Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Services.msc Sobre Serviços do Windows


Posts recomendados

Eu gostaria de um livro ou tutoriais pela internet sobre services.msc não e no sentido de excluir, desativar essas coisas não , algo que explique dentro do services.msc o que cada item serve na prática ou bastante coisa não precisa ser tudo, tem como alguém me auxiliar nisso , ou um livro .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada service ("serviço") ali é utilizado por alguma função ou programa do Windows. Tal como Windows Update, Windows Defender, sincronização de hora, gerenciamento de redes, WLAN, etc; e como já disseram, a descrição de cada um deles pode ser lida no painel a esquerda após clicar em algum service qualquer.

 

Pro usuário final é recomendável deixar exatamente como está, não tem porquê mexer ali e geralmente não traz ganhos na performance, exceto por alguns megabytes a menos no consumo de RAM que no fim das contas… Não faz diferença. Usuários mais avançados podem até tirar algum proveito mas é isso.

 

Ah, e um desses services controla o login do Windows 10, se ele for desativado ou se algum outro service o qual esse dependa for desativado, nenhuma conta Microsoft irá aparecer na tela de login do Windows. O que depois vira um problema chato de se resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom na realidade eu já entendo um pouco inclusive desativo alguns serviços tipo cartão inteligente que eu não uso, alguns serviços que usam domínio por que minhas maquinas não estão em rede enfim tenho um conhecimento básico, porém ficar lendo a descrição de cada item e tentar indentifica-los da uma preguiça rs admito, por que a lista e longa de serviços, por isso a pergunta, mas obrigado mesmo assim pela ajuda !!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Robson Gomes Força Eu já fiz esse curso. Pessoalmente achei uma perda de tempo, pois não é um conteúdo aprofundado, é basicamente um tutorial ensinando a como utilizar uma interface, sendo que no caso do services.msc, como foi dito acima, basta ler o que cada opção faz que já dá para ter uma noção do que fazer.

 

Você não vai achar nenhuma página que explique cada serviço detalhadamente pois não há necessidade disso (e também ninguém leria tudo, usaria apenas como consulta). O máximo que você irá encontrar é páginas explicando o que cada serviço faz individualmente.

 

https://www.winhelponline.com/blog/windows-10-default-services-configuration/

https://www.ghacks.net/2015/11/28/windows-10-new-services-list/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O curso é Grátis nem leram as informações o outro falando que é pago e sinceramente o segundo disse que fez o curso provavelmente não, porque esse curso não ensina o que é um serviço ou outro fala sobre dependencias dos serviços como afetam. Ensina a usar um programa auxiliar ao services. msc , não é só para ler descrição, se você fechar um serviço errado que tem dependencias mesmo sabendo ler a descrição pode parar o windows, e nem todos os serviços estão claros só lendo a descrição, alem do mais existem as dependias, fala sobre opção atraso na inicialização o que é , a diferença da opção atraso, não e só curso para ler as opções descritivas... Se fosse só isso eu não teria nem entrado pra assistir !   se assistiu, assistiu provavelmente só a primeira aula !

Só ler a descrição e fechar o serviço rs !! Esse segundo link que você me deu seria bom senão fosse de 2015 a maioria dos serviços nem existem mais com o nome nem nome parecido ! enfim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Robson Gomes Força Sim, eu assisti. Eu não teria dito que assisti se não fosse verdade.

 

image.png

 

1 hora atrás, Robson Gomes Força disse:

Só ler a descrição e fechar o serviço rs !!

Em nenhum momento foi dito sobre fechar serviços. O que foi dito até agora foi que os serviços são opções importantes no Windows e fecha-las poderá causar sérios problemas. NINGUÉM disse que é "só ler e fechar", ninguém aqui em nenhum momento lhe pediu para fechar NADA.

