Ir ao conteúdo

Recomendação de programa para limpeza

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, primeiramente se estiver na categoria errada peço desculpas. E se já tiver algum topic sobre isso também.

Eu queria saber se tem algum programa bom pra efetuar limpezas periodicamente no PC, ou se dá pra fazer isso manualmente. Tem um passo-a-passo pronto? Desfragmentar disco ajuda?

E de quanto em quanto tempo preciso fazê-la? Uso o PC diariamente. E qual mais coisas tenho que fazer? Enfim, queria um tutorial ou um passo-a-passo, pode ser sem programa também. Agradeço.

OBS: não tenho problemas de desempenho, mas é bom saber para manter o S.O fluído.

• Solução
Postado

@Samuka_ Programa, eu não recomendo nenhum.

O próprio windows já da ferramentas para isso, se você usa windows claro.

Vá na pasta Este Computador(windows 10), de windows 8 pra baixo é a pasta Meu Computador.

Selecione um disco de armazenamento clique com o botão direito do mouse e depois vai em propriedades.

Na aba Geral terá uma opção dizendo Limpeza de Disco, clique nela.

Abrirá uma nova caixa, selecione tudo que quiser tirar e que tinha alguma numeração, e depois clique em OK, vai perguntar se quer prosseguir, faça, depois de terminar pode fechar.

Ainda nas propriedades do disco vá em Ferramentas, na nova caixa que abrir.

Ali tem a opção Otimizar e Desfragmentar unidade, pronto, aqui você desfragmenta o HD, pode programar ele para fazer toda semana, todo dia ou todo mês em horário especifico, ou fazer manualmente.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@Samuka_ Ele não recomendou desfragmentar. Ele mostrou onde faz. Mas se você olhar lá, vai perceber que praticamente não está fragmentado, já que o sistema faz automaticamente.

A não ser que você use SSD. A desfragmentação para SSD é desativada, para otimizar o tempo de vida dele. 

• Curtir 2
Postado
34 minutos atrás, Math.Pi disse:

@Samuka_ Ele não recomendou desfragmentar. Ele mostrou onde faz. Mas se você olhar lá, vai perceber que praticamente não está fragmentado, já que o sistema faz automaticamente.

A não ser que você use SSD. A desfragmentação para SSD é desativada, para otimizar o tempo de vida dele. 

Eu uso SSD, então não preciso desfragmentar?

E em questão ao HD, eu armazeno apenas programas pesados e jogos nele. Preciso desfragmentar? Deletei um jogo esses dias uns 100GB

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Samuka_ disse:

E em questão ao HD, eu armazeno apenas programas pesados e jogos nele. Preciso desfragmentar? Deletei um jogo esses dias uns 100GB

Não vai dar nenhum problema se você fizer. Então melhor fazer, né? Apesar de disco de dados não costumar fragmentar muito.

7 minutos atrás, Samuka_ disse:

Eu uso SSD, então não preciso desfragmentar?

O SSD tem muitos poréns. Não é recomendado desfragmentar, pelo motivo citado anteriormente. Mas existem vários casos, inclusive o meu, de uma melhora no desempenho dele. Então eu diria que você pode desfragmentar uma vez por ano ou de 2 em 2 anos.

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, Math.Pi disse:

Não vai dar nenhum problema se você fizer. Então melhor fazer, né? Apesar de disco de dados não costumar fragmentar muito.

O SSD tem muitos poréns. Não é recomendado desfragmentar, pelo motivo citado anteriormente. Mas existem vários casos, inclusive o meu, de uma melhora no desempenho dele. Então eu diria que você pode desfragmentar uma vez por ano ou de 2 em 2 anos.

beleza, como formatei não tem nem 1 mês não vou fazer isso agora, tks pela ajuda. À ambos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...