Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GTX 1660 Super Galax - vale a pena ?


Ir à solução Resolvido por MaKingLove,

Posts recomendados

https://www.mercadolivre.com.br/placa-de-video-nvidia-galax-geforce-gtx-16-series-gtx-1660-super-60srl7dsy91s-6gb/p/MLB15915461
Olá a todos. O que acham dessa placa ? acham que vale a pena ?
Quero dar um pequeno UP no meu PC.
Atualmente, uso uma GTX 1060 6 GB PNY.
Pretendo pegar essa GTX 1660 Super Galax.

Sim, sei que a diferença não é grande, mas pretendo usar a placa velha em outro PC.

O que acham ? sei que a GTX 1660 Ti é mais forte mas não achei por preço legal.
Nem a RTX 2060. Achei por 2800 R$ 😕

Enfim, é uma boa ? o que acham..
No final do ano, tento pegar uma RTX 3060 ou RTX 3060 Ti. Se der tudo certo.
Jogar é o foco principal.
Não tenho coragem de comprar placa de vídeo AMD.
Apesar de eu ter um Ryzen 7 3800X e estar gostando muito dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos levar alguns pontos em consideração. Apesar de da TI ser mais forte a diferença de fps é em torno de 7~15 no máximo. No final isso só conta se você pretende jogar algum jogo competitivo e tem algum monitor de 120, 140, 160 ou mais hz..

 

Pelo mesmo preço (ou menor) que você irá pagar nessa 1660TI você pega um RX5600XT que é bem superior a qualquer 1660 do mercado, inclusive é bem superior a RTX 2060 e perdendo para a 2060S por coisa de 5~10fps. A real diferença da 5600XT para os modelos RTX é que não tem RayTracing e DLSS. Se você preza por isso aí faz sentido você ir de RTX, caso contrário vá de RX5600XT que você não se arrependerá. Vídeo comparando as GPU aqui.

 

Do meio pro fim de 2020 a RTX 2060 Ventus de 6GB estava por R$1899 na Kabum e zerou o estoque mais rápido, isso em época de pandemia... Pagar mais que R$2100 numa 2060 é dar um tiro no pé exceto pela mesma coisa que falei sobre RT e DLSS. Mas se você quer RTX então pega uma 2070/3060 de vez que é mais negócio.

 

36 minutos atrás, CeLioCiBR disse:

Não tenho coragem de comprar placa de vídeo AMD.
 

Especifique o porque, mas que seja um motivo plausível e não bobeira de "ah porque esquenta muito" porque né...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorAlexandre Olá.
Obrigado pela atenção.

Então, sobre eu não ter coragem de comprar placa de vídeo AMD.

É pelos drivers dela. Sim, basicamente é isso.

Lembro que jogos não tão "famosos" mas que eu gosto bastante, se você tentasse jogar nas placa da AMD, o jogo simplesmente crashava.
Tipo Nioh.
Jogos japonêses.

Eu acho isso inaceitável.

Os drivers da Nvidia simplesmente são mais estáveis, e isso me chama mais atenção.

Sem falar que eu li na internet que houveram alguns casos de pessoas terem sua fonte queimada por causa de um pulo na tensão, nem lembro se era isso mesmo.
Nas RX 6000 ou 5000, agora não me lembro.

Não só isso, mas o NVENC também me chama atenção.
Junto com o DLSS. Ray tracing para mim é irrelevante.
É uma melhora de um pouco de qualidade gráfica, com um grande peso.
Sou mais aumentar a resolução, resolução de textura, qualidade dos shaders, quantidade de polignos.. coisas assim.
E o famoso 60 fps, claro.
Já que minha TV é 60hz.

Pagarei R$ 2.299 porque é basicamente a única escolha.
As GTX 1660 Ti estão com um preço muito mais alto.
Na casa dos R$ 2.799. O salto de preço é muito alto.

Sobre uma RTX, no momento não dá. Só se for no final do ano.
Porque as RTX 2070 estão fora de estoque, e as RTX 2070 Super estão acima dos 4000 mil.
No momento, sem condições 😕
Uma RTX 3060 Ti também ta na casa dos 4000 mil.. então de novo, sem condições.

