Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bem estou tentando simular o circuito (retificador monofásico semi-controlado com ponte mista) usando o software PSIM já que encontrei um vídeo no youtube que faz o circuito desejado. porém preciso que os ângulos de disparo nos tiristores possam ser trocados durante a simulação. Por exemplo preciso que o ângulo no tiristor seja de 30 graus e após 3 ciclos de onda ele troque para 60 graus e após 3 ciclos de onda troque para 90 graus. Mas estou sem sucesso até agora se alguém souber uma maneira de fazer isso agradeço, também tentei usar o LTspice mas sem sucesso. 

Postado

No primeiro foi o circuito usado 2 gattingblocks para disparar os angulos dos tiristores. o circuito funciona mas não faz o desejado de trocar os angulos durante a simulação. e o segundo foi uma tentativa usando um alpha controlle r mas sem sucesso.

gatinblock.jpg

alphacontroller.jpg

Fiquei medindo as tensões em vários pontos para ver se notava a alteração do ângulo de disparo. Mas sempre marcava 30 graus no primeiro tiristor e 180+30 no segundo.

• Membro VIP
Postado

Bacana. Mas eu achei que você tinha bolado um esquema com temporizações precisas e contadores. Visualizei mentalmente só isso:

8 horas atrás, matusa001 disse:

30 graus e após 3 ciclos de onda ele troque para 60 graus e após 3 ciclos de onda troque para 90 graus

Algo como: detecta a passagem por zero, dá o tempo de 30º, dispara, conta até 3, da o tempo de 60, dispara, conta até 3, dá o tempo de 90, dispara. Imaginei um contador com 555's.  Esta foi minha visão minimalista do seu sistema. É a que tenho. Lembrando que minha visão é do treco funcionado na real e não te necessariamente na simulação neste sw que desconheço, ok?

abç

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, .if disse:

Mas eu achei que você tinha bolado um esquema com temporizações precisas e contadores.

Pensei nisso também. 

Mas pra complementar podemos adicionar os comparadores de tensão regulados nos valores de tensão presentes em 30 e 60º.

Postado

Não tenho a menor ideia de como fazer isso sou iniciante nessa parte estou fazendo isso para um trabalho na faculdade se puder me mostrar um esquema do que vocês estão falando ia ajudar muito.

Pensei em fazer um esquema de chaves onde essas estariam ligadas aos tiristores e a uma fonte  mandando pulsos contantes. Entao teria uma fonte mandando pulsos constantes a 30, 60 e 90 graus porém cada chave só deixaria o pulso chegar ao tiristor no momento certo portando essas chaves seriam acionadas por uma outra fonte de pulsos que acionariam elas cada uma com um tempo de atraso diferente. A primeira estaria ligada desde o começo para q o pulso de 30 graus ja chegasse ao tiristor e após 3 ciclos de onda essa chave seria fechada e a proxima seria acionada deixando passar os pulsos de 60 graus. Mas não consegui implementar no software. Tentei montar no Ltspice (outro software), já que este tem fontes de pulsos que podem ser acionadas com atraso desejado. Mas ainda não sei o porque não consigo ter a resposta de tensão esperada na carga do circuito. 

circuitopulsos.jpg

Postado

@matusa001

Você tem que fazer com todos os ângulos em apenas uma simulação?

Se sim e sem microcontrolador vai ficar mais difícil, porém não impossível.

Pensei em um monoestável (555) disparado (em sincronismo) com o zero da tensão ca. Ao final do período o scr dispara.

Use um circuito demultiplexador no tempo com quatro saídas, uma para 0º, 30º, 60º e 90º.

Cada uma das saídas alteraria o valor da resistência que controla o período do monoestável.

Um contador de 2 bits controlaria o demux.

O contador também estaria em sincronismo com a rede.

Esses foram os 5% de inspiração. Os outros 95% são com você.

MOR_AL

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Moris corroborou minha teoria. Seu sw deve comportar simulação analógica e digital (=Proteus). Mas com zero noção de eletronica e eletrônica digital penso que vai ser difícil sua condução. Consulte o que aprendeu previamente bem como o exato enunciado da sua questão. Caso incoerentes, cogite rebobinar a fita e aprender: contadores, timer com 555.

Postado

Acho que encontrei uma maneira de fazer o que preciso de maneira simples estou testando ainda mas acho que vai dar certo. Se conseguir coloco a resposta aqui. Muito obrigado pela ajuda!! XD

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!