Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
19 horas atrás, O Pequeno Príncipe disse:

Mas ,e vocês ? O que preferem, o Isopropílico, Álcool 70 ou Acetona ?

Sempre fui mais da parte prática do que teórica, logo para uso em eletrônicos como limpar componentes, remover pasta térmica, tirar sujeira grudenta de carcaças plásticas (gabinetes, controles), sempre uso o isopropílico. Não arrisco usar os outros 2 neste caso por não ser a melhor opção segundo a crença popular.

27 minutos atrás, G7 log disse:

Composição: misturas de solventes orgânicos comuns.

Muito detalhado, passou confiança, confiança que nunca vou usar isto. 😅
Na real não duvido que até certo ponto pode realmente ajudar, sendo que na melhor das hipóteses, em minha teoria seria apenas uma "marca" querendo vender como "alternativa do isopropílico", sendo que pode ser o próprio.

Postado
Em 06/01/2021 às 12:11, O Pequeno Príncipe disse:

@Shanks. Realmente, o termo correto é Volatilidade.

@privado Mas, qual a  "mágica" por trás disso ? Como ,depois de passado o Isopropílico, o componente volta  a funcionar ?

O álcool isopropílico serve pra você limpar os componentes eletrônicos como o colega shanks disse e ele é usado porque seca rapidamente.   Se ele “sugasse” os elétrons, ele acabava por estragar e não ajudar a manter algo em funcionamento.

Em 06/01/2021 às 14:15, sdriver disse:

Caramba, tão transformando o álcool em um produto mágico!

😄

Em 06/01/2021 às 02:55, Amanda Gonçalo disse:

Até porque se fosse positiva seriam positrons. 😅

Tem alguns artigos que falam acerca inclusive, mas não me aprofundei, só pesquisei brevemente depois de ler o tópico.

https://www.semanticscholar.org/paper/Static-charge-removal-with-IPA-solution-Ohmi-Sudoh/be62b540b4afcd5d6cb901849904689517c7a66d

https://www.sciencedirect.com/topics/engineering/static-electricity

E também foi discutido num fórum: http://www.modelcarsmag.com/forums/topic/93866-using-alcohol-and-distilled-water-for-static-charge-removal/

Depois eu tento ler isto.  Mas, em se tratando de americano é bom ter muita crítica a respeito.   Eles não tem meio termo, ou eles são muito inteligentes ou totalmente sem noção.

• Membro VIP
Postado
Em 06/01/2021 às 16:55, G7 log disse:

@Lost Byte na embalagem marca, isento de isopropílico kkkk

Pois é, segundo o seu teste, o troço até funciona. Mas se um orgão regulador pegar essa embalagem, no mínimo vão meter uma multa na empresa que claramente não quer colocar a formula do produto para evitar copia da concorrência.

Mas conforme você falou do cheiro forte, esse troço deve usar outros solventes, talvez querosene.

Eu ainda ficaria com o alcool, na hora do aperto pelo menos ele serve para colocar fogo no carvão da churrasqueira... ( Não façam isso em casa crianças! O álcool puro tem uma octagem mais alta que gasolina e pode explodir sua maminha junto com sua churrasqueira).

• Curtir 1
Postado

pode ser que seja benzina também... amplamente utilizado para limpeza de equipamentos de alta tensão por sua propriedade "antiestática", que assim como o alcool isopropilico ajuda a evitar o acumulo de poeira nos isoladores que poderiam provocar alguma fuga de corrente.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...