Esperar a RTX 3060, sem condições também porque deve chegar nos 3500 R$.
Ou mais. 😕 complicado ser pobre e morar no brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, CeLioCiBR disse:

É pelos drivers dela. Sim, basicamente é isso.

Caso tenha problema com driver instável, utilize o DDU e baixe uma versão antiga no próprio site da AMD que está resolvido. Tive problema de driver somente uma vez e resolvi dessa forma. Após isso só comecei a atualizar com o certificado da Microsoft. Salvo engano tem um post do @RS Faria falando sobre o certificado da Microsoft nos driver da AMD.

 

35 minutos atrás, CeLioCiBR disse:

Lembro que jogos não tão "famosos" mas que eu gosto bastante, se você tentasse jogar nas placa da AMD, o jogo simplesmente crashava.
Tipo Nioh.
Jogos japonêses.

Sinceramente eu nunca ouvi falar em que placa de vídeo X apresenta problemas jogo Y. O que pode acontecer é que o driver do jogo pode não estar atualizado para ter suporte ao jogo e ai apresentar problemas de gráfico ou até algum problema de desempenho, mas qualquer GPU está suscetível a isto.

 

35 minutos atrás, CeLioCiBR disse:

Sem falar que eu li na internet que houveram alguns casos de pessoas terem sua fonte queimada por causa de um pulo na tensão, nem lembro se era isso mesmo.
Nas RX 6000 ou 5000, agora não me lembro.

 

Pera que isso tá muito mal contado. Isso depende de N fatores como marca, modelo e potência da fonte (porque se for porcaria nem precisa de explicação né), se a GPU estava com OC ou não para ter um problema desse. Caso contrário isso nunca irá acontecer do nada não. Até chamo o amigo @Shanks. para poder lhe dar um auxilio melhor nesse quesito.

 

35 minutos atrás, CeLioCiBR disse:

Não só isso, mas o NVENC também me chama atenção.

AMD também tem. Se chama AVC Encorder (AMD Advanced Media Firework).

 

35 minutos atrás, CeLioCiBR disse:

Pagarei R$ 2.299 porque é basicamente a única escolha.
As GTX 1660 Ti estão com um preço muito mais alto.
Na casa dos R$ 2.799. O salto de preço é muito alto.

Sobre uma RTX, no momento não dá. Só se for no final do ano.
Porque as RTX 2070 estão fora de estoque, e as RTX 2070 Super estão acima dos 4000 mil.
No momento, sem condições 😕
Uma RTX 3060 Ti também ta na casa dos 4000 mil.. então de novo, sem condições.

Esperar a RTX 3060, sem condições também porque deve chegar nos 3500 R$.
Ou mais. 😕 complicado ser pobre e morar no brasil.

"Única escolha" não é.... Mas é você quem sabe.

 

Só vejo necessidade de pegar uma RTX 3000 em 3 motivos, sendo:

1- Você quer "luxar"

2- Você quer muito fps, tipo MUITO FPS MESMO

3- Você quer jogar em 4k.

 

Caso contrário uma RTX2070/5600XT/5700XT dá conta.

 

Inclusive esse ano é para chegar as 6800XT que tá fazendo as RTX 3000 passar sufoco e custando 1 a 3k a menos além de consumir menos TDP.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Ah nem fala.. preço bom aquele tempo.. velhos tempos que talvez jamais voltarão.. 😕
@IgorAlexandre Sobre o DDU, to ligado.
Vou até utiliza-lo novamente quando a placa chegar.
Bom, sobre problema de driver, eu já ouvi falar várias vezes, por isso meu pé atrás.
Não tenho muito dinheiro então.. 😕
No caso de Nioh, se não me engano, as placas da AMD na época de lançamento do jogo na Steam, estavam simplesmente apresentando problemas.
Após uma atualização de driver que a AMD lançou na época, ai o jogo entrou.
Então sem problemas hoje em dia mas.. não vou gastar mais de 2 mil pra ter chance de jogos que eu gosto e que não são famosos crasharem.
Entende ?
Concordo sobre N fatores para a queima da fonte.
Não "investiguei" o caso. Mas ainda estou pendendo pro lado da Nvidia.
To ligado que a AMD também tem algo parecido, mas o da Nvidia simplesmente é melhor.

