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Efeito placebo jogando em proporção 4:3?


Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

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Ontem estava realizando alguns testes de resolução e proporção de tela em alguns jogos em primeira pessoa e notei uma sensação diferente enquanto testava jogando em 4:3 na resolução 1440x1080.

Por algum motivo, senti uma fluidez melhor provinda da movimentação do mouse, mesmo que nos jogos a frequência do monitor (144Hz) e os FPS gerados fossem os mesmos (em Battlefield 1 por exemplo, a média de FPS é 90 devido a limitação do processador seja lá a resolução). Devo ressaltar que não usei a tela esticada, ou seja, todas as resoluções testadas fora da proporção nativa do monitor (no caso 16:9) ficaram com bordas pretas.

Não sei descrever ao certo o que se passa, mas depois que fiquei trocando as resoluções para intercalar entre 4:3 e 16:9, pude perceber que a diminuição do HUD do jogo e o campo de visão reduzido (devido ao 4:3) talvez fizesse a fluidez ao redor ser mais perceptível na movimentação de tela. Ou então, proporções/resoluções menores fazem a sensibilidade do mouse ser mais rápida e suave, afinal teria menos pixels para mover, apesar que 1440x1080 para 1920x1080 teoricamente não mudaria nada na sensibilidade.

 

Não é a primeira vez que senti algo assim, pois algum tempo atrás jogando títulos antigos como Call of Duty 2 eu senti mais conforto quando mudava a proporção para 4:3, e neste caso sendo um jogo antigo, parecia mais legal devido a nostalgia de jogar em monitores antigos de tubo, contudo hoje minha percepção ficou diferente sobre este caso, não se tratando apenas de nostalgia, mas talvez de ilusão de ótica.

 

Tentei procurar vários artigos e assuntos sobre, mas nenhum resultado satisfatório. No máximo o que eu encontrei foi relacionado a CS:GO, porém 4:3 com tela esticada apenas.

Será que minha conclusão tem algum fundamento ou é apenas efeito placebo mesmo devido a nostalgia e hábito em relação a consoles e monitores antigos?

Como diria o *****-pau, talvez eu esteja louco!

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@Lost Byte A movimentação do mouse é medida em DPI, pontos por polegada, quando você reduz a proporção ou diminui a resolução terá menos pontos (pixels), logo o mouse se movimentará mais rápido. A resolução do monitor está totalmente atrelada a sensibilidade do mouse. Num monitor 4K você sentira o mouse "lento".

Uma opção seria aumentar o DPI do seu mouse, se estiver no máximo você pode ajustar nas configurações do windows.

 

Este tmb é um dos motivos para não tirar o monitor LCD da resolução nativa. Diferente do CRT, ele não se dá muito bem fora da resolução default, pois a distribuição dos pixels é fixa, daí o efeito meio "borrado" quando abaixo da resolução.

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32 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Lost Byte A movimentação do mouse é medida em DPI, pontos por polegada, quando você reduz a proporção ou diminui a resolução terá menos pontos (pixels), logo o mouse se movimentará mais rápido. A resolução do monitor está totalmente atrelada a sensibilidade do mouse. Num monitor 4K você sentira o mouse "lento".

Uma opção seria aumentar o DPI do seu mouse, se estiver no máximo você pode ajustar nas configurações do windows.

 

Este tmb é um dos motivos para não tirar o monitor LCD da resolução nativa. Diferente do CRT, ele não se dá muito bem fora da resolução default, pois a distribuição dos pixels é fixa, daí o efeito meio "borrado" quando abaixo da resolução.

 

@Phoenyx achei muito legal essa tua explicação.

 

Sinceramente eu não encontrava uma razão para os mouses gamers terem tantas configurações de DPI ajustáveis, mas agora tô me sentindo uma anta 😄 por não ter relacionado isso também ao DPI dos monitores. 

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41 minutos atrás, Phoenyx disse:

A resolução do monitor está totalmente atrelada a sensibilidade do mouse. Num monitor 4K você sentira o mouse "lento".

Mas a questão seria entre as resoluções 1920x1080 e 1440x1080 que estariam na mesma escala nativa do monitor, sendo a diferença apenas com e sem as bordas.

Em 1440x1080 seria cortado os lados, mas ainda o DPI do mouse continuaria na mesma velocidade em teoria, porém correria menos tempo para atravessar canto a canto (por ser menos pixels na horizontal).

A questão em jogos de primeira pessoa acontece o mesmo. Quando você move o mouse, se muda o ponto da câmera, mas não creio que a velocidade na horizontal seja afetada em 16:9 e 4:3 usando a escala nativa do monitor (lembrando novamente que não uso a imagem esticada/stretched). Ou seja, para dar um giro completo de 360º, o caminho perseguido do mouse seria o mesmo.

Já tentei aumentar o DPI do mouse quando em 16:9, mas perde a precisão. Em 4:3 eu não sinto de fato mais velocidade do mouse, mas sim aparentemente um rastreamento melhorado que possibilita (ao menos para mim), uma precisão melhor.

 

Outro pensamento meu seria que não tem a área extra de visão como em 16:9, talvez seja mais fácil notar e focar no que está no centro da tela, principalmente o cálculo de movimentação do mouse para trocar de ponto (memória muscular).

 

Um vídeo comparativo que me chamou atenção foi este abaixo, na qual compara gameplays em diferentes proporções.

Só de assistir, quanto mais achatada é a imagem, menos agradável se torna.

Obviamente existe o FOV e a imagem encolher no vídeo, mas mesmo assim, quando chego a assistir filmes em 21:9 por exemplo, acho horrível por não poder perceber todo o ambiente, sendo que você foca apenas em um dos lados.

Já estou ficando velho, então minha concentração e "tempo de resposta cerebral" pode afetar.

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@Lost Byte Não porque você encurtou os pixels horizontais, de 1920 foi para 1440. E não importa as tarjas laterais, pois aquilo não está sendo levado em consideração, você não clica fora da imagem. Você diminuiu a resolução lateral, logo o mouse vai correr mais neste sentido.

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@Phoenyx

Só agora consegui fazer uns teste sobre sensibilidade e realmente em 4:3 o mouse leva um tempo diferente para completar 360º na volta do cenário. Provavelmente seja isto a diferença que sinto ao mirar em jogos de primeira pessoa. Muito obrigado!

OBS: Fico aliviado de não estar louco

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@Lost Byte Muita gente jogava CS 1.6 e Source em 4:3 justamente por isso (além de espremer os Hz nos CRT), mesmo já com monitores 16:10 e 16:9.

Mas isto não vale pra games recentes, onde você sacrificaria a visão lateral.

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