Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Geladeira de 110 V ligada na tensão de rede de 127 V o que acontece ?
Em geral um equipamento de 110 V ligado na tensão de rede de 127 V o que acontece ?

Postado

Praticamente nada, funciona normalmente. 

A maioria dos equipamentos já são para 127V, inclusive as geladeiras. 

Somente os muito antigos que são 110V, mas aceitam as outras variantes como 115, 120 e 127V tranquilamente. 

• Curtir 2
Postado

Está dentro da variação para cima ou para baixo que o equipamento aceita. Pode, talvez, aquecer o compressor um pouco mais. Nada que valha esquentar a cabeça. 

Postado
32 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Muitas distribuidores de energia elétrica não fornece mais o 110V, e passou a ser 127V.

127V é o mesmo que o 110V/115/120V, assim como o 220V passou a ser 230 ou 235V.

Essas tensões aqui no Brasil sempre criam algumas confusões, pois costumam chamar de padrão, mas não tem padrão nenhum. 

No geral são assim:

Se tem 127, a tensão maior é 220V. Nesse caso o sistema é trifásico estrela. 

O mesmo vale para locais onde se tem só o 220V(fase-neutro), a tensão maior é 380V (fase-fase) e fica disponível somente a fábricas. 

O 110, 115 e raramente 120V fica nos locais onde as instalações são mais antigas. 

O padrão usado é o delta com neutro e as tensões maiores são 220, 230 e 240V.

Existe ainda o delta sem neutro com somente os 220V, que antigamente chamavam de "220 seco", pois são duas fases sem neutro. 

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado

@Renato.88 Porque será tanta confusão, pelo menos ao meu ver, poderia ser um pouco mais simples, mas enfim, como entender as distribuidoras.

E causa confusão as vezes quando vai comprar itens eletrônicos mesmo, já vi confusão ao comprar fontes para pc, onde na fonte dizia funcionar em 100~240V.

Até tempos atrás eu só sabia do 220V fase-fase, agora pra mim já não é novidade o 220V fase-neutro.

Postado
8 minutos atrás, Renato.88 disse:

O mesmo vale para locais onde se tem só o 220V(fase-neutro), a tensão maior é 380V (fase-fase) e fica disponível somente a fábricas. 

Isso é um engano.

Uma residência pode ser bifásica ou trifásica.

Aqui no meu condomínio, por exemplo, foi adotado trifásico para todos os imóveis. 

Postado
27 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Isso é um engano.

Uma residência pode ser bifásica ou trifásica.

Aqui no meu condomínio, por exemplo, foi adotado trifásico para todos os imóveis. 

Sim, tem razão. 

Nos prédios e condomínios disponibilizam o trifásico, pois tem muitas residências numa mesma instalação. 

Nas casas térreas só se o dono pedir por algum motivo específico. 

36 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Renato.88 Porque será tanta confusão, pelo menos ao meu ver, poderia ser um pouco mais simples, mas enfim, como entender as distribuidoras.

E causa confusão as vezes quando vai comprar itens eletrônicos mesmo, já vi confusão ao comprar fontes para pc, onde na fonte dizia funcionar em 100~240V.

Até tempos atrás eu só sabia do 220V fase-fase, agora pra mim já não é novidade o 220V fase-neutro.

Acabam fazendo o que é mais barato. 

No começo disponibilizavam só os 110V, aí popularizou o chuveiro elétrico, apareceram pequenas indústrias e trouxeram o 220V. Por isso que nas capitais e cidades próximas tem as duas tensões. 

Os locais que vieram energia depois acabaram trazendo só o 220V, pra economizar. 

As grandes empresas, prédios e condomínios tem seu próprio padrão, geralmente fornecendo duas ou mais tensões também. 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...