Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitores Desligando e Ligando


Posts recomendados

Olá pessoal, então, estou com um problema já faz um tempo de meus 2 monitores, em especial o secundário, que é uma TV, mas tenho percebido uma piora nos últimos dias. Basicamente meus monitores de maneira aleatória piscam e ficam por alguns milésimos de segundos (eu diria que quase 1 segundo) sem imagem (tela preta), a TV além da imagem fica também sem som. Um ponto interessante que eu notei é que sempre que o freezer ligado na mesma tomada começa a refrigerar (quando da aquele estalo antes de começar um barulho) piscam os dois monitores, detalhe que nem sempre piscam e piscam quando o freezer começa a refrigeração, contudo percebi que no momento do estalo do início da refrigeração geralmente os monitores piscam. Eu especulo que tenha algo com a fonte ou ainda quem sabe alguma sobrecarga no consumo de energia, inclusive por vários momentos a TV ligada no PC desligou.

 

Aqui estão as especificações do meu Desktop:

 

- Monitor 1: Acer SA230 23” LCD Full HD

- Monitor 2: LG 37LC3R

- Placa de Vídeo: GeForece GTX 1660 Super 6GB G6 Ghost OC

- Drive da GPU: NVidia 27.21.14.6079

- Fonte: Deepcool DA500 W00W 80 Plus Bronze

- Placa-mãe: Asus Prime H310M-E R.20

OBS: Utilizo um Switcher de HMDI para trocar entre o meu computador e o computador do meu irmão na TV (mais praticidade) que é um DEX HS-41, não sei se pode influenciar em algo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ramoses Hofmeister Ferreir Eu já ia te dizer que PODERIA ser uma interferência,e depois que li sobre o freezer tive quase certeza,eu tinha um problema parecido porém foi provocado por causa do acendedor elétrico do fogão,quando acionava o acendedor o PC congelava,só consegui resolver isolando a rede da tomada do quarto e colocando mais distante de onde estava ligado o fogão e também fiz aterramento,e mesmo assim ele acaba gerando interferência em um dos meus monitores.

Você utiliza filtro de linha ? Aconselho a comprar um filtro de linha anti ruídos,essas interferências são geradas pelos picos de tensão que esses eletrodomésticos geram,e a Tv é um eletrônico que é sensível a interferências,quem nunca ligou um liquidificador ou até mesmo a máquina de lavar e fica dando alguns riscos na TV ? isso tudo é interferência.

E isso se dá muito pela instalação da casa  também,se for antiga e ma dimensionada,é pior ainda,aconselho a revisar tudo também,o certo é derivar um neutro para cada circuito,por exemplo, um neutro para tomadas,outro para lâmpadas,para chuveiro e por ai vai mas claro usando um barramento adequado,mas muitas instalações não tem essa derivação e nem aterramento geral,inclusive se você não tem um aterramento,aconselho a colocar nem que seja só para o PC,já ajuda!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willian_Souza Olá Willian, brigado pela ajuda. Então, aqui é um prédio bem antigo, não sei se todas tomadas estão aterradas, mas já houve diversos problemas com relação a isso no passado e tivemos que aterrar várias tomadas. O problema é que fazer essas manutenções na rede elétrica fica muito complicado aqui uma vez que teríamos que quebrar diversas paredes, teríamos gastos e bastante poeira.

Sobre o freezer, não entendi se é apenas afastar ele do computador e da TV ou eu tenho que colocar ele em outra tomada mais distante? Eu utilizo um filtro de linha na tomada onde esta o Freezer junto com o computador, é um da Clamper, acredito inclusive que foi por indicação aqui no fórum mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ramoses Hofmeister Ferreir Então a instalação influi muito nessas questões.

Quando digo afastar me referi a ligar em uma tomada mais distante entendeu ? eu no meu caso puxei a fiação da tomada do PC e liguei bem próximo ao quadro de distribuição

Mas no seu caso essa interferência deve ser por conta de você ter ligado o PC na mesma tomada que o freezer está ligada! Ligue o seu computador em outra tomada e os periféricos também.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ramoses Hofmeister Ferreir Então,eu não tenho lá aquele conhecimento em eletrônica mas vou tentar explicar o que acontece.

Quando nós nos refirimos a intererências causado por alguns eletrodomésticos, elas ocorrem em diferentes situações, como no caso do @Ramoses Hofmeister Ferreir em que o freezer fazia com que gerasse um '' surto '' e viesse a piscar os monitores e TVs.