Quando digo única escolha, é porque AMD está fora de cogitação, e comprar placa usada também.

Não quero gastar dinheiro e a placa vir lixada ou algo do tipo.

É como eu disse, poderia tentar pegar uma GTX 1660 Ti mas ela ta por R$ 2.799.

Eu acho ridículo pagar tudo isso numa placa dessa. Ela não vale isso.

Se formos para a RTX 2060, também ta nessa faixa de preço.. ai não resolve kk.

Sobre pegar uma RTX 3000 no final do ano, é porque minha TV é 4K.

Pode parecer que estou sendo fanboy mas tem várias decisões da Nvidia que eu não gosto.
Tipo oferecer bem menos VRAM do que a AMD.

Eu não sei o que eles tavam pensando em lançar uma RTX 3060 Ti com somente 8 GB, enquanto a 3060 com 12 GB.
A RTX 3060 Ti deveria já ter vindo com 16 GB.

Além dessa palhaçada de ficar lançando placa "Normal".. e depois as "Super".. misericórdia..

A Nvidia na série 1000 mandou tão bem..
Gastei 1376 eu acho, na GTX 1060 6 GB na época.. foi tão bom, placa era muito boa pelo preço e tal.
Aff... depois da série 2000, nvidia parece quase um lixo.. se é loco.
Na minha opinião, claro.

 

de qualquer forma, desculpe meus erros de português, obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CeLioCiBR Cara.. a 1060 é uma placa bem bacana ainda. Só trocaria se fosse pra uma 5600XT pra cima.. fora isso não compensa.

E essa 1660 Super ta absurda de cara..

Sobre os drivers, se você achar estabilidade em um driver, não fique atualizando, não mexa. Só atualize caso esteja com problemas.. 

 

18 horas atrás, CeLioCiBR disse:

Sem falar que eu li na internet que houveram alguns casos de pessoas terem sua fonte queimada por causa de um pulo na tensão, nem lembro se era isso mesmo.
Nas RX 6000 ou 5000, agora não me lembro.

 

17 horas atrás, IgorAlexandre disse:

Até chamo o amigo @Shanks. para poder lhe dar um auxilio melhor nesse quesito.

Isso estava acontecendo em testes das novas placas RTX 30XX da Nvidia. Parecia que as placas estavam tendo picos de energia e derrubando fontes bem brutas mesmo.. mas isso deve ter sido corrigido já.

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@CeLioCiBR

Em 17/01/2021 às 04:59, CeLioCiBR disse:

https://www.mercadolivre.com.br/placa-de-video-nvidia-galax-geforce-gtx-16-series-gtx-1660-super-60srl7dsy91s-6gb/p/MLB15915461
Olá a todos. O que acham dessa placa ? acham que vale a pena ?
Quero dar um pequeno UP no meu PC.
Atualmente, uso uma GTX 1060 6 GB PNY.
Pretendo pegar essa GTX 1660 Super Galax.

Sim, sei que a diferença não é grande, mas pretendo usar a placa velha em outro PC.

O que acham ? sei que a GTX 1660 Ti é mais forte mas não achei por preço legal.
Nem a RTX 2060. Achei por 2800 R$ 😕

Enfim, é uma boa ? o que acham..
No final do ano, tento pegar uma RTX 3060 ou RTX 3060 Ti. Se der tudo certo.
Jogar é o foco principal.
Não tenho coragem de comprar placa de vídeo AMD.
Apesar de eu ter um Ryzen 7 3800X e estar gostando muito dele.

Tá bem caro, mas tá difícil achar num preço bom , até tinha visto um modelo de 1660COMUM por 1600 a uns dias atrás, mas era um modelo bem feio da Asus Single fan e extremamente simples e sem graça, enfim...