 

1 hora atrás, Robson Gomes Força disse:

Ensina a usar um programa auxiliar ao services. msc , não é só para ler descrição, se você fechar um serviço errado que tem dependencias mesmo sabendo ler a descrição pode parar o windows

A usuária acima disse que uma breve descrição do serviço está no painel a esquerda, o que é verdade. E eu disse que basta explorar cada opção para saber o que cada uma faz. Incluindo ai as dependências, cujo NA PRÓPRIA JANELA é explicado que uns serviços dependem de outros, e se um for interrompido, os serviços dependentes também podem ser afetados.

 

image.png

 

image.png

 

Em 16/02/2021 às 12:45, Robson Gomes Força disse:

algo que explique dentro do services.msc o que cada item serve na prática ou bastante coisa não precisa ser tudo, tem como alguém me auxiliar nisso , ou um livro .

Você pediu algo que explique "o que cada item serve na prática", e como eu disse, você NÃO VAI ACHAR uma página que explique o que todos os itens faz. Eu já fiz o mesmo curso que você recomendou acima e sei que ele não é o que você está procurando. Se isso não fosse verdade eu não teria dito que fiz.

 

1 hora atrás, Robson Gomes Força disse:

Esse segundo link que você me deu seria bom senão fosse de 2015 a maioria dos serviços nem existem mais com o nome nem nome parecido ! enfim

Só que não. Os serviços não mudam de nome ou são acrescentados/removidos à toa. Muitos deles são funcionalidades importantes do Windows, outros são funcionalidades de programas que você mesmo instala (como Antivírus) e outros são de funções antigas do Windows que não foram removidas pois ainda podem ser utilizadas, como o serviço de fax. Você saberia facilmente dessa informação se abrisse agora o services.msc e comparasse os serviços ali nos sites com os listados pelo Windows.

 

image.png

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não foi falado mais foi o que quis dizer, que só lendo a descrição você saberá usar o services.msc e não é bem assim ! De qualquer forma desculpe te ocupar aí ! só quis ajudar com o link de um curso e um ainda brigou comigo dizendo que não ia pagar sendo que é grátis ! rs

uma coisa que e só ler a descrição . Foi o que ele disse

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E tem um detalhe interessante, vários services no Windows 10 que são específicos demais a uma função estão com inicialização manual por trigger (gatilho), o Smart Card que foi mencionado é um desses, não mexi nele aqui e ele está assim, outro também é o Windows Biometric Service que está relacionado a várias funções de autenticação e login usando biometria como impressão digital, scan de rosto e afins.

 

image.png.43b57acf52afb04f63c9e989282261c9.png

 

image.png.f8218b7ba5bcd5251b0188b2ef7211fe.png

 

 

Só vão ser executados se em algum momento eu vir a depender de fato dessas funções, o que torna até mesmo desnecessário que eu os desative, considerando que se a função não for requisitada, o service não é executado e não há alocação de RAM, consumo de tempo do processador e uso das funções de I/O no HD/SSD.

 

Para todos os efeitos, estou utilizando o Windows Server 2022 e a única mudança que fiz foi desativar o Remote Registry por questões de segurança mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez para você não tenha um efeito relevante talvez por ter uma maquina boa é o windows ser o server !! Eu tenho Windows 10 Home é o notebook e um multilaser legacy com um processador Celeron N3350 1.10Ghz , 4Gb de ram é um SSD vagabundo de fabrica de 32GB só que provavelmente não é NVMe e quando desativei esses serviços notei uma melhora sim na inicialização do sistema e na hora de abrir mais abas não trava tanto o sistema, por isso que to fazendo esses ajustes mais finos, de qualquer modo acho que isso vai de caso pra caso, como teu windows e diferente e o hardware provavelmente também então não há motivos para configurar isso

Quanto a outros comandos de limpeza etc já fiz antes que fale, desfragmentei, usei comandos de praxe de limpeza , ccleaner e etc. porém o que tiver de interessante pra falar de diferente podem me dar dicas eu agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!