Ou vamos pensar no meu caso, comigo aconteceu algo parecido porém com o acendedor elétrico do fogão como eu havia comentado acima,mas com os mesmos principios que geravam o mesmo efeito porém no meu caso chegava até a congelar o computador.

A explicação é simples : Utilizei meu multimetro e realizei testes, as tomadas com tensão OK em 220v conforme fornecido pela concessionária porém ao acionar o acendedor elétrico do fogão,ai virava uma loucura total! quando acionava o botão do acendedor e gerava a centelha parecia que o fogão sugava uma energia muito rápido! de 220v ela ia pra 240v,variava muito tanto negativos quanto a  positivos,se nós podessemos utilizar um osciloscópio, poderiamos visualizar essa variação em gráfico que ocorre cerca de milésimos se é que podemos dizer.

O mesmo ocorre com o freezer que quando aciona o motor,suga uma certa quantidade de energia muito rápida e isso gera o chamado surto de energia que tanto ouvimos falar.

Claro que se fomos entrar nesse assunto,falar sobre surtos e  os tipos de interferência e etc,faltaria tempo para escrever.

A questão é : Surtos de tensão que são gerados por esses aparelhos PODEM SIM AFETAR A VIDA ÚTIL DOS ELETRÔNICOS! e como prova disso podemos utilizar a questão dos monitores que piscavam,isso por que o sistema de filtragem da fonte da TV ou monitor pode não dar conta de barrar esse surto,ou pelo fato simples do surto ser muito rápido,acredito eu também,que o tempo de resposta desse sistema de filtragem dessas fontes não sejam rápidos o suficiente..

Imagine,todos os dias você utilizando lá seu microondas,ou seu fogão elétrico,seu freezer ligado dia e noite e de tempo em tempo acionando o compressor do freezer ? Já pensou o tanto que a fonte do seu PC,do seu monitor ou da sua TV trabalham para tentar filtrar isso ? Pode ser que a curto prazo não vá danificar,pode ser que não vá queimar,mas isso tira um bom tempo de vida útil do aparelho.

Podemos utilizar um raio como exemplo! nem sempre seu sistema de proteção,filtro de linha,ou até mesmo seu nobreak consegue segurar um raio,claro que levamos em conta que o raio que cai na rede elétrica gera um surto mil vezes maior do que comparado a esses eletrodomésticos e maquinas que estamos falando ai, mas podemos comparar pela questão da velocidade em que o raio atinge,as vezes o fusivel não consegue atuar pois a velocidade do raio é muito rápida!! as vezes queima filtro,nobreak,queima tudo e nada segura,por que é uma velocidade assustadora,assim podemos comparar esses surtos que ocorrem diariamente provocadas por alguns aparelhos ( eles são muito rápidos ) .

E como devemos nos precaver disso ? O primeiro de tudo é a instalação,para evitar situações assim é importante a derivação do neutro para cada circuito,utilizando barramento especial.

Um circuito bem dimensionado com fios bem dimensionados fazem parte desse '' cuidado ''

E uma das coisas que menos nós vemos por ai é o aterramento geral,grande parte das residências hoje acabam não tendo um aterramento adequado,considere esse item um dos principais para a segurança,pois em caso de surtos e sobrecarga,a energia que entrou no circuito ao invés de atingir seus eletrônicos,será desviada pelo caminho mais fácil, que é pelo aterramento!

E um item interessante,é utilizar um DPS ou filtro de linha de qualidade como esses da IClamper! Isso garante uma filtragem nos seus aparelhos e uma segurança a mais.

Caso eu esteja errado em algum desses parametros,podem ficar a vontade para me corrigir pois estou impondo meu conhecimento referente ao assunto.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willian_Souza Queria agradecer todo o esclarecimento, muito obrigado por ter tirado um tempo pra me explicar tão detalhado o problema! Não sei muito sobre questões elétricas e afins, mas realmente o meu prédio tem uma PÉSSIMA fiação, ele é de 1950, várias tomadas não possuem aterramento, se é que alguma possui. Contudo o prédio possui um aterramento geral pelo que eu sei, ou seja um raio não é mais tão perigoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ramoses Hofmeister Ferreir Sim realmente uma reforma na instalação demandaria muita mãe de obra, mas uma opção viavel e mais barata é utilizando o sistema X,onde nãp há necessidade de quebrar paredes pois se faz o uso de calanetas para passar a fiação,uma ótima opção para o seu caso.

Mas acredito eu que trocando a tomada,já conseguirá resolver o problema dos monitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!