364990ac73de2526c7038b11e81fdcd4.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.png.c012209dbedf846b5b74163d65ddd66c.png

Eu deixo sem o acrílico ou sem a tampa lateral qual melhor?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso do @Samuka_ , inclusive, não sei se sequer faria diferença mesurável, pois o grande limitador dele é o volume do alumínio e cobre que o cooler original tem, que é bem pouco, a falta de um perfil mais eficiente (torre) e da ventilação inadequada tanto no gabinete quanto pelas ventoinhas. Nem a melhor pasta térmica da NASA faria milagre nessa situação.

@Samuka_ Quantas ventoinhas você tem?

Estão nas posições indicadas?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

compre o Gammaxx 400 como o colega recomendou, é o que resolve de fato o problema mesmo que use uma pasta térmica mediana. outra dica é: desative o boost do cpu via bios enquanto o cooler chega, se entender o básico poderia fazer um undervolt também, com certeza vai ajudar a diminuir a temp porque a placa no auto joga lá em cima o vcore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

No caso do @Samuka_ , inclusive, não sei se sequer faria diferença mesurável, pois o grande limitador dele é o volume do alumínio e cobre que o cooler original tem, que é bem pouco, a falta de um perfil mais eficiente (torre) e da ventilação inadequada tanto no gabinete quanto pelas ventoinhas. Nem a melhor pasta térmica da NASA faria milagre nessa situação.

@Samuka_ Quantas ventoinhas você tem?

Estão nas posições indicadas?

O número de fans que eu tenho é 0... apenas o cooler do processador

Acredito que o problema seja menos o gabinete e mais eu que liguei o pc sem dar atenção adequada aorefrigeração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuka_ Jsuis... Zero? Isso não é um forno, é uma bomba! Deixe aberto sim, retire o painel frontal também, ligue um ventilador apontando para ele se possível. Compre ventoinhas como indiquei, pelo menos 4 dessa assim que puder: Cooler FAN Deepcool XFan 120, 120mm, Preto - DP-FDC-XF120

Eu priorizaria as ventoinhas sobre o cooler da CPU, já que não é só sua CPU que está assando, mas sim todos os seus componentes, e as ventoinhas contribuiriam para todos e não só para a CPU como o cooler faria.

Se puder comprar as duas coisas, aí ok.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!