Sem dúvidas vai dar um salto bacana de desempenho em comparação com a 1060, mas mesmo assim... esse preço tá BEM SALGADO, eu pesquisaria melhor e esperaria um pouco mais .

 

Em relação a TI, ela perde por 3-4 Fps, é uma diferença irrelevante... a 1660S ainda tem uma memória mais rápida ( GDDR6), talvez tirem mais proveito disso no futuro, quem sabe?, já a RTX 2060 na minha opinião é um péssimo custo beneficio, é uma placa que simplesmente não Tanka bem o RTX, (falando de 60Fps com td no ultra, até porque ao meu ver n vale a pena tu setar o jogo pro Médio só pra rodar RTX) é uma placa que eu não compraria...

 

Conclusão> 1660S vai ser sim um upgrade mt bom, mas esse preço tá mt salgado, essa placa n vale td isso n, recomendo esperar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorAlexandre @ItamarFranco @Shanks.
@MaKingLove
Olá a todos.
Gostaria de agradecer a atenção de todos.
Muito obrigado.

No fim, decidi comprar a GTX 1660 Super mesmo.
Porque a 1660 Ti achei por R$ 2800. Assim como a 2060.
E eu não tenho coragem de ir de AMD. Ao menos em relação a placa de vídeo.

Ela chegou bem rápido, removi a minha 1060 6 GB, instalei a 1660 Super, utilizei o DDU pra remover o driver anterior, e depois instalei um driver do zero baixado do site da Nvidia.

E até agora, tudo bem xD

Então estou satisfeito.

Não era só um upgrade (mesmo que pequeno.)

Agora, enquanto eu uso essa GTX 1660 Super, eu coloquei a minha antiga GTX 1060 6 GB no outro PC.
Então não foi "inútil" ou algo do tipo.

Agora é esperar o final do ano pra ver se consigo comprar uma 3060 ou 3060 Ti.
Obrigado a todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, CeLioCiBR disse:

@IgorAlexandre @ItamarFranco @Shanks.
@MaKingLove
Olá a todos.
Gostaria de agradecer a atenção de todos.
Muito obrigado.

No fim, decidi comprar a GTX 1660 Super mesmo.
Porque a 1660 Ti achei por R$ 2800. Assim como a 2060.
E eu não tenho coragem de ir de AMD. Ao menos em relação a placa de vídeo.

Ela chegou bem rápido, removi a minha 1060 6 GB, instalei a 1660 Super, utilizei o DDU pra remover o driver anterior, e depois instalei um driver do zero baixado do site da Nvidia.

E até agora, tudo bem xD

Então estou satisfeito.

Não era só um upgrade (mesmo que pequeno.)

Agora, enquanto eu uso essa GTX 1660 Super, eu coloquei a minha antiga GTX 1060 6 GB no outro PC.
Então não foi "inútil" ou algo do tipo.

Agora é esperar o final do ano pra ver se consigo comprar uma 3060 ou 3060 Ti.
Obrigado a todos.

Parabéns pela aquisição, tenho o mesmo modelo e é uma baita placa... Rodo tudo no ultra a 60 com muita folga em 2560x1080(Ultrawide)

Uma boa opção pra 1060 é anunciar ela no ML, eu vendi a minha antiga 950 por lá e foi bem fácil e rápido... tava jogada por anos aqui e tava quase jogando fora kkkk ( n tinha ngm pra dar)

 é uma boa alternativa caso queira deixar o outro pc apenas pra pesquisas/internet no vídeo onboard  ( foi o q eu fiz), mas ai é com você kk, Boa Gameplay ai !!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lilisandro kkkkkkkk nem fala. To ligado.
@MaKingLove Opa, obrigado xD
No caso, o outro PC aqui, também vai ficar como "PC Gamer"..
Se é que me entende.
Será para rodar jogos também.
É uma configuração bem mais fraca que a minha atual.
Um FX 8370
16 GB DDR3
GTX 1060 6 GB.
Mas dá pra brincar dependendo do jogo.

