Ir ao conteúdo

Dual Channel com memórias um pouco diferentes

Ir à solução Resolvido por sdriver,

Posts recomendados

Postado

Eu tenho uma memória RAM dessa aqui: Memória DDR4 XPG Gammix D10, 8GB 3000Mhz, AX4U300038G16A-BB10, e queria fazer dual channel com ela mas como se pode ver não está mais disponível, então acabei pesquisando e achei uma bem parecida, que no caso seria essa: Memória DDR4 XPG Gammix D10, 8GB 3000Mhz, CL16, Black, AX4U300038G16A-SB10 . 

Pode ser meio bobo da minha parte mas estou com medo de dar algo errado fazendo dual channel com memorias diferentes mesmo q seja so a tensão kkk, ja q tem gente fazendo dual channel com frequencias tamanhos, tudo diferente kkkkk. Alg sabe me dizer se é seguro fazer dual channel com essas memórias?

Postado

Sim, vai funcionar.

Para DC basta ter o mesmo tamanho. O sistema automaticamente ajusta frequência e latência.

Com tamanhos diferentes, ele fica em modo híbrido: 4+8, por exemplo, fica com 4 de cada módulo em DC e 4 do módulo maior em SC. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Se a tensão for diferente, o PC talvez nem ligue.  Os slots de RAM não conseguem controlar a tensão por slot, é um controle único, logo se você tiver 2, 4, 6 o mais slots de memória, o sistema vai sempre olhar qual a tensão que a memória do primeiro slot pede e setar para todos os slots essa tensão.

Existem RAMs DDR4 de 1.1, 1.2, 1.35, 1.5 e até 1.8v.  Em alguns casos, a memória até consegue trabalhar com um valor diferente, mas a chance é de você ter instabilidades no sistema.

O ideal é sempre pegar uma memória que tenha a mesma tensão e use a mesma marca de chip internos(samsung, micron ou hynix). Se uma for 3000 mhz e a outra 3200, nao é problema.

Postado

@sdriver nao sei você conseguiu ver as memorias, eu coloquei o link mas parece q trocou pelo nome, mas independente disso, a memoria RAM q eu tenho atualmente tem uma tensão de 1.2V e a outra memoria RAM que estava pensando em comprar para fazer o dual channel tem tensão de 1.35V. Apesar disso, em todo o resto elas são iguais, tamanho, frequencia, chip etc. Acha melhor procurar outra ou comprar essa mesmo com a tensão um pouco maior?

link da memoria q tenho atualmente: https://www.terabyteshop.com.br/produto/11450/memoria-ddr4-xpg-gammix-d10-8gb-3000mhz-ax4u300038g16a-bb10

link da q quero comprar para o dual channel: https://www.terabyteshop.com.br/produto/15636/memoria-ddr4-xpg-gammix-d10-8gb-3000mhz-black-ax4u300038g16a-sb10?gclid=CjwKCAiAudD_BRBXEiwAudakX6cfPgfyvgTgEdaMKqkHngjz6TEVwItCcZACmo4UMZnbkNhUsyn41xoCCBIQAvD_BwE

• Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, hunteR25 disse:

@sdriver nao sei você conseguiu ver as memorias, eu coloquei o link mas parece q trocou pelo nome, mas independente disso, a memoria RAM q eu tenho atualmente tem uma tensão de 1.2V e a outra memoria RAM que estava pensando em comprar para fazer o dual channel tem tensão de 1.35V. Apesar disso, em todo o resto elas são iguais, tamanho, frequencia, chip etc. Acha melhor procurar outra ou comprar essa mesmo com a tensão um pouco maior?

O sistema vai forçar ambas a 1.2v ou a 1.35v, então realmente não é interessante essa união, independentemente de dual channel ou não. O ideal é achar uma memória com a mesma tensão da sua.

Mas....

Se voce olhar direito no site do fabricante... vai ver que a sua memória deveria na verdade estar operando a 1,35v https://www.xpg.com/pt/feature/486/

A tensão de 1.2v é a tensão padrão DDR4, então a sua placa-mãe não está usando o perfil XMP  e muito provavelmente nem está rodando a 3000 mhz

De toda forma, as 2 memórias são pelo menos em teoria, compatíveis.

7 minutos atrás, G7 log disse:

aproveitando, o dual-channel com chips diferentes, samsung e kingston, teriam problemas?@sdriver

Tem casos onde funciona, tem casos onde cria instabilidades. Depende muito mais do processador, pois a controladora de memória fica nele.

Por exemplo, a primeira geração dos Ryzen era uma M....

Postado

@sdriveremabaixo ta mostrando 1.2 e no final 1.35, n sei muito disso, mas entao tem como eu deixar as duas em 1.35 e também fazer funcionar em 3000 MHz caso n esteja funcionando nessa frequencia? se sim, pode me ajudar a fazer isso?

image.png.51d11aae8fb18666b51d9449d9867a12.png

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, G7 log disse:

@sdriver bem meu ryzen é um 3400g, 2° geração certo? tem gente q diz terceira, mas na caixa ta 2°, teria problemas?

Só testando mesmo.

Mas todos os ryzen 3xxx são segunda gen.

A linhagem é

Ryzen 1xxxx > gen 1

Ryzen 2xxxx > gen 1,5

Rzen 3xxxx > gen 2

Ryzen 4xxx > gen 2(mas foi pulado nos desktops)

Ryzen 5xxx > gen 3

@hunteR25   Como desconfiei...

Pode comprar a memória de boa, mas você vai ter de ajustar na BIOS

image.png.8990ba200223e711105c73109993f528.png

• Amei 1
Postado

@sdriver

Em 06/01/2021 às 16:53, sdriver disse:

Só testando mesmo.

Mas todos os ryzen 3xxx são segunda gen.

A linhagem é

Ryzen 1xxxx > gen 1

Ryzen 2xxxx > gen 1,5

Rzen 3xxxx > gen 2

Ryzen 4xxx > gen 2(mas foi pulado nos desktops)

Ryzen 5xxx > gen 3

@hunteR25   Como desconfiei...

Pode comprar a memória de boa, mas você vai ter de ajustar na BIOS

image.png.8990ba200223e711105c73109993f528.png

Tanto a tensão como a frequência ne?

É muito difícil fazer essas alteracoes? Tem algum video explicando ou algo do tipo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!