Para as pessoas que "nunca" viram problema com placas da AMD.
Nesse vídeo aqui cita mais um bug.
Por isso que não vou de AMD mas nem *****.
11:25 o timing no vídeo.
"Ah mas eu não me importo".
Sim.. você não se importa.
Eu me importo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/01/2021 às 09:43, CeLioCiBR disse:

Eu não sei o que eles tavam pensando em lançar uma RTX 3060 Ti com somente 8 GB, enquanto a 3060 com 12 GB.
A RTX 3060 Ti deveria já ter vindo com 16 GB.


O lance da 3060 é porque ela utiliza barramento de memória de 192 bits, que pode ser preenchido com 6 GB ou 12 GB de VRAM, visto que ela utiliza 6 chips de memória. A Nvidia julgou que 6GB seria pouca memória, então o jeito foi pular para 12GB. O alvo era 8GB, mas devido a essas características construtivas da placa não é possível chegar nesse valor.

 

Sobre a 3060ti vir com 16 GB, embora a Nvidia pudesse ter feito isso, não agregaria em nada à placa. 8 GB são mais do que suficientes para rodar bem qualquer coisa durante bons anos e, quando essa quantidade de memória não for suficiente mais, a placa também não será, sendo incapaz de empurrar o que seria necessário. É tipo uma 2060 com 6GB: ela não vai utilizar esses 6GB nunca visto que ela não tem poder de fogo para empurrar algo que um dia pedisse todos esses 6GB.

Eu sempre joguei com tudo no máximo do máximo e nunca bati 8GB de VRAM em uso. Além diso, mesmo esses quase 8GB estarem sendo indicados que estão em uso pelo Afterburner, boa parte deles está alocado apenas, e não em uso ainda. A memória é mais do que suficiente.
Eu saí da uma 1080ti com 11GB para uma 3080 com 10GB. De início essa "perda" de memória me gerou um certo desconforto, e isso é natural. Porém, são só números. E números não querem dizer absolutamente nada, vide a Vega 64 com seus números lindos na época e performance medíocre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Lilisandro Hrm, sinto muito mas discordo.

É incrível essas pessoas falando que 6 GB nunca é problema.
Sendo que a 2060 de 6 GB é horrível quando você tenta rodar no ultra com ray tracing.
"Ain mas ela não foi feita pra rodar no ultra"

***** nenhuma, ela consegue rodar no ultra em 1080 sim.
A falta de VRAM dependendo do jogo é que vai causar stuttering.

Você fala mas parece não ter realmente jogado com uma placa de 6 GB ou menos.

Eu falo por experiência própria. Eu tinha uma GTX 1060 6 GB e agora tenho uma GTX 1660 Super 6 GB.

Dependendo do jogo e da configuração, 6 GB causam stuttering.

Devil May Cry 5 é um exemplo. Lembro que tava vendo uma cutscene de boa a 60 fps no ultra.
Ai do nada um stuttering que derrubou os fps lá pra baixo.
Travada brusca, travou a tela por uns milissegundos. Coisa horrorosa.
Depois normalizou. Fui ver e a VRAM estava no limite.
Poderia ser outra coisa mas.. nah. Foi a VRAM.
"Ain, mas na cutscene isso não importa"

Fale por você. Acha mesmo que paguei R$2.299 pra ver cutscene com stuttering ?

Você mesmo disse que saiu de uma GTX 1080 Ti.. olha isso.
Você tinha a placa mais forte da série 1000.. VRAM pra você nunca foi problema.

Essa de não agregaria nada a placa é muito nada a ver.
Se eu tenho o dinheiro e tem uma opção com mais VRAM, vou pegar com mais VRAM porque sim.

Não tem dessa de não agregaria.
Tem pessoas que se importam, e as que não se importam. Como você.

 

Eu não quero ter que descer a qualidade da textura. Nunca.

Já viu Red Dead Redemption 2 com as texturas abaixo do Ultra ? fica uma ***** feita com a *****.
Inaceitável.

 

De novo, é questão de quem se importa e quem não se importa.
Eu me importo, e isso me incomoda sim. Decisão *****.
Quem sabe um dia a Nvidia aprende.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!